Aula 15- Livro II e I Flashcards

1
Q

Nota:
Lembrem-se que Platão quer criar uma cidade que seja harmónica, concorde e por isso tem de ser una, muito unida. Os seus membros têm de ser muito unidos e isso só é possível com relações de filia entre eles. E, portanto, para operar essa transformação na alma de cada um, nós vamos ter de retirar as fontes de filia que implica que a próprio de cada um dos membros da cidade, vamos começar por retirar a propriedade privada e depois a família.

Aristóteles vai avançar com a crítica dos efeitos não intencionados da ação política. Ele vai dizer o quê?

A

O resultado/efeito/produto, dessas transformações, dessas leis, dessa mudança de educação não vai ser que os cidadãos vão passar a amar uns aos outros, vai ser o contrário, o desaparecimento do amor quanto tal.

No fundo ele está a dizer que nós precisamos da propriedade privada tal como precisamos da família para começar a cultivar as nossas relações de amor.
Portanto aprendemos a amar coisas, ou seja, a cuidar delas quando elas são nossas (propriedade privada), aprendemos a amar os outros quando amamos os que são próximos de nós (a nossa família.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual seria o resultado da nobre mentira, onde nós percebíamos que havia que tinha uma alma superior ou uma inferior e isso pressupunha que mesmo aquele que nascia de um casal formada por dual almas de ouro, mas que nascesse com uma alma inferior ele teria ser retirado à sua família para ser educado no seio da classe que pertencia.

A

Criaria todo o tipo de conflitos:
De nós abdicamos de educar os nossos filhos para serem educados por outros se nós sabermos que eles são, mas se nós não sabemos quem são os nossos filhos e eles são nos retirados para serem educados por não se sabe por quem, então em vez de harmonia e em vez de unidade na cidade nós vamos ter com os outros conflitos, as pessoas vão odiar uns aos outros.

Desordens:
-Conflitos e homicídios
-Amores ilícios

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual é a solução de Aristóteles sobre a propriedade privada?

A

Haverá propriedade privada do solo e os proprietários do solo será o cidadão, mas eles vão ter que contratar trabalhadores que não são cidadãos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A propriedade privada tem muitas qualificações, Aristóteles vai dizer o quê?

A

A propriedade é pública e ao mesmo tempo privada.

Exemplo:
Imaginem que nós temos uma grande casa com uma grande piscina, e está imenso calor, a casa é nossa e só nossa, mas no melhor regime nós abrimos as portas de forma que todos que quiserem podem usar a nossa piscina.
|
O uso é comum, mas a propriedade é privada

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A propriedade é pública e ao mesmo tempo privada, Aristóteles acredita que vai ajudar os proprietários e não os “pobrezinhos “. Porquê?

A

A educação da alma que deve ser levada a cabo dos determinados aspetos políticos. Só através da educação que nós conhecemos os bons resultados que eram aqueles que eram bem intencionados.

Aristóteles reconhece que de facto a propriedade não pode ser incondicionalmente privada, portanto ele concebe esse ponto a Platão.

O uso comum não pode ser forçado, tem de ser proporcionado pelo proprietário, isto significa que, se isto é uma instituição do melhor regime, o melhor regime deve apontar para aquele bem humano que é o maior de todos os bens humanos que é a vida excelente, a vida de excelências da alma.

Só se a propriedade for privada é que o proprietário pode partilhar as coisas que tem com os seus amigos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual é a virtude praticada com a teoria da propriedade privada de Aristóteles?

A

A generalidade que na cronologia da filosofia clássica vamos chamar de liberalidade, portanto um liberal (antes do século XVIII) é uma pessoa generosa, que doa, que partilha daquilo que é seu.

Mas se uma pessoa não tem algo que é seu, como é que ela pode ser generosa?
|
Portanto à uma condição objetiva de uma excelência humana, se nós retiramos essa condição objetiva que é a ver com coisas que são minhas e coisas que são tuas, se eu vou abolir a propriedade privada, então eu estou a abolir a possibilidade da generalidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

É natural e portanto perfeitamente justificável amor de si próprio, é uma condição para sabermos amar, mas nós também podemos amar excessivamente nós próprios e isso sim é o problema do egoísmo, é o que está em causa na educação dos amores. Não há nenhuma forma de educara a alma humana se a educação da alma não for uma educação dos amores.

O que significa na parte da liberalidade?

A

A propriedade privada sugere sempre em nós o tal egoísmo, mas na verdade Aristóteles está a dizer a condição para nós sermos generosos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A abolição da família também constituí a remoção da condição objetiva para a prática de uma outra virtude, qual?

A

A virtude da temperança.

