9) Nutrição do lactente Flashcards
Alimentação complementar adequada e oportuna
Iniciada como complemento ao aleitamento materno a partir dos 6 meses de vida com dietas adequadas
Alimentos complementares ou de transição
Oferecidos à criança como complementação ao leite materno a partir dos 4 aos 6 meses de vida; nunca antes do 4º mês
Alimentos in natura
Ofertados e consumidos em seu estado natural, sem alterações industriais que modifiquem suas propriedades físico-químicas
Aleitamento materno exclusivo
Oferta de leite materno diretamente da mama ou extraído, e nenhum outro líquido ou sólido, com exceção de medicamentos
Aleitamento materno predominante
Oferta de, além do leite materno, água ou bebidas à base de água, como sucos de frutas e chás. Mas não outro leite.
Aleitamento materno complementado
Oferta de leite materno, diretamente do seio ou extraído, mesmo que esteja recebendo qualquer alimento ou líquido, incluindo leite não humano
Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde do Brasil elaboraram e recomendaram os “10 passos para uma alimentação saudável” para crianças menores de ?
2 anos
Passo 1
Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chá ou quaisquer outros tipos de alimentos.
Passo 2
A partir dos 6 meses, introduzir, de forma lenta e gradual, outros tipos de alimento, mantendo o leite materno até os 2 anos.
Passo 3
Após os 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas, legumes), 3 vezes ao dia se a criança receber leite materno e 5 vezes se estiver desmamada.
Passo 4
A alimentação complementar deverá ser oferecida sem rigidez de horário, respeitando a vontade da criança.
Passo 5
A alimentação complementar deverá ser espessa desde o início e oferecida com colher. Começa-se com alimentos pastosos e gradativamente se aumenta a consistência, até chegar à alimentação da família.
Passo 6
Oferecer à criança diferentes alimentos no dia; uma alimentação variada é também uma alimentação colorida.
Passo 7
Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
Passo 8
Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas no 1º ano de vida e usar sal com moderação.
Passo 9
Cuidar da higiene no preparo e no manuseio dos alimentos e garantir o seu armazenamento e a sua conservação adequados.
Passo 10
Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação
Tempo de aleitamento materno exclusivo recomendado pela OMS e pelo Ministério da Saúde do Brasil?
6 meses
Duração do aleitamento materno (OMS) ?
preferencialmente, 2 anos ou mais
(Vantagens do aleitamento materno) ………………… a sobrevida das ……………., principalmente as que nascem em condições …………………… e/ou com ………. ………… (<2.500g).
Aumenta a sobrevida das crianças, principalmente as que nascem em condições desfavoráveis e/ou com baixo peso (<2.500g).
(Vantagens do aleitamento materno) O leite materno atende a todas as necessidades nutricionais e metabólicas até os 6 meses de vida, reduzindo a desnutrição e as patologias dela decorrentes. V ou F.
V.
(Vantagens do aleitamento materno) Não é absolutamente viável do ponto de vista econômico devido ao alto custo, com riscos de contaminação, não acessível a qualquer momento. V ou F.
F. É absolutamente viável do ponto de vista econômico devido ao baixo custo, sem riscos de contaminação, acessível a qualquer momento.
(Vantagens do aleitamento materno) Confere proteção imunológica eficaz contra os patógenos prevalentes na infância, reduzindo significativamente a morbimortalidade infantil ?
<2 anos
(Vantagens do aleitamento materno) Confere proteção para as doenças ……………. O tubo digestivo é mais ……………… a ……………. estranhas.
Confere proteção para as doenças alérgicas. O tubo digestivo é mais permeável a proteínas estranhas.
(Vantagens do aleitamento materno) Oferece condições ideais para a interação mãe–filho, reforçando o vínculo entre ambos. V ou F.
V
(Vantagens do aleitamento materno) Contribui para o desenvolvimento ?
cognitivo.
(Vantagens do aleitamento materno) Reduz o sangramento ……-……. e leva à ……………….. ……….. mais ………………………..
Reduz o sangramento pós-parto e leva à involução uterina mais rapidamente.
(Vantagens do aleitamento materno) Reduz o intervalo entre as gestações. V ou F.
F. Aumenta o intervalo entre as gestações
(Vantagens do aleitamento materno) Retorna mais rapidamente ao peso ?
pré-gestacional
(Vantagens do aleitamento materno) Reduz o risco de ………. de ………… e de ………… e pode reduzir o risco de ………………… no período …….-…………………..
