34 - N 02 CAP 06 Flashcards
De acordo com a NORMAM 02, algumas embarcações estão dispensadas da atribuição de borda livre. Assinale a alternativa que não apresenta uma embarcação dispensada:
a) AB igual a 50;
b) Embarcações de pesca;
c) Comprimento de regra (L) inferior a 20 m;
d) Navios de guerra.
e) Embarcações destinadas exclusivamente a esporte e/ou recreio e comprimento menor que 24 m;
(B)
ATT, NÃO DISPENSADA
De acordo com a NORMAM 02, acerca da definição de convés de Borda Livre, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - É aquele a partir do qual se mede a borda livre. É o convés completo mais elevado que o navio possui, de tal forma que todas as aberturas situadas nas partes expostas do mesmo disponham de meios permanentes de fechamento que assegurem sua estanqueidade.
II - Um convés inferior poderá ser adotado como convés de borda-livre, sempre que seja um convés completo e permanente, contínuo de proa a popa, pelo menos entre o espaço das máquinas propulsoras e as anteparas dos pique tanques, e contínuo de bordo a bordo. Se for adotado esse convés inferior, a parte do casco que se estende acima do convés de borda-livre, não será considerada como uma superestrutura para efeito do cálculo de borda-livre.
III - Nas embarcações que apresentem o convés de borda livre descontínuo, a linha mais baixa do convés exposto e o prolongamento de tal linha paralela à parte superior do convés, deverá ser considerada como o convés da borda livre.
I- V
II- F- SERÁ CONSIDERADA UMA SUPER ESTRUTURA
III- V
I – O Comprimento de Regra (L) é utilizado para o cálculo da borda-livre e significa 96 por cento do comprimento total da linha d’água correspondente a 85% da menor distância vertical entre o topo da quilha e o topo do vau do convés da borda livre (menor pontal moldado - p) ou o comprimento compreendido entre a roda de proa e o eixo da madre do leme, medido na mesma linha d’água, se esse último for maior.
II - Em navios projetados com inclinação de quilha, a linha d’água na qual o comprimento de regra deve ser medido, será paralela à linha d’água de projeto.
III - Na determinação do comprimento de regra (L) de uma barcaça sem propulsão e de convés corrido, será considerado 96% do comprimento total da linha de flutuação paralela, situada acima da face superior da quilha igual a 85% do menor pontal moldado.
IV - Na determinação do comprimento (L) deverá ser considerado o casco da embarcação, não sendo computado nenhum acréscimo devido a existência de apêndices, leme e talhamar ou cadaste (em barcos de madeira).
TUDO VERDADEIRO
De acordo com a NORMAM 02, assinale a alternativa incorreta:
(a) A meia-nau está localizada no meio do comprimento de regra (L), sendo esse comprimento medido a partir do ponto de interseção da face externa da roda de proa com a linha de flutuação na qual o mesmo foi definido.
(b) A Perpendicular de Vante deverá ser considerada na extremidade de vante do comprimento de regra (L), no ponto de interseção da parte de vante da roda de proa com a linha d’água na qual aquele comprimento foi medido.
(c) Boca é a largura máxima do navio, em metros, medida na meia-nau até a linha moldada das cavernas em embarcações de casco metálico, ou até a superfície externa do casco em embarcações de casco não metálico.
(d) Pontal Moldado é a distância vertical, em metros, medida junto ao bordo na meia-nau, desde a face superior da quilha até o topo do vau do convés de borda-livre.
(e) O Pontal de Borda Livre é igual ao pontal moldado (P) menos a espessura do trincaniz
(E) MAIS O TRINCANIZ
De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I – Comprimento Real de Superestrutura (S) é o comprimento da parcela da superestrutura situada entre as perpendiculares de vante e de ré, ou seja, dentro dos limites do comprimento L.
II – Comprimento Efetivo de Superestrutura (E ) é igual ao produto do comprimento real da superestrutura (S) com a relação entre a largura da superestrutura, na metade do seu comprimento, e a boca da embarcação no mesmo local de medição.
III – Altura de Superestrutura (he) é a maior distância vertical, em metros, medida na lateral da superestrutura, a partir do topo dos vaus do convés da superestrutura até o convés de borda livre, reduzida da diferença entre o pontal para a borda-livre (D) e o pontal moldado (P).
