4. Organização do Estado: org político-adm, U, E, M, DF e T. Flashcards

CF, arts. 18-36

1
Q

Como é exercida a fiscalização dos Municípios?

A

CF, Art. 31. A fiscalização do M será exercida pelo:
i) Poder Legislativo Municipal, mediante CONTROLE EXTERNO, e
ii) sistemas de CONTROLE INTERNO do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

§ 1º - O controle externo da Câmara Municipal [CM] será exercido com o auxílio dos TCs dos Ests ou do M ou dos Conselhos ou TCs dos Municípios, onde houver.

§ 2º O PARECER PRÉVIO, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar SÓ deixará de prevalecer por decisão de 2/3 dos membros da CM.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

C ou E:

O poder constituinte que os estados podem exercer na produção de suas constituições se caracteriza por ser inicial e independente, embora não seja ilimitado.

A

Errado!

O poder constituinte exercido pelos estados na produção de suas constituições não é inicial nem independente; é um poder derivado e decorrente, limitado e subordinado à Constituição Federal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

De que maneira os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais?

A

CF, art. 18, § 3º

Podem fazê-lo mediante aprovação:
- da população diretamente interessada, através de PLEBISCITO,
- e do CN, por LEI COMPLEMENTAR.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

De que maneira será feita Criação, a Incorporação, a Fusão e o Desmembramento de Municípios?

A

CF, art. 18, § 4º

  • Far-se-ão por LEI ESTADUAL,
  • Dentro do período determinado por LEI COMPLEMENTAR FEDERAL, e
  • Dependerão de CONSULTA PRÉVIA, mediante PLEBISCITO, às populações dos Ms envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

C ou E:

As competências dos estados federados são orientadas pelo princípio da exclusividade do interesse, o qual dispõe que as matérias de interesse exclusivamente regional interessam apenas aos estados.

A

Errado!

O princípio da exclusividade do interesse não é um princípio orientador das competências estaduais. Na verdade, muitas competências são concorrentes entre a União, os estados e, em alguns casos, os municípios. O que define a competência estadual não é a exclusividade, MAS o princípio da preponderância do interesse regional ou local.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

C ou E:

Com a CF/88 ficou vedada a criação de Conselhos de Contas Municipais.

A

C -> CF, art. 31, § 4º

“É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

C ou E:

A CF/88 impede que os Municípios criem os seus próprios tribunais, conselhos ou órgãos de contas municipais (CF, art. 31, § 4º), mas permite que os Estados-membros, mediante autônoma deliberação, instituam órgão estadual denominado Conselho ou Tribunal de Contas dos Municípios.

A

Certo!

(RTJ 135/457, rel. min. Octavio Gallotti – ADI 445/DF, rel. min. Néri da Silveira), incumbido de auxiliar as câmaras municipais no exercício de seu poder de controle externo (CF, art. 31, § 1º).[ADI 687, rel. min. Celso de Mello, j. 2-2-1995, P, DJ de 10-2-2006.]”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O Tribunal de Contas do Estado Alfa julgou as contas de gestão do Prefeito do Município Beta, situado no interior do Estado. Em razão das graves irregularidades detectadas, aplicou-lhe multa e realizou a imputação de débito, determinando o ressarcimento do valor total do prejuízo causado ao Erário.

O proceder desse TCE está correto?

A

Não [!], pois o Tribunal de Contas deveria limitar-se a emitir parecer prévio, e a Câmara Municipal de Beta, órgão competente para o julgamento, só poderia decidir em sentido contrário ao parecer pelo voto de dois terços dos membros;
CF, art. 31, § 2º e jurisp. do STF

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

De forma expressa, a Constituição Federal de 1988 (CF) permite, excepcionalmente, a intervenção dos estados em seus municípios em quais casos (4)?

A

CF, art. 35

Quando:
I - deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a DÍVIDA FUNDADA;

II - NÃO forem prestadas contas devidas, na forma da lei;

III – Não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ENSINO e nas ações e serviços públicos de SAÚDE;

IV - O Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

C ou E:

Em virtude da repartição de competências que a CF define, os estados federados encontram espaço para exercer certo grau de soberania, embora de forma limitada.

A

Errado!

Embora os estados tenham autonomia, eles não possuem soberania. A soberania é uma característica do Estado nacional como um todo, e no Brasil, ela é exercida pela União.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

C ou E:

Na repartição de competências não tributárias, as competências que a CF não tenha atribuído à União ou aos municípios cabem, em princípio, aos estados-membros.

A

Certo!

Conforme art. 25, § 1º da CF, as competências que não são atribuídas à União ou aos municípios são, por exclusão, de competência dos estados.
Isso se baseia no princípio de que o que não está expressamente concedido à União e não é de competência dos municípios é reservado aos estados, o que é conhecido como competência residual.
No campo tributário, isso significa que os estados podem instituir impostos sobre matérias que não estejam expressamente vedadas ou atribuídas a outros entes federativos pela CF.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

C ou E:

Em respeito às competências dos estados e à capacidade de que produzam sua própria constituição, as limitações ao poder decorrente são apenas as expressas na CF.

A

Errado!

As limitações ao poder de auto-organização dos estados não são apenas expressas, mas também implícitas, uma vez que as constituições estaduais devem obedecer não só às normas expressas na CF, mas também aos princípios e estrutura estabelecidos por ela.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Segundo a CF, a edição de normas de organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis é competência legislativa de quem?

A

**CF, art. 24, XVI **

-> É competência legislativa concorrente da União, dos estados e do Distrito Federal, apenas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

C ou E:

Fiscalizar as concessões de exploração de recursos hídricos é da competência exclusiva dos estados e do Distrito Federal.

A

Errado!