Reduz o risco de câncer de mama e de ovário e pode reduzir o risco de osteoporose no período pós-menopausa.
(Principais características do leite humano) Desde o nascimento, o leito materno evolui do ……………… ao …….. de …………….., até tornar-se leite ………… em torno do final da ….. …………….. de vida.
Desde o nascimento, o leito materno evolui do colostro ao leite de transição, até tornar-se leite maduro em torno do final da 2ª semana de vida.
(Principais características do leite humano) O leite humano …………….. apresenta ………… quantidade de …………, o que diminui a sobrecarga ……….. do lactente, além de fornecer ……………… essenciais.
O leite humano maduro apresenta menor quantidade de proteína, o que diminui a sobrecarga renal do lactente, além de fornecer aminoácidos essenciais.
(Principais características do leite humano) Os ……….. são responsáveis por cerca de ……% das ………….. do leite ………….. e fornecem ácidos ………….. …………….. e …………… em quantidades suficientes. Os ácidos graxos exercem importante função no transporte de ……………… ………………. e no desenvolvimento do sistema ……………..
Os lipídios são responsáveis por cerca de 50% das calorias do leite materno e fornecem ácidos graxos essenciais e colesterol em quantidades suficientes. Os ácidos graxos exercem importante função no transporte de vitaminas lipossolúveis e no desenvolvimento do sistema nervoso.
(Fisiologia da amamentação) A produção do leite é iniciada por meio da ………….. do (RN), o que irá estimular a hipófise …………… a secretar ……………, e esta, por sua vez, estimula a produção das células …………. de ………. nos alvéolos presentes na …………. …………….
A produção do leite é iniciada por meio da sucção do (RN), o que irá estimular a hipófise anterior a secretar prolactina, e esta, por sua vez, estimula a produção das células secretoras de leite nos alvéolos presentes na glândula mamária.
(Fisiologia da amamentação) O reflexo da ………….. do leite também se inicia com o estímulo da …………, responsável por ativar a secreção de ……………… pela hipófise ……………., que atinge os alvéolos, promove a ……………… das células ……………….. e leva o leite para dentro dos ……….. e então até o ……
O reflexo da descida do leite também se inicia com o estímulo da sucção, responsável por ativar a secreção de ocitocina pela hipófise posterior, que atinge os alvéolos, promove a contração das células mioepiteliais e leva o leite para dentro dos ductos e então até o RN.
(Técnica de amamentação) Amamentar em livre ……………… Oferecer ……… seio a cada ……………, ……………..-o por completo. Isso estimula a …………. do ……… e favorece a ………. do leite …………, mais rico em …………., o que garante a ……………. e o ganho ponderal.
Amamentar em livre demanda. Oferecer um seio a cada mamada, esvaziando-o por completo. Isso estimula a produção do leite e favorece a sucção do leite posterior, mais rico em gorduras, o que garante a saciedade e o ganho ponderal.
(Técnica de amamentação) A mãe deve estar sentada, com as costas apoiadas. V ou F.
V
(Técnica de amamentação) O RN deve ……………. o mamilo e parte da ………. para ter uma sucção ……… e evitar …………… Habitualmente, nessas condições, o ………… do bebê toca a ………… Os ………… devem estar ……………..
O RN deve abocanhar o mamilo e parte da aréola para ter uma sucção efetiva e evitar fissuras. Habitualmente, nessas condições, o queixo do bebê toca a mama. Os lábios devem estar evertidos.
(Técnica de amamentação) O abdome do RN deve tocar o ?
abdome materno.
(Técnica de amamentação) Em caso de excesso de leite com …………….. mamária, realizar ………….. suave e ……………, esvaziando ……………….. Fazer o mesmo em caso de ……….. …………… e quando o RN não consegue ……….., devido à ……………….
Em caso de excesso de leite com ingurgitação mamária, realizar massagem suave e ordenha, esvaziando parcialmente. Fazer o mesmo em caso de mastite asséptica e quando o RN não consegue sugar, devido à ingurgitação.
(Técnica de amamentação) Em casos de fissura do mamilo, não iniciar pela mama sem lesões. Podem-se utilizar analgésicos por via intravenossa e cremes tópicos à base de lanolina. A exposição solar parece ser eficaz. V ou F.
F. Em casos de fissura do mamilo, iniciar pela mama sem lesões. Podem-se utilizar analgésicos por via oral e cremes tópicos à base de lanolina. A exposição solar não parece ser eficaz.
