Ação/Omissão Flashcards
https://1drv.ms/w/c/0507d27d0ab26a12/EQPzff4lgh5IkhJkTXZTgW0BqsrkKdjEVg8WdEG5vZLavQ
O que são ações em curto-circuito?
Ações em curto-circuito são reações primitivas do ser humano, derivadas de atos impulsivos fundamentados em emoções ou paixões violentas, nas quais existe um estímulo externo, mas não há uma personalidade desenvolvida registrando totalmente a presença.
Complete a frase: Gestos habituais ou mecânicos são movimentos repetidos do ser humano que terminam por estar alheios à sua vontade, pois são automaticamente realizados. Um exemplo é…
Conduzir um veículo automotor com apenas uma das mãos ao volante.
Qual é a imprescindibilidade da conduta no Direito Penal?
Não há crime sem conduta, seja ela omissiva ou comissiva, sendo a conduta um elemento imprescindível do fato típico e, por consequência, do próprio crime.
O que o STF afirmou com base na premissa de que não há crime sem conduta?
O STF afirmou que o ordenamento jurídico brasileiro não aceita os crimes de mera suspeita, como o tipo do art. 15 da Lei de Contravenções Penais, que foi declarado não recepcionado pela CF/88.
Complete a frase: A conduta pode ser praticada mediante…
Ação (conduta comissiva) ou omissão (conduta omissiva).
Qual é a diferença entre leis penais proibitivas e preceptivas?
Leis penais proibitivas descrevem uma ação, enquanto leis penais preceptivas descrevem uma omissão, impondo determinada conduta.
omissivo PRÓPRIO OU PURO?
Dever é dirigido a todos, de modo que qualquer um poderá incidir no crime do art. 135 do CP (omissão de socorro), por exemplo.
São crimes de mera conduta. (conduta+tipicidade - ñ tem resultado naturalístico)
Não admitem tentativa.
Em regra, são dolosos.
Em regra, pode ser praticado por qualquer pessoa
O que caracteriza um crime omissivo impróprio?
IMPURO OU COMISSIVO POR OMISSÃO
Um crime omissivo próprio é aquele em que há um não fazer penalmente relevante, mesmo o tipo descrevendo uma conduta ação/comissiva. Para que o indivíduo pratique um crime comissivo de maneira omissiva, é necessário que o agente tenha o dever jurídico de evitar o resultado (garante).
Complete a frase: Nos crimes omissivos impróprios, a tipicidade é…
Aberta, mediante subsunção indireta.
O que é necessário para que o crime de homicídio praticado por omissão imprópria seja punido?
É necessária uma norma de extensão, como o art. 121 combinado com o art. 13, §2º, do Código Penal.
Explicando…
Não existe no Código Penal o tipo penal do crime de homicídio praticado por omissão imprópria, correto? Correto.
Então, como fazemos para que o crime de homicídio praticado por omissão imprópria seja punido? Nos socorremos de uma norma de extensão.
Exemplificando: quando o promotor denuncia alguém que cometeu um homicídio por omissão imprópria, coloca na denúncia o art. 121 combinado com o art. 13 § 2º, ambos do CP.
ATENÇÃO: Nos crimes omissivos impróprios, a tipicidade é aberta, mediante subsunção indireta.
Subsunção indireta ou adequação mediata. Necessita de norma de extensão.
Subsunção direta ou adequação imediata. Não necessita de norma de extensão.
Para auxiliar vocês em eventual fundamentação de questão discursiva…
(…) quando se imputa a alguém crime comissivo por omissão (art. 13, § 2º, b, do CP), é necessário que se demonstre o nexo normativo entre a conduta omissiva e o resultado normativo, porque só se tem por constituída a relação de causalidade se, baseado em elementos empíricos, for possível concluir, com alto grau de probabilidade, que o resultado não ocorreria se a ação devida fosse efetivamente realizada. (STJ)
Qual é a teoria adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro em relação à omissão?
A teoria normativa, que entende que a omissão é, em regra, um indiferente penal, mas caso exista uma norma que confira o dever de agir para evitar o resultado, o agente que se omitir responderá pelo crime. (omissão imprópria, impura, comissiva por omissão)
ATENÇÃO: Tanto na omissão pura/própria quanto na omissão imprópria, o dever de agir é conferido pela norma (teoria normativa). Mas cuidado, dever legal de agir (omissão própria) é diferente de dever legal de agir para impedir o resultado (imprópria).
Complete a frase: O dever de agir incumbe a quem…
Tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância; de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; ou com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado.
O que é necessário para que o agente seja considerado garantidor?
