Administrativo Flashcards
É devida a cessação imediata do pagamento dos quintos no período de 08/04/1998 a 04/09/2001, ainda que haja uma decisão judicial transitada em julgado em favor do servidor público federal.
ERRADO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 964, que é INDEVIDA a cessação imediata do pagamento dos quintos no período de 08/04/1998 a 04/09/2001 quando houve uma decisão judicial transitada em julgado em FAVOR DO SERVIDOR. (STF. Info 964. RE 638115 ED-ED/CE, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 08/12/2019)
É inconstitucional o pagamento de subsídio mensal e vitalício a ex-Vereadores, assim, como o pagamento de pensão por morte aos dependentes dos ex-ocupantes deste cargo
CERTO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 964, que é INCONSTITUCIONAL o pagamento de subsídio mensal e vitalício a ex-Vereadores, assim, como o pagamento de pensão por morte aos dependentes dos ex-ocupantes deste cargo. (STF. Info 964. RE 638307/MS, Rel. Min. Marco Aurélio, julgado em 19/12/2019) (Tema 672 – repercussão geral)
O valor da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) deve ser calculado com base no valor mínimo nacional por aluno extraído da média nacional.
CERTO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 964, que o valor da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) deve ser calculado com base no valor mínimo nacional por aluno extraído da média nacional.
É legítima a cláusula de edital de concurso público que restrinja a participação de candidato pelo simples fato de responder a inquérito ou a ação penal.
ERRADO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 964, que NÃO é legítima a cláusual de edital de concurso público que restrinja a participação de candidato pelo simples fato de responder a inquérito ou a ação penal, SALVO se essa restrição for instituída po lei e se mostrar constitucionalmente adequada. Sem previsão constitucionalmente adequada e instituída por lei, não é legítima a cláusula de edital de concurso público que restrinja a participação de candidato pelo simples fato de responder a inquérito ou a ação penal. (STF. Info 964. RE 560900/DF, Rel. Min. Roberto Barroso, julgado em 5 e 6/02/2020) (Tema 22 – repercussão geral
É inconstitucional lei estadual que obrigue a participação de representante da seccional da OAB em órgão colegiado da Administração Pública estadual.
CERTO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 966, que é INCONSTITUCIONAL lei estadual que obrigue a participação de representante da seccional da OAB em órgão colegiado da Administração Pública estadual. (STF. Info 966. ADI 4579/RJ, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 13/02/2020)
O Tribunal de Contas tem o prazo de 5 anos para julgar a legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, prazo esse contado da chegada do processo à Corte de Contas.
CERTO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 967, que o Tribunal de Contas tem o prazo de 5 anos para julgar a legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, prazo esse contado da chegada do processo à Corte de Contas. (STF. Info 967. RE 636553/RS, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 19/02/2020) (Tema 445 – repercussão geral)
As normas previstas na Lei da Relicitação (Lei 13.448/2017) para a prorrogação antecipada dos contratos de concessão são incompatíveis com os princípios constitucionais da eficiência, da razoabilidade, da impessoalidade, da moralidade e da competitividade.
ERRADO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 967, que as normas previstas na Lei da Relicitação (Lei 13.448/2017) para a prorrogação antecipada dos contratos de concessão são compatíveis com os princípios constitucionais da eficiência, da razoabilidade, da impessoalidade, da moralidade e da competitividade.
Compete à Justiça do Trabalho julgar ações contra concurso público realizado por órgãos e entidades da Administração Pública para contratação de empregados celetistas.
ERRADO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 968, que compete à Justiça COMUM (Estadual ou Federal) julgar ações contra concurso público realizado por órgãos e entidades da Administração Pública para contratação de empregados celetistas. ERRADO.
(Info 968. RE 960429/RN, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 4 e 05/03/2020) (Tema 992)
Para que o Município seja responsável por acidente em loja de fogos de artifício, é necessário comprovar que ele violou dever jurídico específico de agir (concedeu licença sem as cautelas legais ou tinha conhecimento de irregularidades que estavam sendo praticadas pelo particular).
CERTO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 969, que para que o Município seja responsável por acidente em loja de fogos de artifício, é NECESSÁRIO comprovar que ele violou dever jurídico específico de agir (concedeu licença sem as cautelas legais ou tinha conhecimento de irregularidades que estavam sendo praticadas pelo particular).(STF. Info 969. RE 136861/SP, Rel. orig. Min. Edson Fachin, red. p/ o Ac. Min. Alexandre de Moraes, julgado em 11/03/2020) (Tema 366 – repercussão geral)
Escrevente notarial do Estado de São Paulo que se aposentou segundo as regras da Lei estadual n. 10.393/70 não pode ser atingido pelas regras da Lei estadual n. 14.016/2010, que alterou a forma de reajuste das aposentadorias e aumentou as alíquotas da contribuição previdenciária.
