Cardiopatias Congênitas Flashcards
1
Q
▪️Cardiopatias acianóticas:
- CIA, CIV, Persistência do canal arterial, Defeito do septo atrioventricular, Estenose Aórtica, Coarctação de Aorta.
- QUADRO CLÍNICO: Cansaço as mamadas e Baixo ganho de peso.
A
- CIA
- Desdobramento fixo da B2 (ocorre na inspiração e na expiração) = TUM TRÁ. - Sopro sistólico no foco pulmonar. ✔️O sangue passa do AE para o AD sobrecarregando o VD e a artéria pulmonar.
- CIV
- Sopro sistólico em borda esternal esquerda, COM frêmito palpável. - Se não tiver frêmito pode ser um sopro inocente. - É a mais comum. - Costuma descompensar após quatro semanas de vida. ✔️ATENÇÃO: Quando na CIV tem se um SOPRO MESODIASTÓLICO no ápice (ruflar) significa q tem uma ESTENOSE mitral funcional ( excesso de fluxo passando pela mitral). TTO é cirúrgico. ✔️O sangue passa do VE para o VD sobrecarregando o VD e a pulmonar. Pode levar a uma IC, EAP, PNM de repetição. ✔️No neonato o shunt pode ser imperceptível pq ele é menor. Isso ocorre pq ao nascer a pressão do VD é quase igual a pressão do VE, levando dias a semanas para a pressão no VE se tornar maior. Logo não instabiliza ao nascer.
- Defeito do septo atrioventricular.
- Persistência do CANAL ARTERIAL:
- Comunicação mantida entre a artéria AORTA e a artéria PULMONAR. - SOPRO contínuo (em maquinaria = tsiiiiituuuu, tsiiiituuu = alto e baixo) no foco pulmonar. - PA divergente (PAS alta e PAD baixa) - Comum em prematuro, qdo em bb a termo só trata com cirurgia ou cateterismo. - PROSTAGLANDINA mantém o canal aberto a INDOMETACINA ou IBUPROFENO (anti inflamatório inibe a prostaglandina e promove o fechamento do canal (pode ser usada como TTO nos prematuros).
- Estenose Aórtica:
- Válvula Biscuspide - Leva a uma hipertrofia de VE
- Coarctação de Aorta:
- Diferença de PRESSÃO e de Pulsos entre os membros superiores e inferiores; - PA alta na criança.
2
Q
Cardiopatia Acianótica
- Lesões com HIPOFLUXO pulmonar
A
▪️TETRALOGIA DE FALLOT:
- Comum nos dois primeiros anos de vida; - Quatro alterações anatômicas que resultam em oxigenação insuficiente do sangue bombeado para o corpo:
1.1 - ESTENOSE da artéria pulmonar;
1.2 - Espessamento da parede do VD (HIPERTROFIA do VD);
1.3 - CIV (o fluxo de sangue vai do VD para o VE e vai para a aorta (sangue pouco oxigenado —> hipoxemia —> cianose);
1.4 - Deslocamento defeituoso da aorta (ela é dextro posicionada, podendo receber sangue direto do VD).
▪️TRATAMENTO DE SUPORTE:
1. Posição genitopeitoral = melhora a perfusão; 2. Oxigênio; 3. Morfina.
▪️Se não resolver, pensar em acidose metabólica devido a hipóxia prolongada:
- FAZER BICARBONATO.
▪️Se refratário:
- Fazer FENILEFRINA (aumenta a resistência vascular sistêmica, fazendo o sangue ir para pulmonar) e se mesmo assim não resolver; - Fazer PROPANOLOL (diminui a FC, aumenta a diástole e consequentemente na sístole terá mais sangue para jogar na pulmonar, melhorando a oxigenação).