Apostila - Direito Constitucional Flashcards
1o) Examinador: Sr(a). candidato(a), cite quais são os fundamentos da
República Federativa do Brasil.
➢ Resposta: Excelência, a Constituição Federal elenca cinco fundamentos da República. São eles: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político.
2o) Examinador: Sr(a). candidato(a), o que se entende por soberania?
➢ Resposta: Excelência, a soberania representa um dos fundamentos da República Federativa do Brasil e diz respeito à qualidade máxima de Poder, isto é, representa um poder jurídico supremo e independente, seja do ponto de vista interno (território nacional), seja do ponto de vista externo (relação com outros países, a fim de garantir a independência nacional).
3o) Examinador: Sr(a). candidato(a), o que se entende por cidadania?
➢ Resposta: Excelência, a cidadania representa um dos fundamentos da República Federativa do Brasil e diz respeito à participação política do indivíduo nos negócios do Estado. Vale dizer, a cidadania atribui ao indivíduo o status de participar da vida política do Estado.
4o) Examinador: Sr(a). candidato(a), o que se entende por dignidade da pessoa humana?
➢ Resposta: Excelência, a dignidade da pessoa humana representa um dos fundamentos da República Federativa do Brasil e pode ser conceituada sob o prisma filosófico ou jurídico. Filosoficamente, a dignidade da pessoa humana diz respeito à qualidade intrínseca de todo ser humano, pois ele é sempre o fim, nunca o meio. Juridicamente, a dignidade humana representa o núcleo axiológico da ordem jurídica, pois auxiliará na interpretação de todas as demais normas. Neste caso, a dignidade humana atuará como garantia do mínimo existencial do indivíduo, a fim de que possua todos os valores básicos e imprescindíveis para a vida humana, como por exemplo, a saúde, a educação, a moradia, o trabalho.
5o) Examinador: Sr(a). candidato(a), o que se entende por valores sociais do trabalho e da livre iniciativa?
➢ Resposta: Excelência, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa representam um dos fundamentos da República Federativa do Brasil e diz respeito à importância das relações de trabalho e a adoção de um modelo de Constituição Econômica pelo País, isto é, aquela que permite o incentivo ou dissuasão de determinada atividade econômica pelo Poder Público.
6o) Examinador: Sr(a). candidato(a), o que se entende por pluralismo político?
➢ Resposta: Excelência, o pluralismo político representa um dos fundamentos da República Federativa do Brasil e consubstancia a participação plural da sociedade no cenário constitucional. Vale dizer, nossa Constituição se classifica como eclética quanto à sua ideologia, isto é, aquela que tolera e incentiva a circulação das diversas ideologias.
7o) Examinador: Sr(a). candidato(a), a República representa a forma de Estado brasileira?
➢ Resposta: Não, Excelência. A República representa a forma de Governo do Brasil. A forma de Estado diz respeito à Federação.
8o) Examinador: Sr(a). candidato(a), o que se entende por Estado Democrático de Direito?
➢ Resposta: Excelência, o Estado Democrático de Direito representa um dos princípios estruturantes da República Federativa do Brasil e revela a garantia de uma ordem estatal justa e mantenedora das liberdades públicas. É, pois, um princípio nuclear, que garante o correto funcionamento das instituições democráticas.
9o) Examinador: Sr(a). candidato(a), um grupo criminoso que resolva instituir um toque de recolher em determinado bairro viola qual fundamento da Constituição?
➢ Resposta: Excelência, acaso um grupo criminoso resolva instituir um toque de recolher em determinado bairro será violado o fundamento da soberania, em sua dimensão interna. Isto é, há violação da qualidade máxima do Poder, pois um grupo paralelo deseja competir com o monopólio da força estatal.
11o) Examinador: Sr(a). candidato(a), é possível barrar a posse de candidatos em concursos por motivos de tatuagem? Cite exemplos.
➢ Resposta: Sim, Excelência. No caso de tatuagens que violem valores constitucionais, é possível negar a posse ao candidato que as possua, como, por exemplo, tatuagens racistas, preconceituosas ou que violem o direito de minorias. De outro lado, é preciso lembrar que a mera existência de tatuagens, por si só, não impede a posse em concursos, sob pena de violar o fundamento constitucional da dignidade da pessoa humana. Segundo o E. Supremo Tribunal Federal deve se analisar o conteúdo da tatuagem e não a sua mera existência.
12o) Examinador: Sr(a). candidato(a), é possível a existência de limite de idade em concursos públicos? Cite exemplos.
➢ Resposta: Sim, Excelência. Embora, a regra seja a impossibilidade de limitação da idade em concursos públicos - pois violada da dignidade da pessoa humana -, havendo previsão em lei e no edital, é possível que haja a imposição do limite etário aos cargos cuja atribuição demande elevada disposição física do candidato. Como exemplo, concursos militares e da polícia militar.
13o) Examinador: Sr(a). candidato(a), qual o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre as cotas raciais?