ERRADO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 969, que Escrevente notarial do Estado de São Paulo que se aposentou segundo as regras da Lei estadual n. 10.393/70 PODE ser atingido pelas regras da Lei estadual n. 14.016/2010, que alterou a forma de reajuste das aposentadorias e aumentou as alíquotas da contribuição previdenciária. (Info 969. AgR/SP, Rel. orig. Min. Alexandre de Moraes, red. p/ o Ac. Min. Luiz Fux, julgado em 10/03/2020)
As terras devolutas pertencem, em regra, aos Estados-membros, com exceção daquelas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, que são de propriedade da União.
CERTO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 969, que as terras devolutas pertencem, em regra, aos Estados-membros, com exceção daquelas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, que são de propriedade da União. (STF. Info 969. ACO 158/SP, Rel. Min. Rosa Weber, julgado em 12/03/2020)
A estabilidade prevista no art. 149 da Lei n. 8.112/90 deve ser no cargo e é suficiente que o membro da comissão goze de estabilidade no serviço público. CERTO OU ERRADO?
ERRADO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 970, que a estabilidade prevista no art. 149 da Lei n. 8.112/90 deve ser no cargo, NÃO sendo suficiente que o membro da comissão goze de estabilidade no serviço público. (Info 970. 2ª Turma. RMS 32357/DF, Rel. Min. Cármen Lúcia, julgado em 17/03/2020)
É possível a cassação de aposentadoria de servidor público pela prática, na atividade, de falta disciplinar punível com demissão.
CERTO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 975, que É POSSÍVEL a cassação de aposentadoria de servidor público pela prática, na atividade, de falta disciplinar punível com demissão. (STF. Info 975. ADPF 418, Rel. Min. Alexandre de Moraes, julgado em 15/04/2020)
A equiparação de carreira de nível médio a outra de nível superior constitui ascensão funcional, mas é permitida pela CF/88.
ERRADO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 977, que a equiparação de carreira de nível médio a outra de nível superior constitui ascensão funcional, VEDADA pelo art. 37, II, da CF/88. . (Info 977. ADI 3199, Rel. Min. Roberto Barroso, julgado em 20/04/2020)
Lei Estadual pode exigir que servidor more no Município onde atua, mas não pode exigir que ele peça autorização todas as vezes em que for sair da localidade.
CERTO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 977, que Lei Estadual PODE exigir que servidor more no Município onde atua, mas NÃO pode exigir que ele peça autorização todas as vezes em que for sair da localidade (STF. Info 977. ADPF 90, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 03/04/20
A Medida Provisória 966/20 dispôs sobre a responsabilização de agentes públicos por ação e omissão em atos relacionados com a pandemia da covid-19.
O STF decidiu que a MP é, em princípio, constitucional, mas deverá ser feita uma interpretação conforme à Constituição.
CERTO.
O STF decidiu que a MP é, em princípio, constitucional, mas deverá ser feita uma interpretação conforme à Constituição.
1.Configura erro grosseiro o ato administrativo que ensejar violação ao direito à vida, à saúde, ao meio ambiente equilibrado ou impactos adversos à economia, por inobservância:
i) de normas e critérios científicos e técnicos; ou
ii) dos princípios constitucionais da precaução e da prevenção.
2. A autoridade a quem compete decidir deve exigir que as opiniões técnicas em que baseará sua decisão tratem expressamente:
i) das normas e critérios científicos e técnicos aplicáveis à matéria, tal como estabelecidos por organizações e entidades internacional e nacionalmente reconhecidas; e
ii) da observância dos princípios constitucionais da precaução e da prevenção, sob pena de se tornarem corresponsáveis por eventuais violações a direitos.
(Info 978. ADI 6421 MC/DF, Rel. Min. Roberto Barroso, julgado em 20 e 21/05/2020)
É inconstitucional a suspensão do exercício profissional em razão do inadimplemento de anuidades devidas à entidade de classe.
CERTO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 978, que é INCONSTITUCIONAL a suspensão do exercício profissional em razão do inadimplemento de anuidades devidas à entidade de classe. (STF. Info 978. RE 647885, Rel. Min. Edson Fachin, julgado em 27/04/2020) (Tema 732 – Repercussão Geral)
É constitucional norma de Constituição Estadual que exija prévia arguição e aprovação da Assembleia Legislativa para que o Governador do Estado nomeie os dirigentes das autarquias e fundações públicas, os presidentes das empresas de economia mista e assemelhados.
ERRADO.
Comentário: IMPORTANTE! LEIA TUDO! VAI CAIR! O STF decidiu, no informativo 980, que é INCONSTITUCIONAL norma de Constituição Estadual que exija prévia arguição e aprovação da Assembleia Legislativa para que o Governador do Estado nomeie os dirigentes das autarquias e fundações públicas, os presidentes das empresas de economia mista e assemelhados, os interventores do Municípios, bem como os titulares da Defensoria Pública e da Procuradoria-Geral do Estado. (Info 978. ADI 2167/RR, Rel. orig. Min. Ricardo Lewandowski, red. p/ o Ac. Min. Alexandre de Moraes, julgado em 03/06/2020)