34 - N 01 CAP 07 Flashcards
De acordo com a NORMAM 01, as alternativas abaixo apresentam embarcações dispensadas da atribuição de borda-livre, com a exceção de:
(a) Comprimento de regra (L) inferior a 20 m;
(b) Arqueação Bruta menor ou igual a 50;
(c) Embarcações destinadas exclusivamente a esporte ou recreio;
(d) Embarcações de pesca;
(e) Navios de guerra.
(D)
De acordo com a NORMAM 01, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- Comprimento Total é a distância horizontal medida entre os pontos extremos de proa e popa, sendo que, no caso de veleiros, deve-se considerar o mastro de proa;
II- Passageiro é toda pessoa que não seja o Comandante e os membros da tripulação ou outras pessoas empregadas ou ocupadas, sob qualquer forma, a bordo da embarcação, em serviços que lhe digam respeito, exceto uma criança com menos de um ano de idade;
III- Embarcação de pesca é toda embarcação de carga empregada na captura de recursos vivos do mar e das águas interiores.
I- F - NÃO CONSIDERA O MASTRO
II- F - CRIANÇAS COM - DE 1 ANO N É PASSAG
III - V
De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica de uma barcaça:
a) transporta carga ou passageiros
b) não é tripulada
c) não possui sistema de propulsão próprio
d) relação entre a boca e o calado superior a 6,0
e) relação entre a boca e o pontal superior a 3,0
(A)
BIZU:
P > H . A RAZÃO B/P < B/H
De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa que corresponde a uma embarcação SOLAS:
a) navios com comprimento de regra inferior a 24 metros
b) navios de pesca
c) navios de carga com arqueação bruta igual a 500
d) navios de passageiros com arqueação bruta inferior a 500 que não efetuem viagens internacionais
e) navios de madeira, de construção primitiva
(C)
De acordo com a NORMAM 01, assinale a alternativa incorreta:
(a) Ângulo de alagamento é o ângulo de inclinação horizontal no qual submergem as aberturas no casco e/ou superestruturas que não podem ser fechadas e/ou tornadas estanques ao tempo;
(b) Para avaliar se um dispositivo pode ser considerado estanque ao tempo é necessário aplicar um jato d’água (borrifo) de 2 Kg/cm² pressão, a uma distância entre 2,5 e 3 metros, por no mínimo 3 minutos e com um ângulo de inclinação de 45° e o diâmetro mínimo do esguicho da mangueira deve ser de 16mm;
(c) Para avaliar se um dispositivo pode ser considerado estanque à Água é necessário aplicar um jato sólido de 2 Kg/cm² de pressão, a uma distância máxima de 1,5 m e um ângulo de 45°, exceto nas tampas de escotilha ou na união de painéis, onde o ângulo de aplicação do jato deve ser de 90° e o diâmetro mínimo do esguicho da mangueira deve ser de 12,5mm.
(d) As embarcações SOLAS devem atender integralmente aos requisitos constantes na Convenção Internacional de Linhas de Carga;
(e) Para efeito do capítulo de borda livre e estabilidade intacta, embarcação de passageiros é toda embarcação que transporte mais de doze passageiros.
(A) ÂNGULO TRANSVERSAL
De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos técnicos para embarcações “NÃO-SOLAS”, preencha as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta:
Portas externas de acesso ao interior de qualquer compartimento deverão apresentar uma soleira mínima de ______ mm.Os escotilhões existentes no convés de borda-livre deverão apresentar uma braçola com, pelo menos, _______ mm de altura, enquanto que em qualquer outro convés deverão possuir uma braçola mínima de ______ mm. O fechamento de um escotilhão deverá ser necessariamente efetuado por intermédio de tampas com atracadores permanentemente fixados.
380/380/150
De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos técnicos para embarcações “NÃO-SOLAS”, preencha as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta: As braçolas de escotilha existentes no convés de borda-livre deverão apresentar uma altura de, pelo menos, _______ mm, enquanto as braçolas de escotilha em qualquer outro convés deverão apresentar uma altura de pelo menos_______mm.