Só se houver família, e, portanto, nós estamos a presumir fieldade conjugal, só se houver família nesses termos é que haverá temperança.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Aristóteles está aqui a fazer uma observação típica de um cientista político. É interessante essa história dos governantes e dos auxiliares, mas em qualquer Polis a esmagadora maioria da população é constituída pelos artesãos, e nada se diz sobre a grande maioria, que tipo de cidade é esta?
|
Crítica de senso comum de Aristóteles

Aristóteles diz que há duas possibilidades:

A

1-Se nada é dito quanto aos artesãos, então eles mantém-se no regime de propriedade privada e podem constituir família.

2-O regime dos guardiões é estendido aos artesões. E Aristóteles diz, se eles são estendidos aos artesãos, e nós separamos o tipo de educação porque regemos a cidade sobre um princípio aristocrático—-» Só os superiores é que podem governar, não pode haver nenhuma intervenção nesse princípio. Então a onde é que fica a distinção

Seja qual for a possibilidade, ou eles mantém a propriedade privada e a família ou não, o resultado é um resultado completamente impossível e absurdo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Há diferentes formas de comunidade, o quê que as distingue?—» Aristóteles vai dizer que aquilo que distingue uma comunidade, não é a sua dimensão, portanto obviamente nós olhamos para o Oikos e achamos logo que o Oikos é uma comunidade mais pequena que a cidade, nós vamos ver de facto que a Polis tem vários Oikos.

Mas Aristóteles está a dizer que não é a quantidade dos membros de uma comunidade que exprimem as suas diferenças naturais.

Como é que vamos encontrar essa diferenças naturais?

A

Pelo fim, pela finalidade, pelo Telos, que cada uma dessas comunidades tem.

Portanto as diferentes formas de comunidade servem para diferentes fins. Esses fins são sempre bens humanos, portanto todas as comunidades humanas existem em vista de proporcionar um bem humano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que distingue uma Polis e um Oikos?

A

Não é o facto da Polis ter mais gente que o Oikos, é o facto da Polis servir de existir em vista de o fim ou bem humanos diferente do fim ou bem humanos que a Oikos segue.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual é o Telos da Polis?

A

O bem humano é a vida excelente, a vida completa, vida boa, vida das virtudes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual é a finalidade do Oikos?

A

São os bens rudimentares, que nós precisamos para a nossa sobrevivência cotidiana—-»Proteção do frio e do calor, alimentação,…. Este tipo de coisas. Aquilo que nós precisamos todos os dias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Há uma hierarquia de comunidades, não são todas igualmente dignas, nobres, portanto não são todas igualmente naturais.

A Polis ira englobar os Oikos (não anula).
Porquê?

A

A Polis será a mais digna e mais nobre, devido à sua finalidade que atinge a excelência.

Há bens superiores e inferiores, são bens humanos nós precisamos de alimentar para não morrer, mas é um bem inferior relativamente à finalidade das virtudes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual é a crítica de Aristóteles a Platão sobre o Oikos e a Polis?

A

Aristóteles critica Platão o facto de ele não apontar para diferenças de natureza entre a Polis e o Oikos.

Em Platão parece que a cidade é apenas uma grande família e por isso devia ser organizada como uma grande família. E Aristóteles diz que isso é um erro porque elas são diferentes essências por natureza.

E agora nós sabemos mais que elas não são apenas diferentes, sabemos também que uma é superior à outra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Todas as comunidades humanas, são portanto, agrupamentos de pessoas que servem para um determinado fim.
Quais são as outras 3 características da comunidade humana?

A

1-Uma ideia de justiça.
Esta ordem é atravessada por um princípio de justiça. E nós ver se há comunidades humanas diferentes, então haverá princípios de justiça diferentes dependendo das comunidades que estamos a falar.

2-As relações de filia entre eles.
Há relações de filia que são apropriadas à política e há relações que são apropriadas ao Oikos.

3-Para haver ordem tem de haver o princípio de governação.
Todas as comunidades humanas são governadas, o que significa que alguém manda e alguém obedece, mas não são as mesmas pessoas a mandar numa Polis ou mandar no Oikos. Então, todas as comunidades humanas tem de ser atravessadas por um princípio de governação.

17
Q

Outro tipo de governação: O senhor de escravos.

Qual é a sua disignação?

A

Despotikos= Senhor dos escravos

18
Q

Para compreendermos a essência destas comunidades humanas, se elas são diferentes por natureza, então nós temos de conhecer as respetivas naturezas.

Como é que fazemos isso?

A

Nós temos de olhar para o seu Telos (a sua finalidade). Para Aristóteles, todas as coisas são substancias que tentem para realizar a sua finalidade, não é certo que consigam mas o seu movimento.