CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO Flashcards

1
Q

Conforme a doutrina dos checks and balances, a preservação do equilíbrio das instituições democráticas, inclui-se entre os objetivos do controle administrativo.

A

ERRADO
O controle administrativo não alcança as funções típicas dos demais Poderes e órgãos autônomos, mas apenas suas funções administrativas.

Com outras palavras, o sistema de freios e contrapesos (checks and balances) é inconfundível com os objetivos do controle administrativo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Os recursos administrativos são meios formais de controle administrativo previstos em diversas leis e atos administrativos e não têm uma tramitação previamente determinada.

A

CERTO

DIFERENTE DOS RECURSOS JUDICIAIS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O controle administrativo é exercido mediante fiscalização hierárquica, que ocorre quando os órgãos superiores fiscalizam os inferiores, tendo como fundamento o exercício do poder hierárquico.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O assessoramento jurídico tem como função primordial apreciar ou comprovar a legalidade dos atos administrativos.

A

ERRADO

é função do assessoramento jurídico apreciar, preventivamente, a legalidade dos atos administrativos, mas não é função sua comprovar essa legalidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Embora tenha a força de impedir o decurso do prazo prescricional, o efeito suspensivo atribuído ao recurso administrativo não impede a utilização das vias judiciárias para a impugnação do ato pendente de decisão administrativa.

A

ERRADO
O tema não conta com unanimidade na doutrina e na jurisprudência. Nada obstante, a Banca parece ter adotado, ao que tudo indica, a lição esposada por Hely Lopes Meirelles, segundo o qual o recurso administrativo dotado de efeito suspensivo tem, sim, aptidão para obstar a utilização das vias judiciais, em razão de o ato impugnado não ostentar operatividade, de sorte que não reuniria condições de causar lesão ou ameaça a direitos, o que afastaria, por conseguinte, a norma do art. 5º, XXXV, da CRFB/88, porquanto esta pressupõe, justamente, que haja situação de lesão ou de ameaça a um direito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O Poder Legislativo, por exercer, nos limites da Constituição Federal de 1988, controle sobre os demais Poderes, inclusive sobre o Poder Judiciário, quando este executa função administrativa, tem a prerrogativa de sustar atos normativos do Executivo e do Judiciário, quando exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegação legislativa

A

errado

O LEGISLATIVO PODE APENAS SUSTAR ATOS NORMATIVOS QUE EXORBITEM O PODER REGULAMENTAR DO executivo!!!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

No caso de serviços públicos prestados por meio de contratos de concessão, os tribunais de contas têm competência constitucional para fiscalizar a atividade financeira e operacional das empresas concessionárias.

A

ERRADO

NAO TEM COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL E TAMBÉM NÃO FAZEM ESSE TIPO DE FISCALIZAÇÃO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Os tribunais de contas do Brasil, em auxílio ao Poder Legislativo, exercem controle administrativo, sem adentrar nas esferas do controle legislativo e judicial.

A

CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

No curso da análise de contas prestadas perante tribunal de contas, restando pendente decisão de mérito em mandado de segurança relativo ao mesmo fato sob análise, pode a corte de contas prosseguir o feito e proferir seu julgamento administrativo.

A

CERTO

Dentro dessa ampla sindicabilidade, tem-se que, quanto à natureza do órgão controlador, há três espécies de controle:

1) controle legislativo: exercido pelo Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio do Tribunal de Contas;
2) controle judicial: realizado pelo Poder Judiciário; e
3) controle administrativo: em razão do poder de autotutela de que dispõe a Administração Pública (em sentido amplo).

Nesse contexto, tais controles são exercidos de forma independente, de modo que, em havendo MS pendente de julgamento de mérito, não há óbice que o Tribunal de Contas realize julgamento de contas a ele submetidas. Ainda, mesmo após o julgamento das contas, o ato administrativo poderá sofrer o controle judicial

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Em nenhuma hipótese é possível a revogação, pelo Poder Judiciário, de atos praticados pelo Poder Executivo.