O agente deve ter o dever jurídico de evitar o resultado e a possibilidade real e efetiva de agir para evitar o resultado.
Somente assume o papel de agente garantidor quem se encontra em uma das situações descritas no art. 13, § 2º do Código Penal.
É um rol taxativo, não podendo ser ampliado a outras hipóteses ali não contempladas.
A teoria adotada para o dever de agir foi a teoria do critério legal: é a lei (e não o juiz) que deve atribuir o dever de agir.
.
PODER AGIR: o art. 13, § 2º do código traz o binômio podia + devia agir. Portanto, deve ser analisada a possibilidade real e efetiva de evitar o resultado. Ex: não se pode exigir que um bombeiro pule em alto mar em meio a uma tempestade com ondas gigantes para salvar um passageiro que caiu do navio, mesmo que aquele assuma a posição de garante.
Complete a frase: A coautoria em crimes omissivos próprios é considerada…
Impossível pela doutrina e pelas bancas examinadoras.
COAUTORIA NOS CRIMES DE CONDUTA OMISSIVA IMPRÓPRIA?:
no que tange aos crimes omissivos impróprios: Para Rogério Sanches, “apesar de haver corrente em sentido contrário, nos parece …
perfeitamente possível a coautoria em crimes omissivos impróprios, desde que os vários garantes, com dever jurídico de evitar aquele determinado resultado, de comum acordo, deixam de agir.”
COAUTORIA NOS CRIMES DE CONDUTA OMISSIVA:
Por fim, quanto a coautoria em crimes omissivos próprios, a doutrina e as bancas examinadoras tendem a considerar a impossibilidade.
O que é o resultado no contexto do fato típico?
O resultado é a consequência provocada pela conduta do agente, podendo ser resultado jurídico (violação do tipo penal), sem que a consumação cause uma modificação no mundo corpóreo,Todo crime possui resultado jurídico.
ou resultado naturalístico (modificação no mundo exterior). Nem todo crime possui resultado naturalístico.
Portanto, EXISTE CRIME SEM RESULTADO?
DEPENDE! Sem resultado naturalístico, SIM, os crimes formais e de mera conduta. Sem resultado jurídico, NÃO.
Há crimes sem resultado naturalístico, como os crimes de mera conduta, (ex.: ato obsceno – art. 233, CP), e crimes que não exigem a ocorrência do resultado naturalístico para sua consumação, como os crimes formais.
(crimes formais (ex.: extorsão mediante sequestro – 157, CP).
O que é o nexo de causalidade?
O nexo de causalidade é o vínculo que existe entre a conduta e o resultado, sendo que o resultado somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido.
O resultado ao qual se refere o art. 13 é o resultado naturalístico. Portanto, o estudo do nexo causal diz respeito apenas aos crimes ………
materiais
Nesse sentido, a maioria da doutrina afirma que o nexo causal dos crimes omissivos impróprios (art. 13, §2º do CP) não é naturalístico, pois “do nada não pode vir nada”. Na verdade, o vínculo existente seria jurídico, isto é, o sujeito não causou, mas como não o impediu quando tinha o dever de fazê-lo, é equiparado ao verdadeiro causador do resultado (é o que se chama de nexo de não impedimento). O tema não é pacífico.
em relação ao nexo casal:
Complete a frase: O Código Penal adotou a teoria da…
Equivalência dos antecedentes causais como regra e, excepcionalmente, a teoria da
causalidade adequada.
teoria do nexo causal:
O que é a teoria da equivalência dos antecedentes causais?
É a teoria que considera causa todo fato humano sem o qual o resultado não teria ocorrido, utilizando o processo hipotético de eliminação para determinar a causalidade.
se suprimido mentalmente o referido evento e o resultado desaparecer, aquele deve ser considerado causa. Adotando-se essa teoria de forma estrita, a pessoa que fabricou a arma de fogo, por exemplo, seria responsável pelo homicídio praticado anos depois pelo agente autor direto do crime.
teoria do nexo causal:
Complete a frase: A teoria da causalidade adequada considera que a causa é…
teoria da condição qualificada ou teoria individualizadora.
O evento não só necessário, mas adequado à produção do resultado, sendo aferida de acordo com o juízo do homem médio e a experiência comum.
Portanto, a causa adequada é aferida de acordo com o juízo do homem médio e com a experiência comum. Não basta contribuir de qualquer modo para o resultado: a contribuição deve ser eficaz.
EM RESUMO: o Código Penal adotou a teoria da equivalência dos antecedentes como regra e, excepcionalmente, adota-se a teoria da causalidade adequada.