CÂNCER DE PULMÃO - SÍNDROMES E COMPLICAÇÕES Flashcards
- Quais nervos o câncer de pulmão pode atingir e quais sintomas pode ocasionar a partir da lesão nervosa?
A extensão da doença ao mediastino pode levar à paralisia diafragmática (envolvimento do nervo frênico) e/ou à rouquidão por comprometimento do nervo laríngeo recorrente esquerdo. Neste caso, o tumor invade linfonodos da janela aortopulmonar, por onde passa o nervo.
- Quais sintomas relacinados ao sistema cardíaco e vascular podem ocorrer no câncer de pulmão avançado e quais as causas?
- Entre os sintomas estão turgência jugular, pulso paradoxal e alargamento da silhueta cardíaca, causados pelo acometimento pericárdico com tamponamento cardíaco.
- O derrame pleural sempre aponta para metástase do acncer para a pleura?
-Não. O acumulo de liquido na pleura pode ter diferentes causas: obstrução linfática, pneumonite pós-obstrutiva, hipoalbuminemia, tromboembolismo ou a presença de outra desordem não relacionada ao carcinoma broncogênico (insuficiência cardíaca, por exemplo).
- Como diferenciar o derrame pleural maligno daquele não relacionado a metástase?
O derrame pleural maligno é comum, apresentando-se como derrame de moderado a grande volume e que reacumula rapidamente após toracocentese. O líquido pleural maligno é um EXSUDATO com predominância linfocítica. O diagnostico é é feito por toracocentese + citologia, a qual é positiva em 50-60% dos casos na primeira coleta e pode aumentar para 65-70% em análises repetidas. A maior positividade citológica é vista no adenocarcinoma.
- Quais as síndromes clássicas dos canceres de pulmão?
São elas: Pancoast- -Tobias, Claude-Bernard-Horner e a Síndrome da Veia Cava Superior.
- Qual a síndrome de Pancoast- Tobias?
- É causada quando o tumor está localizado no sulco superior do pulmão e causa destruição radiológica da primeira e segunda costelas é comumente, envolvendo as raízes C8 e T1, pela extensão tumoral no ápice pulmonar, isso compromete o nervo ulnar e causa dor no ombro e/ou escápula ipsilateral, dor na distribuição do nervo ulnar (com atrofia muscular e paresia distal).
- Qual o câncer mais relacionado a Sd de Pancoast Tobias?
O subtipo histológico mais frequentemente envolvido é o carcinoma epidermoide (52% dos casos).
- Qual a patogênese da Sd de Claude Bernard Horner e quais os sintomas?
- ocasionada pelo comprometimento da cadeia simpática cervical e do gânglio estrelado, os sintomas são: miose, ptose, enoftalmia e anidrose facial ipsilateral, geralmente coexiste com a síndrome de Pancoast. Para alguns autores ela compõe a síndrome de Pancoast.
- O que é a Sd de Pourfour du Petit?
-Ocorre em alguns pacientes, e se dá quando o gânglio estrelado começa a ser lesado, e nesse estágio o gânglio é estimulado, logo nos estágios iniciais da infiltração por um Ca de pulmão), os sintomas são exatamente ao contrário da síndrome de Claude-Bernard-Horner (SCBH): (1) midríase; (2) retração palpebral; (3) exoftalmia; e (4) hiperidrose facial ipsilateral. A maioria dos pacientes evolui com perda da função ganglionar.
- Qual a patogênese e quais os sintomas da Sd da veia cava superior?
-Está relacionada ao carcinoma broncogênico originário do lobo superior do pulmão direito. O carcinoma de pequenas células é o subtipo mais comumente encontrado. Suas
manifestações incluem edema e congestão da face e extremidades superiores, circulação colateral proeminente, visível na região superior do tórax, e turgência jugular. Outros sintomas incluem tosse, síncope (que pode ser precipitada pela tosse), cefaleia e ortopneia.
- Quais os achados radiológicos da Sd. Da veia cava superior?
- O RX simples mostra um mediastino alargado, acompanhado
de massa pulmonar central (usualmente
no lobo superior direito) e derrame pleural
ipsilateral (25% dos casos).
- Alem do câncer de pulmão quais outras possíveis causas da Sd da veia cava superior?
- O carcinoma broncogênico é causa de 65-80% dos casos, seguido pelos linfomas não Hodgkin. Outras possíveis causas são as doenças benignas, tais como:
-Mediastinite fibrosante pós-infecção fúngica ou micobacteriana (10-20% dos casos)
-Trombose da veia cava superior, geralmente precipitada pelapermanência de um cateter venoso profundo.
Como regra geral, a SVCS em idosos mais provavelmente será causada por um Ca de
pulmão, ao passo que em crianças e adultos jovens mais provavelmente teremos um linfoma como causa.
- Como estabelecer o diagnóstico e qual o tto da da Sd. Da veia cava superior causada pelo câncer de pulmão?
-O diagnóstico deve ser feito antes do tto da síndrome, o material pode ser coletado por broncoscopia ou mediastinoscopia… As opções terapêuticas variam conforme a causa, consistindo em quimioterapia, no caso do carcinoma de pequenas células, ou quimiorradioterapia, no caso do carcinoma não pequenas células. Casos graves podem receber um stent de cava (para alívio imediato da obstrução) antes da confirmação diagnóstica e tratamento definitivo.
- Quais as complicações locais dos canceres de pulmão?
-São:
-Derrame pleural;
-Cavitação: o tumor que mais cavita é o carcinoma epidermoide. Podemos diferenciá-lo do abscesso pulmonar bacteriano por ter os bordos irregulares.
-Atelectasia: é decorrente da compressão de um brônquio lobar ou principal. Se o brônquio principal for comprimido teremos todo o pulmão atelectasiado.
-Pneumonias pós-obstrutiva: pneumonia sempre no mesmo local fala a favor de uma
lesão obstrutiva endobrônquica – esta costuma ser um carcinoma broncogênico.
- Quais os principais locais de metástase do câncer de pulmão?
-Mnemônico FOCA: fígado, ossos, cérebro e adrenais.