A

CERTO
JUIZ NUNCA VAI REVOGAR NADA

A NÃO SER QUE O ATO SEJA DO JUDICIÁRIO, NA FUNÇÃO ADMINISTRATIVA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A reclamação para anulação de ato administrativo em desconformidade com súmula vinculante é uma modalidade de controle externo da atividade administrativa.

A

CERTOSe alguém deixar de cumprir o teor da súmula vinculante, caberá, perante o STF, o instituto da reclamação, tipo de direito de petição. No entanto, antes de ingressar com a reclamação, deve demonstrar o esgotamento das vias administrativas. E, no caso, como o controle é feito pelo STF, teremos o controle pelo Judiciário, órgão de controle externo da Administração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Nenhuma lei pode criar uma modalidade inovadora de controle externo não prevista constitucionalmente.

A

CERTO
os poderes são harmônicos e independentes entre si. Mas, para manter a harmonia, temos o sistema de freios e contrapesos, ou seja, sistema de controle recíproco entre os poderes. Por isso, inviável que um instrumento do lado de fora da CF crie novas formas de controle entre os poderes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Sob o aspecto da iniciativa, a revisão de conduta da administração pública ocorrida em atenção a requerimento ou recurso dirigido à autoridade administrativa por um servidor público caracteriza um exemplo de controle de ofício.

A

ERRADO
É CONTROLE PROVOCADO, POIS A QUESTÃO PEDE QUANTO A INICIATIVA.
“A REQUERIMENTO OU RECURSO DIRIGIDO À AUTORIDADE ADMINISTRATIVA”, OU SEJA NÃO FOI DE OFICIO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Determinado magistrado, no exercício regular de suas funções, proferiu decisão em processo judicial e, em outra ocasião, exarou ato administrativo regulando a organização do trabalho dos servidores lotados na vara de sua competência.
O primeiro ato do magistrado não é passível de controle administrativo interno

A

CERTO

POIS É UM ATO JUDICIAL DESEMPENHADO NA FUNÇÃO TÍPICA DE JULGAR

CONTROLE INTERNO É PASSÍVEL SOBRE ATOS ADMINISTRATIVOS

O CNJ basicamente julga processos disciplinares e realiza o controle dos atos administrativos do judiciário. (CF, art. 103-B, incisos II e III do 4º)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O controle administrativo pode ser corretamente entendido como a emissão de juízo de valor proferida por agente público após fiscalizar determinado projeto executado com recursos públicos.

A

certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

No controle administrativo, o meio utilizado para se expressar oposição a atos da administração que afetam direitos ou interesses legítimos do interessado é denominado recurso administrativo

A

errado

é reclamação

RECLAMAÇÃO -> a oposição expressa a atos da Administração que afetem direitos ou interesses legítimos do administrado. O direito de reclamar é amplo e se estende a toda pessoa física ou jurídica que se sentir lesada ou ameaçada de lesão pessoal ou patrimonial por atos ou fatos administrativos.

RECURSO ADMINISTRATIVO
Recursos administrativos, em acepção ampla, são todos os ,meios hábeis a propiciar o reexame de decisão interna pela própria Administração, por razões de legalidade e de mérito administrativo.

17
Q

Na esfera federal, o controle administrativo é identificado com a supervisão ministerial, que, no caso da administração indireta, caracteriza a tutela. A sua autonomia, estabelecida nas próprias leis instituidoras, deve ser assegurada, sem prejuízo da fiscalização na aplicação da receita pública e da atenção com a eficiência e a eficácia no desempenho da administração.

A

É a própria definição de supervisão ministerial, que, na esfera federal, é uma das formas pelas quais o controle administrativo se manifesta.

O quesito também caracteriza corretamente a tutela exercida pela Administração Direta sobre da Administração Indireta, ao indicar a necessidade de se preservar a autonomia das entidades descentralizadas.