600-150
De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos técnicos para embarcações “NÃO-SOLAS”, assinale a alternativa incorreta:
(a) A altura das braçolas poderá ser reduzida ou até suprimida, a critério da DPC, desde que a segurança da embarcação não seja comprometida por este motivo em qualquer condição de mar;
(b) Porta de visita e aberturas para retiradas de equipamentos, fechadas por intermédio de tampas aparafusadas e que sejam estanques à água, estão sujeitas ao requisito de altura mínima de braçola;
(c) As aberturas no costado deverão possuir tampas estanques à água ou vigias e olhos de boi deverão estar posicionadas de forma que sua aresta inferior esteja a, pelo menos, 500 mm acima da linha d’água carregada, em qualquer condição esperada de trim.
(d) Não serão exigidas saídas d’água nas bordas falsas situadas na proa das embarcações;
(e) Os suspiros dos tanques de armazenamento de água doce, de óleo diesel ou de óleo lubrificante, dos tanques de lastro profundo com altura maior que a largura ou de caixas de mar, que apresentem efeito de superfície livre desprezível, estão isentos do cumprimento dos requisitos de altura mínima para os suspiros.
(B) NÃO ESTÃO SUJEITAS
De acordo com a NORMAM 01, as vigias e olhos de boi existentes nos costados abaixo do convés de borda livre deverão apresentar as seguintes características, exceto:
a) ser estanque à água
b) ser estanque ao tempo
c) ser dotada de tampa de combate
d) ser de construção sólida
e) ser provida de vidros temperados de espessura compatível com seu diâmetro.
(B)
De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos técnicos para embarcações “NÃO-SOLAS”, preencha as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta: A distância vertical entre o ponto mais baixo do fundo do “U” (“pescoço” do suspiro) e o convés onde o mesmo se encontra instalado deve ser maior ou igual a ______ mm, quando o convés for o convés de borda-livre, ou ______ mm nos demais casos.
750 - 450
BIZU
SUSPIRO => 7 E MEIO=> 750, A SOMA É 12, 750 - 450
De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos técnicos para embarcações “NÃO-SOLAS”, assinale a alternativa incorreta:
(a) Os dutos de ventilação ou exaustão destinados aos espaços situados abaixo do convés de borda livre deverão apresentar sua extremidade superior externa dotada de meios de fechamento de estanques ao tempo (“weathertight”), através de atracadores permanentemente fixados.
(b) Dispositivos de iluminação e/ou ventilação natural (alboios) situados imediatamente acima do convés de borda-livre e que se destinem a compartimentos sob o referido convés deverão ser dotados de vidros de espessuras compatível com sua área e máxima dimensão linear, sem necessitar, contudo, de serem providos de tampas de combate e deverão apresentar braçolas com, pelo menos, 380 mm de altura.
(c) A extremidade no costado dos tubos de descarga de águas servidas deverão ser dotadas de válvulas de retenção e fechamento (combinadas ou não) facilmente acessíveis, exceto nos casos em que a descarga se dá por gravidade e a distância vertical entre o ponto de descarga no costado e a extremidade superior do tubo seja maior ou igual a 2,00m, quando então as válvulas poderão ser de fechamento sem a retenção.
(d) Em todas as partes expostas dos conveses de borda livre e das superestruturas deverá haver eficientes balaustradas ou bordas falsas com altura não inferior a 1,0 metro. Essa altura poderá ser reduzida ou até suprimida, a critério da DPC sempre que interferir nas operações normais da embarcação, desde seja garantida uma proteção adequada à tripulação e/ou aos passageiros.
(e) Deverá ser prevista uma passagem permanentemente desobstruída de proa a popa da embarcação com, pelo menos, 80 cm de largura cada, a qual poderá ser efetivada por cima de tampas de escotilhas.
(E) NÃO PODERÁ SER POR CIMA DE TAMPA DE ESCOTILHA.
De acordo com a NORMAM 01, acerca dos requisitos técnicos para embarcações “NÃO-SOLAS”, preencha as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta: A abertura inferior da balaustrada deverá apresentar altura menor ou igual a _______ mm e os demais vãos não poderão apresentar altura superior a ______ mm. No caso de navios com bordas arredondadas, os suportes das balaustradas deverão ser colocados na parte plana do convés.
(a) 230 / 350;
(b) 230 / 380;
(c) 250 / 350;
(d) 250 / 380;
(e) 280 / 350.
(B)
BIZU=> 230+380= 610=> 6+1+0=7
De acordo com a NORMAM 01, acerca de embarcações NÃO SOLAS, assinale a alternativa incorreta:
(a) O valor mínimo para a borda livre será igual à distância vertical, medida na meia-nau, entre a face superior do trincaniz do convés de borda livre e uma linha de flutuação, flutuação, paralela à linha d’água de projeto, que intercepta a perpendicular de vante no ponto correspondente à altura mínima de proa.
(b) A Borda-Livre mínima não poderá ser inferior a 200 mm, exceto em função da correção para a Posição da Linha de Convés;
(c) As embarcações deverão apresentar resistência estrutural e estabilidade intacta satisfatória no calado correspondente à borda livre mínima atribuída. Caso essa borda livre acarrete um calado maior do que o calado máximo considerado pelo projetista, a borda livre mínima deverá ser aumentada de forma a coincidir com o calado máximo.
(d) Eventuais solicitações para isenção do requisito de altura mínima de proa estabelecido na Convenção Internacional de Linhas de Cargas serão avaliadas caso a caso pela DCP;
(e) A marca de linha de convés é uma linha horizontal de 300 mm de comprimento e 25 mm de largura, fixada em ambos os bordos da embarcação, centrada na meia-nau e com aresta superior coincidindo com a interseção entre o prolongamento da face superior do convés da borda livre e a face externa do chapeamento do costado.
(B) 100mm
De acordo com a NORMAM 01, acerca da marca de linha de carga (DISCO DE PLIMSOLL), julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
I- Essa marca deverá ser fixada em ambos os bordos da embarcação, de forma que o centro do anel seja colocado à meia-nau e a uma distância vertical acima da aresta superior da Linha do Convés igual à borda-livre atribuída;
II- Quando a borda-livre for atribuída pelas Capitanias dos Portos ou Fluviais (CP ou CF), Delegacias (DL) ou pela GEVI, deverão ser fixadas, em ambos os bordos da embarcação, as letras “C” e “P”, respectivamente à esquerda e à direita da marca de linha e carga e acima da linha horizontal;
III- Quando a borda-livre for atribuída por uma Sociedade Classificadora ou Entidade Especializada deverão ser fixadas as letras correspondentes a cada entidade.
I - F - ABAIXO DA LINHA CONVÉS
II- V
III- V
De acordo com a NORMAM 01, acerca da marca de água doce, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta:
( )Consiste em duas linhas horizontais e uma vertical, todas com 25 mm de largura, sendo que a linha vertical deve ser posicionada 650 mm a ré do centro da marca de linha de carga, unindo as duas linhas horizontais com 300 mm cada. A distância vertical entre as duas linhas horizontais deve ser igual à correção para a navegação em água doce;
( )Todas as marcas devem estar permanentemente fixadas em ambos os bordos da embarcação, sendo que para os navios de aço devem ser soldadas ou buriladas de forma permanente.
( )As marcas serão pintadas em branco ou amarelo quando fixadas em fundo escuro ou em preto com fundo claro.
F - É A VANTE.
V
V
De acordo com a NORMAM 01, acerca do certificado de borda livre de embarcações NÃO SOLAS, assinale a alternativa incorreta:
(a) As embarcações “Não SOLAS” que não sejam dispensadas de atribuição de borda-livre deverão ser portadoras de um Certificado Nacional de Borda-Livre para a Navegação de Mar Aberto;
(b) O Certificado Nacional de Borda Livre para a Navegação de Mar Aberto poderá ser emitido, para as embarcações EC1, pelas Sociedades Classificadoras reconhecidas para atuarem em nome do Governo Brasileiro na navegação de mar aberto, pelas Entidades Certificadoras ou pelo GVI.
(c) Para as embarcações EC2 sujeitas à borda livre e não classificadas, o certificado poderá ser emitido pelas CP/DL/AG ou por uma Entidade Certificadora.
(d) As embarcações classificadas terão os seus certificados emitidos obrigatoriamente pelas Sociedades Classificadoras;
(e) O Certificado terá validade de, no máximo, dois anos.
(E) 5 ANOS
De acordo com a NORMAM 01, acerca do certificado de borda livre de embarcações NÃO SOLAS, assinale a alternativa incorreta:
(a) Os cálculos necessários para a determinação da borda livre deverão ser apresentados sob a forma das Notas para a Marcação da Borda Livre Nacional (Navegação de Mar Aberto).
(b) Quando o Certificado for emitido pela GEVI ou pelas CP, DL ou AG, os cálculos serão efetuados pelo técnico responsável contratado pelo construtor, armador ou proprietário, devidamente regularizado perante o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de jurisdição do estaleiro construtor ou do órgão de inscrição da embarcação, que será responsável pela exatidão das informações contidas nas notas, sendo que, para melhor caracterizar essa responsabilidade, o responsável técnico deverá também apresentar uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente aos serviços executados.
(c) As Sociedades Classificadoras e as Entidades Certificadoras poderão exigir a apresentação das notas assinadas pelo técnico responsável ou elaborá-las por intermédio do seu corpo técnico. Quando assinadas por um responsável técnico, as notas deverão ser acompanhadas pela respectiva ART.
(d) As Sociedades Classificadoras e as Entidades Certificadoras deverão efetuar as vistorias por intermédio do seu corpo técnico ou por responsável técnico, contratado pelo construtor, proprietário ou armador, devidamente regularizado perante o CREA, quando o certificado for emitido por essas entidades;
(e) Quando o Certificado for emitido pela GVI das CP, DL ou AG, a solicitação para a determinação da borda-livre será efetivada por meio de requerimento do proprietário, armador ou construtor, encaminhado à CP, DL ou AG de inscrição da embarcação ou de jurisdição do estaleiro construtor.
(D)As Sociedades Classificadoras e as Entidades Certificadoras deverão efetuar as vistorias por intermédio do seu corpo técnico quando o certificado for emitido por essas entidades.
BIZU É QUE SC/EC NÃO CONTRATA, JÁ TEM SEU CORPO TÉCNICO.
De acordo com a NORMAM 01, acerca do certificado de borda livre de embarcações NÃO SOLAS, julgue os itens a seguir assinale a alternativa correta:
I- As embarcações que estejam solicitando Licença de Construção, Alteração de Características ou Reclassificação poderão solicitar simultaneamente o cálculo da borda livre, sendo que o Certificado de Borda-Livre não dependerá do processo para a concessão da Licença de Construção, Alteração ou Reclassificação;
II- Os Certificados emitidos originalmente pelo GVI poderão ter sua vistoria de renovação e emissão de novo Certificado realizadas por uma Sociedade Classificadora, uma Entidade Certificadora ou por aquele grupo;
III- Após a entrega da via do Certificado ao interessado, deverá ser efetuada uma vistoria de constatação para verificar se as marcas de borda-livre foram permanentemente fixadas na posição determinada no Certificado. Essa vistoria deverá ser efetuada pelo Órgão ou entidade responsável pela emissão do certificado. Quando o certificado for emitido pela GVI, essa vistoria poderá ser realizada pelas CP/DL/AG.
I- F - DEPENDE, CERTI BL SÓ APÓS EMISSÃO DE LC/LR/LA
II- V
III- F - ANTES DA ENTREGA DO CERTI SERÁ FEITA VIST CONSTATAÇÃO
De acordo com a NORMAM 01, acerca do Certificado de Borda Livre, assinale a alternativa incorreta:
(a) As embarcações SOLAS, para as quais seja obrigatória a atribuição de uma borda livre, deverão ser portadoras de um Certificado Nacional de Borda Livre;
(b) Para as embarcações Solas, o certificado será emitido pelas Sociedades Classificadoras reconhecidas para atuarem em nome do Governo Brasileiro na Navegação de Mar aberto;
(c) O certificado, para embarcações SOLAS, terá validade de, no máximo, 5 anos;
(d) A Sociedade Classificadora que emitir o Certificado Internacional de Borda- Livre deverá encaminhar uma cópia para a DPC e para o órgão de inscrição da embarcação, com a maior brevidade possível;
(e) É responsabilidade do proprietário e do seu preposto a manutenção das condições de atribuição previstas na Convenção Internacional de Linhas de Carga (1966) e que foram consideradas ou avaliadas por ocasião do cálculo para emissão do Certificado ou das vistorias e inspeções regulamentares.
(A) INTERNACIONAL
De acordo com a NORMAM 01, as embarcações portadoras de cerificado Nacional de Borda Livre deverão ser submetidas a vistorias anuais. Tal vistoria deverá assegurar que não foram feitas alterações no casco ou nas superestruturas que possam alterar a borda livre anteriormente atribuída e para assegurar também as boas condições de funcionamento dos seguintes dispositivos, exceto:
a) proteção de aberturas e manutenção das condições de estanqueidade aplicáveis;
b) balaustradas
c) saídas d’água
d) vigias e olhos de boi
e) verificação da posição das marcas
(D)