Vigilância F.A. Flashcards
O que é “Vigilância” segundo a OIE?
Vigilância inclui operações sistemáticas e contínuas de coleta, verificação e análise dos dados de saúde animal e a disseminação de informações em tempo oportuno para a ação.
Um sistema de vigilância pressupõe a disponibilidade de estrutura, organização, capacitação e planejamento para seu pleno funcionamento.
A Febre Aftosa não é uma enfermidade autóctone das Américas, e para entendimento de sua introdução e endemismo deve ser contextualizada com a origem dos rebanhos de animais suscetíveis na região.
Veio da Europa em 1870, entrando pelo Rio da Prata*
Como a vigilância é definida?
Medição sistemática (contínua e repetida), coleta, filtragem, análise, interpretação e disseminação oportuna dos dados de saúde animal de uma população definida, para que ações sejam tomadas.
O principal objetivo da vigilância é suprir o SVO de informações para auxiliar na adoção de medidas sanitárias eficazes.
Certo
As ações de vigilância devem ser separadas das ações de gestão sanitária.
A fiscalização de trânsito é uma ação de gestão que visa mitigar um risco.
A mitigação de riscos é a resposta que é realizada com base na avaliação de riscos fornecida pela vigilância.
Nos territórios livres de Febre Aftosa, a Vigilância tem 2 propósitos.
Quais são esses?
1- Demonstrar a ausência da doença/infecção (ZLCV)
2- Detecção precoce da doença, caso introduzida (ZLCV e ZLSV)
O que é “Oportunidade” na Vigilância?
É rapidez com que o sistema de vigilância é capaz de PRODUZIR INFORMAÇÕES e está relacionado à PERIODICIDADE DA VIGILÂNCIA.
Podem ser contínuas (tempo todo), regulares (a intervalos) ou “ad hoc” (ocasionalmente quando for necessário)
O que é “Cobertura Populacional” na Vigilância?
Descreve qual proporção da população alvo é coberta pelo sistema de vigilância.
Pode ser pequena ou praticamente completa.
O que é “Representatividade” na Vigilância?
Se os animais com sob vigilância são representativos da população ou não.
Pode ser->
1) Representativa: amostra = população
2) Baseada em Risco: amostra > população (no sentido da proporção de animais com probabilidade de ter a doença na amostra é maior do que na população).
3) Enviesada: amostra < população (no sentido da proporção de animais com probabilidade de ter a doença na amostra não é a mesma, geralmente é menor, do que na população).
Os componentes de vigilância são desenhados para gerar dados contínuos, e a associação das informações geradas, com suas respectivas sensibilidades, permitem determinar a probabilidade de que este sistema encontre pelo menos um animal enfermo com base no pressuposto de que a população está infectada com uma prevalência muito BAIXA.
Certo
A medida de confiança de ser LIVRE DE FA está fortemente ligada à sensibilidade do sistema de vigilância.
Certo
Devido à vacinação dos animais, existe uma menor probabilidade de aparecimento de sinais clínicos clássicos da FA.
Assim, qual importância da vigilância sorológica na ZLCV?
A vigilância sorológica nos animais vacinados, sob coordenação do SVO, assume maior importância ante à vigilância clínica para demonstrar a condição de livre, e sua realização aumenta consideravelmente a SENSIBILIDADE do sistema de vigilância.
A realização da vigilância sorológica na ZLCV aumenta consideravelmente a sensibilidade do sistema de vigilância.
Certo
A detecção precoce da doença, mediante investigação completa de quadros clínicos compatíveis com FA (vigilância passiva), é uma VIGILÂNCIA CONTÍNUA e que abrange todas as espécies suscetíveis à FA, sendo essencial para a rápida resposta e prevenção da disseminação.
Certo
A detecção precoce assume uma importância mais crítica na ZLSV. Porque?
Permite o rápido reconhecimento de ocorrências, o diagnóstico confiável a orientação de uma resposta tempestiva e eficaz, evitando a disseminação.
Com isso, espera-se que o fortalecimento da vigilância permita a detecção quando ainda em pequena escala de infectados, permitindo o controle mais cedo e evitando disseminação.
A detecção clínica da FA em populações sem a imunidade conferida pela vacina é mais fácil e permite com maior facilidade a percepção de sinais clínicos.
Certo
Nesse sentido, o SVO deve estar atento à participação das partes interessadas e promover comunicação e educação em saúde animal, visando melhorar sua capacidade de detecção e notificação imediata de casos suspeitos.
Para a certificação ANUAL da condição de ZLSV junto à OIE, as zonas ou países, principalmente os exportadores, devem DEMONSTRAR QUE NÃO HÁ INDÍCIOS DE INFECÇÃO PELO VÍRUS DA FA, mediante a conjunção das ações de cada um dos componentes do sistema de vigilância.
Certo
Entre todos os componentes do sistema de vigilância, os inquéritos e estudos sorológicos associados à vigilância sorológica na ZLSV possuem BAIXA RELEVÂNCIA, ao contrário do que ocorre na ZLCV, podendo ser DISPENSADOS DE SER REALIZADOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Certo
Conquanto o sistema de vigilância para febre aftosa abrange a totalidade do território brasileiro, as peculiaridades regionais determinam que sejam estabelecidos programas dirigidas a identificar e atuar mais fortemente em áreas de maior risco da ocorrência da doença nas distintas regiões do país.
Certo
Quais são as espécies animais que são alvo da vigilância direta do PNEFA?
Bovina
Bubalina
Ovina
Caprina
Suína
No histórico da erradicação da febre aftosa na América do Sul, outras espécies suscetíveis à febre aftosa, incluindo espécies silvestres e asselvajados NÃO DEMONSTRARAM IMPORTÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA.
Certo