EEB e Scrapie Flashcards
Quais são os MRE dos ovinos e caprinos?
Cérebro Medula Espinhal Olhos Tonsilas Baço* Intestino desde o duodeno até o teto
Scrapie, ou Paraplexia Enzootica dos Ovinos, não é uma Zoonose.
Considera-se uma enfermidade neurodegenerativa, transmissível e fatal que acomete ovinos e caprinos e pertence ao grupo das EETs.
Qual categoria da IN 50 se enquadra a Scrapie?
Categoria 2
Quais são os animais considerados com suspeita clínica de scrapie?
Ovinos e caprinos, maiores de 12 meses, que apresentam sinais clínicos nervosos, mudança de comportamento, locomoção e postura, com apresentação isolada ou conjunta, persistentes por mais de 15 dias.
Qual exame diagnóstico para Scrapie e qual material a ser coletado?
O exame para diagnóstico de Scrapie é realizado pela Imunohistoquimica.
As amostras serão encaminhadas para laboratórios de diagnóstico das EET pertencentes à rede Lanagro.
Amostra de Animais Vivos: 3 pálpebra
Amostra de Animais Mortos: Sistema Nervoso com Tronco Encefálico, tecido linfoide com 3 pálpebra.
Diante da suspeita clínica de scrapie, quais serão as medidas que a Instância Intermediária ou Local do SUASA deverá adotar?
Visita ao estabelecimento e fundamentação da suspeita a partir da investigação clínica-epidemiológica do rebanho.
Em caso de SUSPEITA CLÍNICA FUNDAMENTADA:
Interdição do estabelecimento que consiste na proibição do ingresso e egresso de ovinos e caprinos, bem como produtos, subprodutos e materiais que venham a constituir via de transmissão ou propagação da scrapie
Aplicação do Questionário de Investigação Epidemiológica
Colheita de amostras de animais suspeitos e notificação à Instância Central e Superior do SUASA
Os animais suspeitos submetidos ao teste em tecido linfoide deverão permanecer em observação e em isolamento no caso de fêmeas.
Certo
O que deverá ser realizado no caso de resultados laboratoriais negativos em testes realizado apenas em tecido linfoide ou em tecido nervoso?
No caso de resultado laboratoriais negativos em testes realizado apenas em tecido linfoide, os animais suspeitos deverão ser mantidos em observação, e em isolamento no caso de fêmeas, por mais de 15 dias.
No caso de resultados laboratoriais negativos em testes realizados em amostras de tecidos nervoso, o estabelecimento deverá ser imediatamente desinterditado, sendo a suspeita encerrada por meio de formulário.
No caso de resultados laboratoriais negativos em testes realizados apenas em tecido linfoide, os animais suspeitos deverão ser mantidos em observação, e em isolamento no caso de fêmeas, por mais de 15 dias.
Como proceder se não houver regressão dos sinais clínicos?
Ao fim do período citado (15 dias) não havendo regressão dos sinais clínicos, os animais suspeitos deverão ser avaliados e submetidos ao sacrifício sanitário para colheita de amostras de tecido nervoso.
Em caso de regressão dos sintomas ao fim do período citado, o estabelecimento deverá ser imediatamente desinterditado, sendo a suspeita encerrada.
Como deverá proceder em casos de não haver condições técnicas de colheita de amostras em animal suspeito de Scrapie morto?
Nesse caso, deverão ser mantidos registros adequados e auditáveis sobre o atendimento e o estabelecimento poderá ser desinterditado e ser alvo de vigilância rotineira
Caberá ao proprietário dos animais suspeitos de Scrapie a aplicação de identificação individual nos animais.
O dispositivo para a identificação individual será proposto pela instância intermediária e aprovado pela SFA
Diante de resultado laboratorial positivo para scrapie, o estabelecimento será considerado propriedade foco.
Quais serão as medidas a serem adotadas em caso de foco pela instância intermediária ou local?
Interdição do estabelecimento
Aplicação do questionário de investigação epidemiológica
Notificação à instância central e superior
No caso dos animais positivos estarem vivos deverá ser procedido ao sacrifício sanitário
Identificação individual e isolamento de animais de alto risco e outros animais a critério da instância
Sacrifício e colheita de amostra dos animais de alto risco
Identificação individual e isolamento dos animais expostos, que são todos aqueles que possam ter entrado em contato com os materiais expelidos pelo parto ou aborto de animais positivos para scrapie
Colheita de amostras de tecido linfoide dos animais expostos com mais de 12 meses de idade
Sacrifício sanitário dos animais expostos com menos de 12 meses* nesse caso a pedido do proprietário esses animais poderão ser mantidos no estabelecimento até que essa idade seja alcançada quando assim deverão ser submetidos à colheita de amostra de tecido linfoide
Quais são os animais de alto risco para Scrapie?
Avó, mãe, irmãs maternas e as fêmeas descentes de uma fêmea com resultado positivo
Avó, mãe e as irmãs maternas de um macho com resultado positivo
Durante a interdição do estabelecimento suspeito ou positivo para scrapie somente será permitido o trânsito de egresso de animais destinados ao abate sanitário desde que esses animais não estejam envolvidos na investigação epidemiológica como positivo, de alto risco ou expostos.
Certo
O abate sanitário será realizado em estabelecimento inspecionado e devidamente registrado no órgão competente (municipal, estadual ou federal) com aproveitamento de carcaça e com remoção e destruição dos materiais de risco específico.
Cerebro Medula espinhal Olhos Tonsila Baço* Intestino desde o duodeno até o teto
O que são propriedades expostas no caso de Scrapie?
São aquelas que possuem animais:
de alto risco ou expostos e
que em caso de confirmação laboratorial de scrapie passam a ser consideradas foco.
A scrapie atípica (nor98) não pode ser detectada por testes em animais vivos.
Certo
Scrapie Classico pode acometer ovelhas, cabras e mufloes.
Scrapie Atípico acomete apenas ovelhas e cabras.
Certo
Para scrapie atípico o cerebelo também pode ser um local de eleição para diagnóstico.
Certo
Tanto a scrapie clássica como a atípica são influenciadas fortemente pelo genotipo.
Certo
Animais mais suscetíveis a forma clássica são menos suscetíveis a forma atípica e vice versa
O príon da scrapie pode permanecer de 1,5 a 3 anos no ambiente.
Certo
A transmissão vertical tem sido relatada em ovinos experimentalmente infectados.
A placenta contém altos níveis de príons e os borregos podem se infectar por lambedura dos fluidos.
O leite o colostro também são infecciosos
A infecção intrauterina de scrapie é rara
Já foram detectados scrapie em urina, fezes e salivas
Certo
O scrapie pode ser transmitido diretamente entre animais ou indiretamente via ambiente
Certo
O scrapie tem transmissão horizontal
A maioria dos pequenos ruminantes parecem adquirir scrapie de sua mãe durante o período neonatal.
Certo
Ovinos possuem maior incidência de scrapie clássico do que caprinos
Certo
Prurido intenso é um dos sinais sugestivos de scrapie
Certo