(Contraindicações) Relativas à criança (4)
- Galactosemia; - Fenilcetonúria (caso não seja possível a monitorização do nível sérico de fenilalanina); - Síndrome “do xarope de bordo” (leucinose); - Atresia de esôfago.
(Contraindicações) Relativas à mãe (4)
- Infecção pelo HIV (contraindicação absoluta) e HTLV; - Doenças sistêmicas maternas com risco de vida para a mãe (ICC, eclâmpsia etc.); - Doenças graves ou terminais; - Doenças mentais que geram risco no contato mãe–filho.
(Contraindicações) Drogas usadas pela mãe (5)
- Isótopos radioativos; - Quimioterápicos; - Amitriptilina; - Lítio; - Drogas de abuso.
Drogas que devem ser usadas criteriosamente, mas que não contraindicam o aleitamento materno (12)
- Aciclovir; - Ácido acetilsalicílico; - Ácido nalidíxico; - Sulfas; - Cloranfenicol; - Metronidazol; - Betabloqueadores; - Sedativos; - Corticosteroides; - Anticonvulsivantes; - Estrogênios; - Diuréticos.
Psicose puerperal ?
Diante de risco de vida para a criança, a amamentação deve ser suspensa, porém deverá ser retomada assim que a mãe tiver condições de fazê-lo.
Mãe com hepatite B (HBsAg)
O RN recebe vacina e imunoglobulina hiperimune específica para o antígeno B ao nascimento e até as primeiras 18 horas de vida, além de aleitamento materno liberado.
Mãe com tuberculose bacilífera ?
Deve usar máscara durante a amamentação enquanto for bacilífera. Iniciar quimioprofilaxia do RN com isoniazida.
Mãe com varicela ?
Se for iniciada 5 dias antes do parto ou até 2 dias depois, o RN deverá ser isolado da mãe e receber imunoglobulina específica, podendo voltar a ser amamentado quando todas as lesões maternas estiverem em forma de crosta.
(Introdução de novos alimentos) Até 6 meses
Leite materno
(Introdução de novos alimentos) 6 meses
Leite materno + papa de frutas
(Introdução de novos alimentos) 6º ao 7º mês
1ª papa salgada, ovo inteiro, suco de frutas
(Introdução de novos alimentos) 7º ao 8º mês
2ª papa salgada
(Introdução de novos alimentos) 9º ao 11º mês
Gradativamente, comida da família, com ajuste da consistência
(Introdução de novos alimentos) 12 meses
Comida da família
Aleitamento Materno Misto
Quando além do leite materno recebe outro leite ou fórmula infantil
Porque introduzir alimentação no segundo semestre de vida?
- Leite materno não supre as necessidades nutricionais
- Diminui o reflexo de protusão da lingua
- Já possui enzimas digestivas em quantidade suficiente
- Mucosa já bem estruturada
O que é o programming?
Indução, deleção, prejuízo do desenvolvimento de uma estrutura somática ou ajuste de um sistema fisiológico por um estímulo ou agressão que ocorre num período susceptível da vida resultando em consequências a longo prazo.
Suplementação de Vitamina K ? ( quando e como)
Ao nascer, 1mg por via intramuscular para prevenção de hemorragia
Suplementação de Vitamina D? (quando e como)
Para todos, via oral, 400 UI no primeiro ano e 600 UI no segundo ano
Suplementação de Vitamina A? (quando e como)
Em lugares onde há deficiência, após os 06 meses.
Suplementação de Ferro ? (quando e como )
Todo RN em aleitamento materno exclusivo e peso adequado ao nascer deverá receber a partir do 3º mês de vida ( ou da introdução de sólidos) :
1 mg /kg / dia de ferro elementar até 24º mes de vida
Exceto se estiver tomando mais de 500 ml de fórmula infantil / dia
Ferro para prematuro?
Todo prematuro deve receber suplementação de Fe a partir de 30 dias de nascimento.
Suplementação de Zinco
Para todos as crianças com diarreia. 10 mg até 6 meses. 20 mg para maiores de 06 meses.
Comparação entre o leite materno, de vaca e o suplemento (VER QUADRO)

Janela Imunológica
4 - 6 mes
Em qual situação podemos ter falsos positivos para desnutrição?
Quando a criança é baixa e seu IMC não é considerado.
Leite de vaca é considerado inadequado até quando?
1º ano.