Contratos bancários Flashcards
Contratos bancários. (in)Aplicabilidade da multa moratória do CDC em contratos bancários
Súmula 285 do STJ - Nos contratos bancários posteriores ao Código de Defesa do Consumidor incide a multa moratória nele prevista.
Contratos bancários. Renegociação de contrato bancário e confissão de dívida. (im)Possibilidade de discussão posterior de ilegalidades dos contratos anteriores
Súmula 286 do STJ – A renegociação de contrato bancário ou a confissão da dívida não impede a possibilidade de discussão sobre eventuais ilegalidades dos contratos anteriores.
Contratos bancários. (des)Necessidade de prova do erro em contrato de abertura de crédito em conta para repetição do indébito.
Súmula 322 do STJ – Para a repetição de indébito nos contratos de abertura de crédito em conta corrente, não se exige a prova do erro.
Contratos bancários. Propositura de ação revisional de contrato (não) inibe a caracterização de mora.
Súmula 380 do STJ – A simples propositura de ação de revisão de contrato não inibe a caracterização da mora do autor
Contratos bancários. (im)Possibilidade de conhecer de ofício abusividade em cláusulas de contratos bancários.
Súmula 381 do STJ - Nos contratos bancários, é vedado ao julgador conhecer, de ofício, da abusividade das cláusulas.
Contratos bancários. Comissão de permanência (não) pode ser maior que os encargos moratórios e remuneratórios do contrato. (im)Possibilidade de incidência concomitante com juros e multa contratual
Súmula 472 do STJ - A cobrança de comissão de permanência, cujo valor não pode ultrapassar a soma dos encargos remuneratórios e moratórios previstos no contrato, exclui a exigibilidade dos juros remuneratórios, moratórios e da multa contratual.
Contratos bancários. Impossibilidade de comprovação da taxa de juros efetivamente contratada. Qual a taxa aplicável?
Súmula 530 do STJ: Nos contratos bancários, na impossibilidade de comprovar a taxa de juros efetivamente contratada - por ausência de pactuação ou pela falta de juntada do instrumento aos autos -, aplica-se a taxa média de mercado, divulgada pelo Bacen, praticada nas operações da mesma espécie, salvo se a taxa cobrada for mais vantajosa para o devedor.
Contratos bancários. (in)Validade de TAC (tarifa de abertura de crédito), TEC (tarifa de emissão de carnê) e tarifa de cadastro para contratos anteriores e posteriores a 30/04/2008
Súmula 565 do STJ: A pactuação das tarifas de abertura de crédito (TAC) e de emissão de carnê (TEC), ou outra denominação para o mesmo fato gerador, é válida apenas nos contratos bancários anteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008.
Súmula 566-STJ: Nos contratos bancários posteriores ao início da vigência da Resolução-CMN n. 3.518/2007, em 30/4/2008, pode ser cobrada a tarifa de cadastro no início do relacionamento entre o consumidor e a instituição financeira.
Contratos bancários. Contrato de abertura de crédito acompanhado de extrato de conta corrente (não) é título executivo
Súmula 233 do STJ - O contrato de abertura de crédito, ainda que acompanhado de extrato da conta corrente, não é título executivo.
Contratos bancários. Contrato de abertura de crédito acompanhado de demonstrativo de débito (não) pode alicerçar ação monitória
Súmula 247 do STJ - O contrato de abertura de crédito em conta corrente, acompanhado do demonstrativo de débito, constitui documento hábil para o ajuizamento da ação monitória.
Contratos bancários. (in)Existência de autonomia de nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito
Súmula 258 do STJ - A nota promissória vinculada a contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da iliquidez do título que a originou.
Contratos bancários. Instrumento de confissão de dívida (não) é título executivo extrajudicial
Súmula 300 do STJ - O instrumento de confissão de dívida, ainda que originário de contrato de abertura de crédito, constitui título executivo extrajudicial.
Contratos bancários. Legitimidade de titular de conta corrente para ajuizar ação de exigir contas
Súmula 259 do STJ - A ação de prestação de contas pode ser proposta pelo titular de conta corrente bancária. A ação de prestação de contas foi nomeada ação de exigir contas pelo Novo CPC.
Contratos bancários. (in)Aplicabilidade do prazo decadencial do art. 26 do CDC à prestação de contas relacionadas a esclarecimento sobre taxas bancárias
Súmula 477 do STJ – A decadência do artigo 26 do CDC não é aplicável à prestação de contas para obter esclarecimentos sobre cobrança de taxas, tarifas e encargos bancários
Contratos bancários. As administradoras de cartão de crédito (não) precisam observar a limitação de juros remuneratórios contidos na Lei de Usura
Súmula 283 do STJ - As empresas administradoras de cartão de crédito são instituições financeiras e, por isso, os juros remuneratórios por elas cobrados não sofrem as limitações da Lei de Usura.
Contratos bancários. Contratos bancários não regidos por legislação específica e juros moratórios
Súmula 379 do STJ - Nos contratos bancários não regidos por legislação específica, os juros moratórios poderão ser convencionados até o limite de 1% ao mês.