Aula4: Semiologia Renal: Insuficiência Renal Aguda e Crônica Flashcards
O que é insuficiência renal aguda (IRA) e como é definida?
A insuficiência renal aguda é caracterizada por uma diminuição abrupta na taxa de filtração glomerular, obtida através do clearance de creatinina.
Quais são as divisões da IRA de acordo com a etiologia?
A IRA pode ser pré-renal, renal ou pós-renal, dependendo da causa subjacente que leva à diminuição na taxa de filtração glomerular.
Quais são as principais causas de IRA pré-renal?
As principais causas de IRA pré-renal incluem diminuição do volume vascular devido a insuficiência cardíaca, hemorragia de grande volume ou desidratação.
Como é calculado o clearance de creatinina?
O clearance de creatinina pode ser calculado pela análise da urina de 24 horas ou através de uma equação estimada, como a Equação de Cockcroft-Gault.
Qual é o conceito de insuficiência renal crônica (IRC)?
A insuficiência renal crônica é caracterizada pelo dano renal e/ou diminuição da taxa de filtração glomerular para valores abaixo de 60 ml/min por um período igual ou superior a três meses.
Quais são as duas situações que caracterizam a IRC?
A IRC pode ser caracterizada por dano renal estabelecido que pode ou não apresentar diminuição da taxa de filtração glomerular, ou pela diminuição da taxa de filtração glomerular sem lesão renal.
Quais são algumas das causas comuns de IRC?
Algumas das causas comuns de IRC incluem hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM), pielonefrite crônica, uropatia obstrutiva com hidronefrose (como nefrolitíase ou hiperplasia prostática benigna - HPB) e lúpus eritematoso sistêmico (LES).
Como a IRC se manifesta clinicamente?
A redução da função renal muitas vezes é detectada acidentalmente em exames de rotina. Os sintomas iniciais podem incluir cansaço, fraqueza, prurido cutâneo, náuseas e vômitos, entre outros.
Quais são os sinais clínicos evidentes de IRC com o agravamento da doença renal?
Com o agravamento da doença renal, podem ocorrer palidez, coloração amarelada ou cor de palha na pele, descamação urêmica, hálito amoniacal, entre outros sintomas.
Como os níveis elevados de ureia podem afetar o corpo em casos de IRC avançada?
Níveis elevados de ureia podem causar abalos musculares, confusão mental, letargia, respiração de Kussmaul e outros sintomas.
Quais são os aspectos relacionados à aparência física que podem ser observados em pacientes com IRC avançada?
A aparência física pode incluir cabelo ressecado e escasso, perda da região lateral das sobrancelhas, edema periorbitário e facial, entre outros sinais.
Como a insuficiência renal crônica pode ser diagnosticada?
O diagnóstico de insuficiência renal crônica é baseado na história clínica, exames de laboratório (incluindo dosagem de creatinina sérica e clearance de creatinina) e exames de imagem como ultrassonografia e tomografia computadorizada.