I- V
II- V
III- F - MENOR
De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa incorreta:
( ) Barcaça é qualquer embarcação de carga que, geralmente, não é tripulada, não possui sistema de propulsão próprio, possui uma relação entre a boca e o calado superior a 3 e entre a boca e pontal superior a 6.
( ) Ângulo de Alagamento é o ângulo de inclinação transversal no qual submergem as aberturas no casco e ou superestruturas que não podem ser fechadas e ou tornadas estanques ao tempo (“weathertight”). As pequenas aberturas através das quais não pode haver um alagamento progressivo, não precisam ser consideradas abertas na determinação desse parâmetro.
( ) Embarcação de passageiro é toda embarcação que transporte mais de 12 passageiros;
BIZU! H<p> B/P, ENTÃO B/H=6 E B/P=3
F) B/H=6 E B/P=3
(V
(F) AGORA É QLQR QTE PASSAGEIROS</p>
De acordo com a NORMAM 02, correlacione as colunas e assinale a alternativa correta:
(1)TIPO A (2)TIPO B (3)TIPO C (4)TIPO D (5)TIPO E
( )São todas as embarcações de casco metálico ou de material sintético que possuem aberturas de escotilha, as quais podem ser fechadas e tornadas estanques ao tempo (“weathertight”), e cujas demais aberturas no costado (abaixo do convés de bordalivre), podem ser fechadas e tornadas estanques à água (“watertight”).
( )São todas as embarcações de casco metálico ou de material sintético que apresentam aberturas no convés principal (incluindo as aberturas de escotilha) ou nos costados que não podem ser fechadas e tornadas estanques ao tempo (“weathertight”).
( )São as embarcações de casco de madeira cujas aberturas no convés de borda livre podem ser fechadas e tornadas estanques ao tempo (“weathertight”).
( )São todas as embarcações de casco metálico ou de material sintético que não apresentam aberturas de escotilha, sendo o acesso ao interior do casco (ou dos tanques) proporcionado apenas através de pequenas aberturas, tais como escotilhões, agulheiros, portas ou portas de visita, fechadas e tornadas estanques à água (“watertight”) por tampas de aço ou material equivalente, caracterizando, dessa forma, alta resistência ao alagamento
( )São embarcações de casco de madeira cujas aberturas no convés principal ou costados não podem ser fechadas e tornadas estanques ao tempo (“weathertight”).
2 // 3 // 4 // 1 // 5
BIZU
2 ÚLTIMAS SÃO NÃO METÁLICAS (D, E)
=> NÃO ESTANQUE AO TEMPO: C ABERT CP =>ESTANQUES A ÁGUAS: 1ª É 2ª PODE SER
NÃO-ESC/ESC/CP/BL/CP
De acordo com a NORMAM 02, assinale a alternativa incorreta:
a) A área de navegação interior pode ser dividida em área 1 ou área 2.
b) Área 1 são áreas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações.
c) Área 2 são áreas parcialmente abrigadas, onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré, que dificultem o tráfego das embarcações.
d) As áreas da navegação interior consideradas como área 2, para efeito de aplicação da presente norma, estão descritas nas Normas e Procedimentos das CP e CF (NPCP/NPCF).
e) As embarcações que operem nas duas áreas de navegação (1 e 2) deverão atender integralmente aos requisitos técnicos estabelecidos para as embarcações que operam na área de navegação 2, somente quando estiverem navegando nessa área.
(E) ATENDER INTEGRALMENTE
De acordo com a NORMAM 02, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta a cerca dos procedimentos para determinação do pontal moldado (P):
I- Nas embarcações de madeira ou de construção mista estas medidas serão tomadas a partir da aresta superior do alefriz da quilha.
II- Quando a parte inferior da embarcação, em seu centro, apresentar uma concavidade ou quando existirem chapas de resbordo de grande espessura, esta distância será medida desde o ponto em que a superfície interna do chapeamento do fundo, prolongada para o interior, intercepte a face lateral da quilha.
III- Nas embarcações que tiverem trincaniz arredondado, o pontal moldado será medido até o ponto de interseção das linhas imaginárias correspondentes ao prolongamento das linhas moldadas do convés e do costado.
IV-Quando o convés de borda livre apresentar um degrau e a parte elevada desse convés se estender além do ponto em que será determinado o pontal moldado, este será medido até a linha de referência correspondente ao prolongamento da parte inferior desse convés, paralelamente à parcela mais elevada.
