Aula 8: Infecções Do Sistema Nervoso Central Flashcards
Quais são os principais focos parameníngeos que podem levar a infecções no Sistema Nervoso Central (SNC)?
Os principais focos parameníngeos são otite, mastoidite, sinusite e trauma na calota craniana.
Como o líquor é produzido e absorvido no SNC?
O líquor é produzido nos ventrículos cerebrais, especialmente no 3º e 4º ventrículos, e é absorvido na substância aracnoide após banhar a coluna vertebral.
Quais são as possíveis causas de inflamação das meninges no SNC?
A inflamação das meninges pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, micobactérias, protozoários, helmintos, tumores, drogas e hemorragias.
Quais são os vírus mais comuns associados a infecções virais no SNC?
Os vírus mais comuns são os enterovírus (como echovírus e Coxsackievírus), arbovírus (como St. Louis, dengue e febre amarela), caxumba, herpes vírus (HHV 1 e 2, Varicela zoster), Citomegalovírus, Epstein-Barr vírus e HIV I e II.
Quais são as bactérias mais comuns associadas a infecções bacterianas no SNC?
As bactérias mais comuns são Haemophilus influenzae, Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus agalactiae, Listeria monocytogenes, Enterobactérias, Staphylococcus aureus, Nocardia e outras bactérias oportunistas.
Como a pressão intracraniana pode aumentar durante uma meningite e quais as consequências desse aumento?
Durante uma meningite, a inflamação das meninges pode obstruir os forames de drenagem do líquor, causando aumento da pressão intracraniana. Isso pode levar a complicações como herniação cerebral e até mesmo óbito se não for tratado.
Quais são os sintomas clínicos mais comuns de uma meningite?
Os sintomas mais comuns incluem cefaleia, febre, meningismo, alterações no nível de consciência, vômitos, crises convulsivas, sinais focais, entre outros.
Como é feito o diagnóstico de uma meningite e quais são os achados esperados no líquor em casos de infecção bacteriana, viral, fúngica e tuberculosa?
O diagnóstico é feito através da análise do líquor, que pode apresentar pressão aumentada, celularidade elevada, aumento de proteínas e alterações na glicose dependendo do tipo de infecção.
Quais são os tratamentos indicados para infecções por Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae?
Os tratamentos variam, mas incluem o uso de antibióticos como ceftriaxona, penicilina, ampicilina, cloranfenicol, entre outros, dependendo da sensibilidade bacteriana.
Quais são as possíveis complicações associadas a uma meningite?
As complicações podem incluir empiema, ventriculite, hidrocefalia, surdez, crises convulsivas e déficit intelectual, entre outras.
Quais são as medidas de profilaxia recomendadas para evitar a disseminação de infecções meningocócicas?
Medidas de profilaxia incluem o uso de máscaras cirúrgicas por quem teve contato com o doente, além do uso de antibióticos como rifampicina e ciprofloxacino em certos casos específicos.
Como é realizada a profilaxia para pessoas que tiveram contato com pacientes infectados por Haemophilus influenzae?
A profilaxia envolve o uso de antibióticos como rifampicina por um período determinado de dias.
Quais são as rotas de infecção mais comuns que levam à meningite?
As rotas de infecção incluem a via hematogênica, continuidade a partir de focos parameníngeos, inoculação direta em traumas e cirurgias, e infecção através dos nervos.
Quais são as características do líquor em casos de meningite bacteriana, viral, fúngica e tuberculosa em relação à pressão, celularidade, proteínas e glicose?
Na meningite bacteriana, a pressão aumenta, a celularidade é alta (predomínio de polimorfonucleares no início), as proteínas aumentam e a glicose tende a ser consumida pelas bactérias. Nas outras formas de meningite, os valores podem variar.
Quais são os principais diagnósticos diferenciais a serem considerados em casos suspeitos de meningite?
Os principais diagnósticos diferenciais incluem encefalites não causadas por infecção, hemorragias subaracnoides, processos expansivos, trombose de seios cavernosos, tétano, afecções da coluna cervical e AVE.