Administração Pública - Aula 05 Planejamento Flashcards
- Tanto os objetivos quanto as metas devem possuir as seguintes características:
- (FGV – IMBEL – Administrador - 2021)
Leia o fragmento a seguir retirado do sítio eletrônico da IMBEL. “Ser reconhecida no mercado nacional e internacional como uma empresa de excelência no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de soluções de defesa e segurança.” O fragmento representa uma importante ferramenta de planejamento estratégico, conhecida como
a) visão
b) missão
c) valores.
d) negócio
e) princípios.
Certamente, a frase trazida pelo enunciado responderia melhor à pergunta “O que a organização quer ser?” E, de fato, a resposta cai muito bem. A organização que “Ser reconhecida no mercado nacional e internacional como uma empresa de excelência no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de soluções de defesa e segurança.”
Portanto, a frase trazida pelo enunciado representa a visão da organização, em outras palavras, o que a organização “deseja ser” no futuro.
Apenas a título de curiosidade, a missão descrita no site da IMBEL é a seguinte: “Fornecer soluções de defesa e segurança com elevado conteúdo tecnológico, mantendo-se apta a atender à mobilização industrial e a fomentar a indústria nacional de defesa.” Perceba que essa frase sim é uma boa resposta à pergunta “Por que a organização existe?”. Trata-se da “razão de ser” da organização.
O gabarito é a letra A.
- FGV – TJ-CE – Técnico Judiciário – 2019
No setor público, não basta ter boas ideias e boa vontade. É importante planejar, dirigir e controlar com qualidade.
Os planos geralmente realizados por gerentes médios, que focam em unidades e departamentos organizacionais e que têm dimensão temporal de médio prazo, são denominados:
a) estratégicos;
b) focados;
c) operacionais;
d) holísticos;
e) táticos.
É o planejamento tático que é realizado pelo nível intermediário/gerencial (gerentes e chefes de departamento), que envolve uma determinada unidade (departamento, área, divisão) da organização e que é voltado para o médio prazo.
O gabarito é a letra E.
- (FGV – ALERJ – Especialista Legislativo - 2017)
Em termos de abrangência, os planos de um planejamento podem ser estratégicos, táticos e operacionais.
Nesse sentido, a definição de metas para grupos específicos dentro de uma organização e a forte orientação para o contexto da economia local em que está inserida essa organização dizem respeito, respectivamente, aos níveis:
a) estratégico e tático;
b) estratégico e operacional;
c) tático e estratégico;
d) tático e operacional;
e) operacional e estratégico.
Analisemos as duas situações que a assertiva destacou:
a) definição de metas para grupos específicos dentro de uma organização
Em um primeiro momento, você poderia ficar na dúvida em relação ao que seriam esses “grupos específicos”. Será que são unidades/departamentos? (nesse caso, estaríamos diante do nível tático). Ou, será que são “grupos dentro de uma unidade”? (nesse caso, estaríamos diante do nível operacional).
Nessa hora, você não deve “viajar” tanto assim. Veja que a assertiva nos dá uma dica importante ao dizer “grupos específicos”. Na maioria das vezes, quando falamos em algo “específico”, estamos diante do nível operacional.
Além disso, a banca trouxe o termo “grupos”, sugerindo tratar-se, de fato, de “grupos dentro dos departamentos”.
Portanto, “definição de metas para grupos específicos dentro de uma organização”, diz respeito ao nível operacional.
b) forte orientação para o contexto da economia local em que está inserida essa organização
Aqui, sem dúvidas, estamos diante do nível estratégico.
O gabarito é a letra E.
- (FGV – MPE-RJ – Analista do Ministério Público - 2016)
Uma organização pública pretende implementar uma técnica de gestão de resultados, mas sabe que, para tal, é necessário um planejamento prévio. Essa organização apresenta como sua finalidade “assegurar acesso à justiça aos cidadãos, com independência, ética e eficiência, visando à paz social”.
A declaração acima descreve, para a organização, como é operacionalizado o conceito de:
a) missão;
b) objetivo;
c) princípio;
d) valor;
e) visão.
“Por que a organização existe?”
Para assegurar acesso à justiça aos cidadãos, com independência, ética e eficiência, visando à paz social.
Trata-se da “razão de ser” da organização.
Portanto, a frase trazida pelo enunciado representa a missão da organização.
O gabarito é a letra A.
- (FGV – CODEMIG – Analista de Recursos Humanos - 2015)
Um dos elementos essenciais do processo formal de planejamento estratégico organizacional é o estabelecimento de objetivos que explicitem os resultados que se deseja alcançar, fornecendo senso de direção para as ações e esforços organizacionais. Um objetivo adequadamente formulado atende a certos critérios, entre eles:
a) ser inovador; ser mensurável;
b) ser específico; ser definido no tempo;
c) ser alcançável; estar dentro do orçamento previsto;
d) ser abrangente; ser desafiador;
e) ser hierarquizável; estar de acordo com a cultura da empresa.
Comentários:
Os objetivos e as metas devem ser SMART: eSpecíficos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais (definidos no tempo).
O gabarito é a letra B.
- No Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (PJRO) há um conjunto de definições necessárias à orientação de todo o corpo de magistrados, servidores e serventuários.
O conjunto de intenções e aspirações que apontam aonde o PJRO quer chegar, indicando a posição de favoralibidade que deseja ocupar até 2020, refere-se à definição de:
a) iniciativa;
b) indicador de desempenho;
c) macrodesafios;
d) missão;
e) visão.
As palavras-chave que “matam” a questão são: intenções, aspirações e “aonde o PJRO que chegar”. Tratam-se de definições da visão.
O gabarito é a letra E.
- (CESPE – EMAP – Analista Portuário - 2018)
O estabelecimento dos objetivos estratégicos de uma organização deve levar em conta sua missão e sua visão.
Assertiva perfeita! A missão e a visão organizacional funcionam como “base” para o estabelecimento dos objetivos estratégicos.
Gabarito: correta.
- (CESPE – EBSERH – Analista Administrativo - 2018)
O planejamento é uma função administrativa que deve ser desenvolvida de forma paralela às funções de organização, direção e controle
O planejamento aparece no início do processo administrativo. É a primeira função administrativa. É a função administrativa que vem antes das outras. Trata-se do princípio da precedência do planejamento.
Gabarito: errada.
- Tec concursos
- (CESPE – SLU-DF – Analista - 2019)
A administração por objetivos marca um ponto de transição nas abordagens da administração: a partir dela, evoluiu-se da orientação a atividades para a orientação a resultados e, ainda, do estilo autoritário para o participativo.
Isso mesmo! Ao invés de se preocupar com os processos/atividades/“meios” (eficiência), a APO se preocupa com os resultados, com os fins (eficácia).
Além disso, trata-se de um processo participativo (e não autoritário).
Gabarito: correta.