Vascularização Flashcards

1
Q

Sobre o sistema vértebra-basilar, quais suas principais artérias, qual a sua região de irrigação e quais são os ramos colaterais emitidos?

A

O sistema vétero-basilar vai ser responsável por irrigar as estruturas da fossa posterior do crânio, com suas principais artérias sendo as artérias vertebrais, que são ramos da subclávias que se unem perto do sulco bulbo-pontino para formar a artéria basilar. Os ramos colaterais das artérias vertebrais são: 1 artéria espinhal anterior, 2 artérias espinhais posteriores e 2 artérias cerebelares inferiores posteriores (PICAs) (irrigam a porção inferior e posterior do cerebelo e a poção lateral e posterior do bulbo).
Já a artéria basilar, que percorre o sulco basilar da ponte, tem como ramos colaterais: 2 artérias cerebelares inferiores anteriores (AICAs) (que irrigam os pedúnculos cerebelares médios e a parte anterior da porção inferior do cerebelo, e emitem as artérias do labirinto que entram pelo mato acústico interno), ramos pontinos (que irrigam a base ponte) e 2 artérias cerebelares superiores (que irrigam o mesencéfalo e a parte superior do cerebelo).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais são os ramos terminais da artéria basilar?

A

A artéria basilar termina dando origem a 2 artérias cerebrais posteriores, que se comunicam através das artérias comunicantes posteriores com as artérias carótidas internas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Sobre o sistema carotídeo interno, quais suas principais artérias, qual a sua região de irrigação e quais são os ramos colaterais emitidos?

A

O sistema carotídeo interno é responsável por irrigar a fossa anterior e médio do crânio, chamada de circulação anterior.
As artérias chamadas de carótidas internas são as principais artérias desse sistema. Elas podem ser divididas em 4 porções no seu trajeto de ascensão até o encéfalo: cervical (sem ramos), petrosa (penetra pelo canal carotídeo), cavernosa (sifão carotídeo dentro do seio cavernoso) e intracraniana (tem ramos, passa perto do nervo óptico).
Os ramos colaterais dessas artérias são: 2 artérias oftálmicas (que irrigam o bulbo ocular e adentram o canal óptico), 2 artérias comunicantes posteriores, 2 artérias coróideas anteriores (que irrigam o plexo coróide e estruturas da base do cérebro), 2 artérias cerebrais anteriores e 2 artérias cerebrais médias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Sobre o polígono de Willis, destaque onde se encontra, seus componentes e sua importância.

A

O polígono de Willis é um estrutura formada pela comunicação entre as principais artérias cerebrais, fica na base do cérebro circundando o quiasma óptico e o tuberizavam cinéreo. Contudo, a passagem de sengue nessas comunicação só vai existir em casos patológicos que gerem queda da pressão de uma das artérias, então as outras irão ajudar a a compensar a perda. É formado por: 2 artérias cerebrais posteriores, 2 artérias comunicantes posteriores, 2 artérias carótidas internas, 2 artérias cerebrais anteriores e 1 artéria comunicante anterior. Além disso, todas essas estruturas emitem ramos perfurantes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são as principais artérias de irrigação cerebral e seu territórios de irrigação?

A

ARTÉRIAS CEREBRAIS ANTERIORES
Ela se curva sobre o joelho do corpo caloso, e se ramifica até o sulco parieto-occipital. Irriga: a face medial do cérebro e a parte superior da face dorsolateral.

ARTÉRIAS CEREBRAIS MÉDIAS
Adentra a sulco lateral. Irriga: a face dorsolateral do cérebro.

ARTÉRIAS CEREBRAIS POSTERIORES
Contornam os pedúnculos cerebrais. Irriga: a face inferior do lobo temporal (parte inferior da face dorsolateral) e o lobo occipital do cérebro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Sobre a drenagem venosa, diferencie o sistema superficial e o sistema profundo, destacando seus componentes.

A

SISTEMA SUPERFICIAL
Possui veias superficiais superiores, que drenam a face medial e a metade superior da face dorsolateral, tributando no seio sagital superior. E veias superficiais inferiores, que drenam a metade inferior da face dorsolateral e a face inferior, tributando para o seio cavernoso ou petroso superior.
** A veia cerebral média superficial é a principal desse sistema, drenando para o seio cavernoso e se comunicando com o seio sagital superior pela veia de Trolard (anastomosada superior) e como seio transverso pela veia de Labbé (anastomosada inferior).