I- F- SUPERIOR
II- V
III- V
IV- V
De acordo com a NORMAM 02, acerca dos procedimentos para avaliar e um dispositivo pode ser considerado estanque ao tempo, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
( )Fechar o objeto de ensaio e apertar seus atracadores com auxílio de ferramentas, exceto onde previsto em projeto;
( )Aplicar um jato d’água (borrifo) de 2 kg/cm² de pressão, a uma distância entre 2,5 e 3 m, por no mínimo 3 minutos e com um ângulo de inclinação de 45°;
( )A aplicação do jato deve ser rápida e gradual ao redor de toda área de vedação;
( )O diâmetro mínimo do esguicho da mangueira deve ser de 12 mm.
estanque ao tempo
F- COM AS MÃOS, S AUX DE FERRAMENTA
V
F LENTA E GRADUAL
F 16,0 mm
De acordo com a NORMAM 02, acerca dos procedimentos para avaliar e um dispositivo pode ser considerado estanque a água , julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Para qualquer item ser considerado estanque a água (“watertight”) não poderá ser observado qualquer vazamento no lado contrário à aplicação do jato.
II - Aplicar, lenta e gradualmente ao redor de toda a área de vedação, um jato sólido de 2 kg/cm² a uma distância máxima de 1,5 m e um ângulo de 45° , exceto entre as tampas de escotilha ou na união de painéis, onde o ângulo de aplicação do jato deve ser de 90°;
III - O diâmetro mínimo do esguicho da mangueira deve ser de 12,5 mm.
estanque a água
I- V
II- V
III- V
De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos para superestruturas fechadas, assinale a alternativa incorreta:
(a) As anteparas e a cobertura que a limitam sejam metálicas ou de material sintético e estejam adequadamente estruturadas e permanentemente instaladas;
(b) As aberturas de acesso nessas anteparas limites e as demais aberturas nas laterais ou extremidades da superestrutura sejam reforçadas por meio de uma gola e estejam dotadas de dispositivos de fechamento de material metálico ou sintético, permanentes e fixos à antepara, reforçados e instalados de tal forma que o conjunto apresente um padrão de resistência equivalente ao da própria antepara, como se fosse contínua;
(c) Os dispositivos de fechamento devem ser estanques ao tempo quando estiverem fechados, sendo que os dispositivos para assegurar a estanqueidade do fechamento devem ser fixos e serão acionados de ambos os lados da antepara ou a partir de um convés acima;
(d) Devem existir meios independentes de acesso aos locais da tripulação, máquinas, paióis, passadiço ou conveses elevados, utilizáveis em qualquer momento quando as aberturas das anteparas estiverem fechadas;
(e) Um passadiço ou um tombadilho serão considerados uma superestrutura fechada exceto se estiverem dotados de acesso para que a tripulação possa chegar às máquinas e demais lugares de trabalho, a partir do interior da superestrutura, por meios que possam ser utilizados em qualquer instante quando estiverem fechadas as aberturas das anteparas externas;
(E) NÃO SERÃO CONSIDERADOS
De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos para vigias e olhos de boi existentes nos costados abaixo do convés de borda-livre de embarcações dos tipos “A”, “B” ou “D”, assinale a alternativa incorreta:
(a) Ser estanque à água;
(b) Ser de construção sólida;
(c) Ser provida de vidros temperados de espessura compatível com seu diâmetro;
(d) Podem ser do tipo “removível”;
(e) Caso rebatíveis, deverão permanecer fechadas quando em viagem, devendo tal observação constar do Certificado de Segurança da Navegação e do Certificado Nacional de Borda Livre da embarcação.
(D) NÃO REMOVÍVEL
De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos técnicos para as embarcações na área 1, assinale a alternativa incorreta:
(a) As portas externas que possibilitem, direta ou indiretamente, o acesso ao interior de qualquer compartimento localizado abaixo do convés de borda livre ou ao interior de uma superestrutura fechada, deverão ter uma soleira mínima de 100 mm. .
(b) Os escotilhões e as aberturas de escotilha deverão possuir braçola de pelo menos 150 mm de altura e, também, ser dotados de tampas que possam ser fixadas às braçolas. As embarcações dos tipos “C” e “E” estão dispensadas da obrigatoriedade de possuírem tampas de escotilha ou dos escotilhões..
(c) As tampas das aberturas de escotilha, dos escotilhões e seus respectivos dispositivos de fechamento, quando existentes, terão resistência suficiente que permita satisfazer as condições de estanqueidade previstas para o tipo de embarcação considerada e deverão apresentar todos os elementos necessários para assegurar a estanqueidade .
(d) A altura das braçolas poderá ser reduzida ou até suprimida, a critério da DPC, desde que a segurança da embarcação não seja comprometida por este motivo em qualquer condição de mar.
(e) Portas de visita e aberturas para retiradas de equipamentos, fechadas por intermédio de tampas aparafusadas e que sejam estanques à água (“watertight”) não estão sujeitas a qualquer requisito de altura mínima de braçola.
(A) 150mm
De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos técnicos para as embarcações na área 1, complete as lacunas e assinale a alternativa correta: As aberturas no costado de embarcações dos tipos “A”, “B” ou “D”, incluindo vigias e olhos de boi, deverão estar posicionadas de forma que sua aresta inferior esteja a pelo menos _______ acima da linha d’água carregada, em qualquer condição esperada de trim. Para as embarcações dos tipos “C” ou “E” essa distância não deverá ser inferior a _______.
(a) 300mm / 400mm
(b) 300mm/ 500mm
(c) 400mm / 300mm
(d) 500mm / 300mm
(e) 400mm / 500mm
300//500
De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos técnicos para as embarcações na área 1, assinale a alternativa incorreta:
(a) Os suspiros externos, situados acima do convés de borda-livre, deverão apresentar a extremidade superior do suspiro em forma de “U” invertido ou com arranjo que proteja a sua abertura da entrada de água proveniente das intempéries e a distância vertical entre o ponto a partir da qual a água efetivamente tem acesso ao tanque ou compartimento abaixo e o convés onde o suspiro se encontra instalado maior ou igual a 450 mm.
(b) Os suspiros dos tanques ou compartimentos que apresentem efeito de superfície livre desprezível, bem como os de caixas de mar, estão isentos do cumprimento dos requisitos de altura estabelecidos na norma.
(c) Os dutos de ventilação ou exaustão destinados aos espaços situados abaixo do convés de borda livre deverão apresentar a borda inferior de sua extremidade externa com pelo menos 450 mm de altura acima do referido convés. Os dutos de ventilação e exaustão dos espaços abertos de embarcações dos tipos “C” ou “E” poderão ser dispensados do atendimento desse requisito, a critério da DPC;
(d) Dispositivos de iluminação e ou ventilação natural (alboios) de compartimentos situados abaixo do convés de borda-livre, que estão situados imediatamente acima do referido convés, deverão ser estanque ao tempo (ou dispor de meios que possibilitem o seu fechamento estanque ao tempo), ser dotado de vidros com espessura compatível com sua área e máxima dimensão linear e apresentar braçolas com, pelo menos, 150 mm de altura.
(e) Quando a descarga se dá por gravidade e a distância vertical entre o ponto de descarga no costado e a extremidade superior do tubo for maior ou igual a 1,20 m as válvulas poderão ser de fechamento com retenção;
(e) NÃO TEM VÁLV C FECHAMENTO DE RETENÇÃO
De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos técnicos para as embarcações na área 1, assinale a alternativa incorreta:
(a) Deverá ser prevista uma passagem permanentemente desobstruída de proa à popa da embarcação com largura mínima de acordo com a norma, a qual não poderá ser efetivada por cima de tampas de escotilhas.
(b) Em todas as partes expostas dos conveses de borda-livre e das superestruturas deverá haver eficientes balaustradas ou bordas falsas, que não poderão ser removíveis ou rebatíveis. Poderá ser dispensada a instalação dessa borda falsa ou balaustrada, sempre que, a critério da DPC, a mesma interferir nas operações normais do navio, desde que seja garantida uma proteção adequada à tripulação e/ou aos passageiros.
(c) As balaustradas e bordas falsas deverão, a princípio, possuir uma altura não inferior a 1,0 m. Essa altura poderá ser reduzida, a critério da DPC, sempre que interferir nas operações normais do navio.
(d) A abertura inferior da balaustrada deverá apresentar altura menor ou igual a 230 mm e os demais vãos não poderão apresentar altura superior a 380 mm. No caso de embarcações com bordas arredondadas, os suportes das balaustradas deverão ser colocados na parte plana do convés..