➢ Resposta: Excelência, o E. Supremo Tribunal Federal julgou ser constitucional o sistema de cotas raciais, pois se trata de uma ação afirmativa que prestigia o fundamento da dignidade da pessoa humana e o princípio da igualdade material.
14o) Examinador: Sr(a). candidato(a), a partir da sua última resposta, responda: é possível a adoração do critério da heteroidentificação no sistema de cotas raciais?
➢ Resposta: Sim, Excelência. Neste julgado citado, o Pretório Excelso considerou constitucionais o sistema da autodeclaração e da heteroidentificação, desde que respeitada a dignidade da pessoa humana e a ampla defesa e o contraditório do candidato.
15o) Examinador: Sr(a). candidato(a), deve a Administração Pública fornecer banho quente aos presos? Eventual omissão acarretaria alguma violação, segundo a jurisprudência?
➢ Resposta: Sim, Excelência. Segundo o Superior Tribunal de Justiça, é dever da Administração Pública fornecer banho quente aos presos. Eventual omissão injustificada acarretaria violação ao fundamento da dignidade da pessoa humana.
17o) Examinador: Sr(a). candidato(a), cite três princípios que regem a atuação do Brasil na Ordem Internacional, dando um exemplo concreto dele.
➢ Resposta: Excelência, entre os vários princípios da ordem internacional, é possível citar a defesa da paz, a prevalência dos direitos humanos e o repúdio ao terrorismo e ao racismo. Um dos exemplos seria a postura do Brasil em conflitos internacionais, cuja saída diplomática prioriza o pacifismo e o incentivo à paz e aos direitos humanos.
18o) Examinador: Sr(a). candidato(a), existe algum direito constitucional que pertença exclusivamente a estrangeiros? Isto é, há algum direito previsto na Constituição que não possa ser gozado por brasileiros?
➢ Resposta: Sim, Excelência. Trata-se da concessão de asilo político, um dos princípios que regem o Brasil na Ordem Internacional e que pertence, portanto, exclusivamente a estrangeiros.
19o) Examinador: Sr(a). candidato(a), quais são os Poderes da União?
➢ Resposta: Excelência, o art. 2o da Constituição Federal determina que são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
20o) Examinador: Sr(a). candidato(a), o que significa o sistema de freios e contrapesos? Há previsão na Constituição?
➢ Resposta: Sim, Excelência. É o que se denomina de tripartição (ou separação) dos Poderes. Os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo são independentes e harmônicos entre si, ou seja, há um controle recíproco entre eles. A Constituição traz esta previsão em seu art. 2o.
21o) Examinador: Sr(a). candidato(a), segundo a literalidade da Constituição, a quem pertenceriam os direitos individuais e coletivos previstos no art. 5o de seu Texto?
➢ Resposta: Excelência, a interpretação gramatical (ou literal) do art. 5o da Constituição diz que apenas os brasileiros e estrangeiros residentes no País seriam titulares dos direitos individuais e coletivos. Obviamente que esta interpretação não se justifica à luz dos direitos humanos, pois uma de suas características é a universalidade. Ou seja, todos são titulares dos direitos fundamentais (e humanos): brasileiros, estrangeiros residentes e estrangeiros não residentes.
22o) Examinador: Sr(a). candidato(a), diferencie o princípio da legalidade civil para o princípio da legalidade administrativa. Cite um exemplo em cada.
➢ Resposta: Excelência, na legalidade civil o particular pode fazer tudo que a lei não proíbe, enquanto na legalidade administrativa o agente público só pode fazer o que lei determina. Exemplifico: enquanto o agente público possui o dever de licitar antes de realizar uma contratação (indisponibilidade do interesse público), o particular é livre para adquirir o que bem entender, pelo preço que for (autonomia privada).
23o) Examinador: Sr(a). candidato(a), discorra sobre o princípio da liberdade de manifestação do pensamento.
➢ Resposta: Excelência, o princípio da liberdade de manifestação do pensamento é garantido expressamente pela Constituição Federal em mais de um inciso. Tratando-se de uma Constituição eclética, o Constituinte de 1988 vedou a licença prévia ou a censura posterior à livre expressão.
24o) Examinador: Sr(a). candidato(a), a partir da sua última resposta, responda: o que é uma Constituição eclética?
➢ Resposta: Excelência, a Constituição eclética representa uma das classificações constitucionais quanto à ideologia. Vale dizer, consubstancia as constituições que não apenas toleram como também incentiva a circulação das diversas ideologias. É o caso da Constituição Federal de 1988.
25o) Examinador: Sr(a). candidato(a), segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, o princípio da livre expressão é absoluto?
➢ Resposta: Não, Excelência, embora nossa Constituição dê relevante valor ao princípio da liberdade de expressão - gozando de uma posição preferencial na Ordem Jurídica -, ela não é absoluta e permite restrições.
26o) Examinador: Sr(a). candidato(a), a partir da sua última resposta, quais seriam estas restrições?
➢ Resposta: Excelência, ninguém possui o direito de se manifestar de modo odioso, racista, homofóbico ou preconceituoso. O princípio da livre expressão convive com outros princípios de estatura constitucional, realizando uma concordância prática de valores.