SISTEMA PROFUNDO
O sistema profundo de drenagem venosa cerebral tem como principal veia a veia de Galeno (cerebral magna), que fica abaixo do esplênio do corpo caloso, ela drena para o seio reto e é formada pro 2 veias cerebrais internas e 2 veias basais. Esse sistema drena a substância branca e as estruturas mais profundas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como são compostas as barreiras hematoencefálicas e hemotoliquóricas e quais são suas funções?

A

As barreiras hematoencefálica e hemotaliquórica são um mecanismo de proteção do encéfalo contra agentes que possam lesá-lo ou alterar seu funcionamento, mas também permite a entrada de glicose e de aminoácidos, além de outras substâncias fundamentais.
A barreira hemoencefálica fica nos capilares (São compostas por endotélio, membrana basal - ambos fazem parte dos capilares contínuos que pertencem ao encéfalo - e pés vasculares dos astrócitos) e a hematoliquórica fica nos plexos coróides (feita pelas junções oclusivas dp epitélio ependimário que os compõem).

**Há uma variação de permeabilidade no encéfalo, existem algumas áreas que os capilares são fenestrados, mas depois com o tempo substâncias liberadas pelos pés vasculares dos astrócitos causam o fechamento das fenestras. Por isso bebês são mais sucetíveis a algumas ocorrências neurológicas, como neurointoxicações.
Mas também existem locais que não possuem barreira, mesmo em adultos, são chamados de órgão circuventriculares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como se da o fluxo sanguíneo cerebral?

A

O fluxo cerebral é diretamente proporcional à diferença entre a pressão arterial (PA) e a pressão venosa (PV) na região e inversamente proporcional à resistência cerebrovascular (RCV).
Há um aumento de fluxo regional quando há aumento da atividade neuronal da região.
**As artérias cerebrais tem paredes mais finas, em comparação com o resto, pois possuem uma túnica média com menos fibras musculares, ms uma túnica elástica interna mais espessa, o que protege o tecido nervoso).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Sobre a medula, quais são as artérias responsáveis por sua irrigação arterial e as veias responsáveis pro sua drenagem venosa?

A

IRRIGAÇÃO ARTERIAL
uma artéria espinhal anterior (irriga os funículos e colunas anteriores e laterais),
2 artérias espinhais posteriores (irrigam as colunas e funículos posteriores),
artérias radiculomedulares (penetram os forames interverterias com os nervos espinhais e dão origem às artérias radiculares anterior e posterior, que se anastomosam com as espinhais anterior e posteriores, respectivamente, mas só irrigam a medula cervical e torácica alta) e
artéria de adamkiewickz (ramo da artéria intercostal esquerda à nível de T12, irriga a medula torácica inferior, lombar e sacral).

DRENAGEM VENOSA
as veias espinhais anterior e posteriores são as responsáveis e são tributárias das veias interverterias que drenam para o plexo interno e externo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais são as repercussões de lesões na artéria cerebral anterior?

A

A.C.A E - paresia e parestesia na perna direita, reflexo de preensão, alteração comportamental e afasia transcortical.

A.C.A D - paresia e parestesia na perna esquerda, reflexo de preensão, alteração comportamental e heminegligência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais são as repercussões de lesões na artéria cerebral média?

A

Divisão superior da A.C.M E - paresia e parestesia no braço e face direitos e afasia de expressão.

Divisão inferior da A.C.M E - afasia de compreensão, hemianopsia, parestesia no braço e face direitos.

A.C.M E profunda - hemiparesia direita pura + sintomas das divisões superior e inferior.

Tronco da A.C.M E - todos anteriores + afasia global e olhar preferencial à esquerda.

Divisão superior da A.C.M D - paresia e parestesia no braço e face esquerdos e heminegligência parcial.

Divisão inferior da A.C.M D - heminegligência grave, hemianopsia, olhar preferencial à direita e parestesia do braço e face esquerdos.

A.C.M D profunda - hemiparesia esquerda pura + sintomas das divisões superior e inferior.

Tronco da A.C.M D - todos os anteriores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais são as repercussões de lesões na artéria cerebral posterior?

A

A.C.P E - hemianopsia homônima direita, alexia (se muito extenso), afasia, hemianestesia direita e hemiplegia direita.

A.C.P D - hemianopsia homônima esquerda, se muito extenso pode leva à hemianestesia e hemiplegia também.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly