41- N 33 Flashcards
De acordo com a NORMAM 33, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Folga abaixo da quilha (FAQ) é a distância entre o ponto mais baixo da quilha e o fundo marinho. Representa a margem de segurança para evitar o encalhe ou a colisão com o relevo submarino ou com objetos submersos.
II – A FAQ bruta é a margem de segurança devida ao tipo de fundo.
III - Normalmente, a FAQ é determinada de forma dinâmica a partir de requisitos baseados nas condições meteoceanográficas prevalecentes (padrões) nos canais de acesso e bacias de manobra, bem como nos fatores relacionados ao nível da água, ao navio e ao fundo.
I- V
II- F - LÍQUIDA
III- F - FORMA ESTÁTICA
De acordo com a NORMAM 33, assinale a alternativa incorreta:
a) Folga dinâmica abaixo da quilha (FDAQ) é a determinação da FAQ a partir de sistemas que consideram e atualizam constantemente os fatores relativos ao nível da água, ao navio e ao relativos ao fundo (Figura 1), com base em modelos de previsão e monitoramento.
b) Calado Máximo Operacional (CMO): também conhecido como Calado Máximo Recomendado (CMR), é o calado máximo para o qual uma embarcação pode ser carregada em um dado conjunto de condições, mantendo a suficiente FAQ para garantir a passagem segura através de um canal de acesso, canais internos ou de aproximação, bacias de evolução e dos berços, e cujo valor é determinado pela Autoridade Marítima, sob coordenação da Autoridade Portuária.
c) Margem de Manobrabilidade (MM) é a distância mínima entre o fundo da via navegável e o ponto mais baixo da estrutura do navio de projeto, abaixo da qual a sua habilidade de manobra será degradada em determinada velocidade, podendo tornar-se insuficiente para manter o fluxo de água abaixo e em seu entorno, comprometendo a sua segurança.
d) Para todos os efeitos a FAQ bruta não pode ser menor que a Margem de Manobrabilidade (MM).
e) Efeito Squat (agachamento) é a redução da folga abaixo da quilha, causada pelo movimento relativo do casco do navio através do corpo de água ao redor, ao navegar em águas rasas.
(B) DET PELA AP, SOB COORDENAÇÃO DA AM CONSOANTE LEI DOS PORTOS
De acordo com a NORMAM 33, recomenda-se utilizar como Margem de Manobrabilidade (MM) mínima de:
a) 1% do calado ou 0,6m, o que for maior.
b) 5% do calado ou 0,5m, o que for maior.
c) 5% do calado ou 0,6m, o que for maior.
d) 5% do calado ou 0,1m, o que for maior.
e) 1% do calado ou 1,0m, o que for maior.
(C)
De acordo com a NORMAM 33, no que concerne à determinação da FDAQ, assinale a alternativa que corresponde a uma atribuição da Autoridade Marítima:
a) Estabelecer o sistema a ser utilizado para determinação da FDAQ.
b) Encaminhar a documentação técnica contendo a descrição do sistema em questão, garantindo que a mesma seja mantida atualizada.
c) Operar e manter tal sistema com pessoal habilitado bem como suas partes componentes ou contratar empresas qualificadas para tal.
d) Analisar os estudos e relatórios para o estabelecimento de sistemas de FDAQ.
e) Responsabilizar-se legalmente pela validade da informação advinda desse sistema na determinação e alteração dos calados operacionais em sua área portuária.
(D) AM- ANALISA E EMITE
De acordo com a NORMAM 33, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: O sistema para determinação da FDAQ deve ser composto por equipamentos, sensores e recursos computacionais (“hardware” e “software”) capazes de monitorar as condições ambientais em tempo real e prever as condições meteorológicas para, no mínimo, as próximas _________ horas, ampliando o período de operação desses navios nos portos que possuam esses recursos, permitindo uma condição de carregamento dos navios que irão transitar por seus canais e bacias de manobra.
a) Seis
b) Doze
c) Vinte e quatro
d) Trinta e seis
e) Quarenta e oito
24 H
De acordo com a NORMAM 33, na área de interesse para a implantação do sistema de cálculo e previsão de FDAQ, os seguintes dados ambientais deverão ser adquiridos e armazenados pelo período de um ano, com à exceção de:
a) Altura do nível do mar.
b) Direção, período e altura significativa de ondas.
c) Campo vetorial de correntes (rumo e velocidade).
d) Campo vetorial de ventos (direção e intensidade).
e) Visibilidade meteorológica
(E)
De acordo com a NORMAM 33, acerca do parecer da Autoridade Marítima sobre o software empregado no cálculo/previsão da FDAQ, assinale a alternativa incorreta:
a) Depois de recebidos os relatórios previstos enviados pela AP, a DL/AG encaminhará o seu juízo de valor com as suas conclusões à CP, quando se tratar de sistema de FDAQ a ser implantado em portos e terminais de suas áreas de jurisdição.
b) Quando se tratar de área afeta às CP, a análise será exclusiva dessa Organização Militar e da Autoridade Portuária.
c) Caso necessário, a CP solicitará apoio à DPC para realizar as suas avaliações, por meio do Grupo Especial de Avaliação de Parâmetros Operacionais Portuários (GEAP), encaminhando análise preliminar sobre o assunto.
d) Após a análise de todo o processo, o Capitão dos Portos encaminhará ofício ao seu respectivo Comando de Distrito Naval para conhecimento, informando suas conclusões.
e) Quando solicitado pela AM para o fim de reconstituição de eventos, ou apuração de infrações ou fornecimento de subsídios para oitivas de Inquéritos Administrativos sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), devem ser fornecidos os dados armazenados no sistema.
(B) SÓ DESSA OM
De acordo com a NORMAM 33, acerca do parecer da Autoridade Marítima sobre o software empregado no cálculo/previsão da FDAQ, assinale a alternativa incorreta: *
1 point
a) A operação, manutenção e atualização do sistema são de total responsabilidade da AP, ou das Administrações Portuárias, conforme o caso, e da empresa contratada e seus operadores, não cabendo à AM qualquer participação.
b) A ocorrência de erros, falhas e acidentes serão objeto de enquadramento de infrações no Decreto no 2.596/98 ou de instauração de IAFN.
c) O emprego de sistemas de FDAQ utilizados em auxílio às manobras e navegações de praticagem ou ao Comandante do navio, que não impliquem em redução das FAQ mínimas ou dos CMR máximos estabelecidos formalmente pela AP nas diferentes regiões do porto/terminal ou para cada navio-tipo, em coordenação com a AM, também serão objeto de avaliação desta norma.
d) Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor de Portos e Costas, ouvidos os demais Representantes da Autoridade Marítima.
e) Considerando o pioneirismo na utilização da FDAQ, a presente norma e os pareceres emitidos poderão ser revistos, estabelecendo novas condições para utilização dos sistemas, de forma a garantir a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica.
(C) NÃO SERÃO OBJETO DESSA NORMA