(e) Apenas embarcações tripuladas ou de passageiros e embarcações não tripuladas que, por razões operacionais, necessitem de pessoal a bordo para sua operação normal devem cumprir os requisitos referentes à balaustrada e borda falsa.
(B) PODEM SER REBATÍVEIS OU REMOVÍVEIS
De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos técnicos para embarcações operando na área 2, assinale a alternativa incorreta:
(a) A embarcação deverá ser do tipo “A”, “B”, “D” ou “E”.
(b) Embarcações do tipo “C” podem ser designadas para navegação na área 2, desde que apresentem características de construção e ou operação especiais que, a critério da DPC, possibilitem condições de flutuabilidade e estabilidade satisfatórias, mesmo com os porões totalmente alagados comprovado através de cálculos feitos por engenheiro naval e/ou eficiente esgoto dos porões, impossibilitando o alagamento.
(c) As portas externas que possibilitem, direta ou indiretamente, o acesso ao interior de qualquer compartimento localizado abaixo do convés de borda livre deverão apresentar uma soleira mínima de 260 mm.
(d) Os escotilhões existentes no convés de borda livre deverão apresentar uma braçola com, pelo menos, 260 mm de altura, enquanto que em qualquer outro convés deverão possuir uma braçola mínima de 150 mm. O fechamento de um escotilhão existente no convés de borda-livre deverá ser necessariamente efetuado por intermédio de tampas com atracadores permanentemente fixados.
(e) As braçolas de escotilha existentes no convés de borda-livre deverão apresentar uma altura de pelo menos 260 mm, enquanto as braçolas de escotilhas em qualquer outro convés deverão apresentar uma altura de pelo menos 150 mm.
(A) BAD
De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos técnicos para embarcações operando na área 2, assinale a alternativa incorreta:
(a) As embarcações do tipo “E” poderão ser autorizadas a operar na região amazônica na área 2, desde que não possuam aberturas no costado que não possam ser fechadas e tornadas estanques à água, e que as aberturas existentes no convés de borda-livre que não possam ser tornadas estanques ao tempo possuam braçolas ao redor de toda a abertura, com altura de, pelo menos, 380mm. A menor distância transversal entre as extremidades das aberturas no convés principal e as bordas da embarcação deve ser maior que 30% do valor da boca.
(b) As aberturas no costado deverão possuir tampas estanques à água ou vigias e olhos de boi que atendam aos requisitos constantes na norma e deverão estar posicionadas de forma que sua aresta inferior esteja a pelo menos 500 mm acima da linha d’água carregada, em qualquer condição esperada de trim.
(c) Os suspiros externos, situados acima do convés de borda-livre, deverão apresentar uma distância vertical entre o ponto a partir do qual a água efetivamente tem acesso ao tanque ou compartimento abaixo e o convés onde o suspiro se encontra instalado maior ou igual a 760 mm, quando o convés for o convés de borda-livre ou 450 mm nos demais casos.
(d) Os dutos de ventilação ou exaustão destinados aos espaços situados abaixo do convés de borda livre, deverão apresentar a borda inferior de sua extremidade externa com, pelo menos, 500mm de altura do referido convés.
(e) Dispositivos de iluminação e ou ventilação natural (alboios) de compartimentos situados imediatamente acima do convés de borda-livre e que se destinem a compartimentos sob o referido convés deverão ser estanque ao tempo (ou dispor de meios que possibilitem o seu fechamento estanque ao tempo), ser dotado de vidros com espessura compatível com sua área e máxima dimensão linear e apresentar braçolas com, pelo menos, 260 mm de altura.
(D) 760 mm
De acordo com a NORMAM 02, acerca dos requisitos adicionais para embarcações do tipo B que operam em área 2 da Bacia do Sudeste, que compreende as Lagoas dos Patos e Mirim, os Rio Guaíba, Jacuí, Caí, Taquari, dos Sinos, Gravataí, e o Canal de São Gonçalo, a extremidade, mais próxima da proa, da aresta superior do tronco ou da braçola de escotilha, no local onde se dá a interface com as tampas de escotilha, deverá se situar a uma distância vertical acima da linha d’água correspondente ao calado máximo da embarcação de, pelo menos:
(a) 0,50m
(b) 0,80m
(c) 1,00m
(d) 1,50m
(e) 2,0 m
(E) 2,0 m