CF, Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

C ou E:

Conforme estabelece a Constituição, a outorga e a renovação de concessão, permissão ou autorização para serviço de radiodifusão sonora ou de sons e imagens dependem exclusivamente do Poder Executivo, que é o poder responsável por garantir o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal para que a informação e o entretenimento cheguem a toda a sociedade.

A

Errado! O CN também participa.

Art. 223. Compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens, observado o princípio da complementaridade dos sistemas privado, público e estatal.

§ 1º O Congresso Nacional apreciará o ato no prazo do art. 64, §§ 2º e 4º, a contar do recebimento da mensagem.

§ 2º A não-renovação da concessão ou permissão dependerá de aprovação de, no mínimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votação nominal.

§ 3º O ato de outorga ou renovação somente produzirá efeitos legais após deliberação do Congresso Nacional, na forma dos parágrafos anteriores.

Além disso, o art. 49, XII também traz que é competência exclusiva do CN apreciar os atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

C ou E:

É competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios proporcionar os meios de acesso à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação.

A

Certo!

Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: V proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação;

Cuidado

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação;

17
Q

C ou E:

Compete à União, em caráter geral, e aos estados e ao Distrito Federal, em caráter suplementar, legislar concorrentemente sobre procedimentos em matéria processual.

A

CERTO!

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
XI - procedimentos em matéria processual;
§ 1º No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.
§ 2º A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados.

17
Q

C ou E:

Compete à União, aos estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A

Certo!

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre

lX - educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação;

18
Q

É constitucional o ato normativo municipal, editado no exercício de competência legislativa suplementar, que proíba a participação em licitação ou a contratação de quais agentes?

A

É constitucional o ato normativo municipal, editado no exercício de competência legislativa suplementar, que proíba a participação em licitação ou a contratação:

a) de agentes eletivos;

b) de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança;

c) de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de qualquer destes; e

d) dos demais servidores públicos municipais.

Essa lei não viola o sistema de repartição de competências e encontra-se em harmonia com a vedação ao nepotismo. Vale ressaltar, contudo, que esse impedimento não se aplica às pessoas ligadas — por matrimônio ou parentesco, afim ou consanguíneo, até o terceiro grau, inclusive, ou por adoção — a servidores municipais não ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança, sob pena de infringência ao princípio da proporcionalidade.

STF. Plenário. RE 910.552/MG, Rel. Min. Cármen Lúcia, redator do acórdão Min. Roberto Barroso, julgado em 01/7/2023 (Repercussão Geral – Tema 1001) (Info 1101).

(Fonte: Dizer o Direito)

19
Q

C ou E:

Após ampla mobilização de uma frente parlamentar direcionada ao fortalecimento econômico-financeiro dos municípios brasileiros, foram iniciados debates e concluiu-se que há a possibilidade de edição de norma infraconstitucional com o objetivo de assegurar, aos referidos entes federativos, compensação financeira pela exploração de petróleo, gás natural e outros recursos minerais no respectivo território.

A

Certinho!

CF/88
Art 20. § 1º É assegurada, nos termos da lei, à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.

20
Q

A quem compete exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas e de programas de rádio e televisão?

A

Compete à União -> CF, art. 21, XVI
É uma competência adm / exclusiva.

21
Q

Em uma palestra realizada no âmbito de uma universidade pública, Matheus, palestrante, leciona sobre as discussões e controvérsias acadêmicas atuais que versam sobre a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios no Brasil.
Nesse cenário, considerando as disposições da Constituição Federal, é correto afirmar que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão como?

A
  • Por lei estadual,
  • dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e
  • dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos,
  • após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

CF, art. 18, § 4º

22
Q

A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para (7):

A

CF, Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:
[Min Repelir Por terno e Garantir as Finanças e a Execução de Princípios]

I - manter a integridade nacional;

II - repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra;

III - pôr termo a grave comprometimento da ordem pública;

IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;

V - reorganizar as finanças da unidade da Federação que:

 a) suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior;

 b) deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas nesta Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei;

VI - prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial;

VII - assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais:

 a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático;

 b) direitos da pessoa humana;

 c) autonomia municipal;

 d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta.

 e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.
23
Q

C ou E:

Compete à câmara municipal, no exercício do controle externo, julgar, com o auxílio dos tribunais de contas competentes, as contas de governo e de gestão do chefe do Poder Executivo municipal.

A

Certinho!

CF, art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

§ 1º O controle EXTERNO da Câmara Municipal será exercido com o AUXÍLIO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

24
Diante de uma situação de articulação entre um Estado e os respectivos Municípios desse Estado para a concretização de um adequado plano de saneamento básico, quais são as diretrizes estabelecidas pela jurisprudência?
# microrregiões: Municípios limítrofes, sem continuidade urbana, com características homogêneas e problemas administrativos comuns. **Competência Legislativa privativa estadual** **⇒** Instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, requisitos: **a)** LC estadual; **b)** Os municípios envolvidos devem ser limítrofes; **c)** Finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum. ................. **⇒ STF ADI 1.842:** - É COMPULSÓRIA a participação dos Municípios, sem condicionamento à prévia manifestação popular; - “interesse comum” que leva à criação de regiões metropolitanas inclui funções e serviços públicos supramunicipais (Ex: saneamento básico). - Deve haver uma **divisão de responsabilidades**, e NÃO uma absorção de competências = “governança interfederativa”. .......................... **STF Info 1.054 - 2022:** - INCONSTITUCIONAIS as normas que preveem concentração acentuada de poderes do sistema gestor, o Estado-membro, em detrimento da autonomia dos municípios integrantes da região metropolitana. ....................... **Conceitos:** - Regiões metropolitanas: Municípios cujas sedes se unem, com certa continuidade urbana, em torno de um Município-polo - Aglomerados urbanos: Municípios apresentam tendência à complementaridade de suas funções.