Núcleos da Base Flashcards
Quais são os componentes e as principais funções dos núcleos da base?
Os núcleos da base tem como principal função o controle da velocidade dos movimentos, além de também estarem relacionados com as emoções.
Os componentes são: núcleo caudado, amígdala, núcleo accumbens, núcleo basal de meynert, clastrum, putâmen, globo pálido (justos formam o núcleo lentiforme), substância negra e núcleo subtalâmico.
Sobre o núcleo caudado, quais são suas principais características?
O núcleo caudado possui um formato de C, se relaciona com os ventrículos laterais em toda sua extensão, pode ser dividido, de frente para trás, em: cabeça, corpo e cauda. Está relacionado com a motricidade e processamento emocional e comportamental.
Sobre as amígdalas, quais suas principais características no que diz respeita aos núcleos da bas?
Se localiza nos lobos temporais, anteriormente à cauda do núcleo caudado, não se conectando aos outros núcleos, mas sim ao sistema límbico.
Sobre o núcleo accumbens, quais suas principais características?
O núcleo accumbens fica na união entre a cabeça do núcleo caudado e o putâmen, faz parte do sistema de recompensa e prazer.
Sobre o núcleo basal de Meynert, quais suas principais características?
Fica na substância inominada, na parte inferior do lobo temporal, rico em neurônios colinérgicos, com grande papel na modulação da memória.
O que é o corpo estriado ventral?
É composto pelo núcleo accumbens e pelo núcleo basal de Meynert, fazendo mais parte do sistema límbico.
Sobre o claustrum, quais suas principais características?
O claustrum fica entre duas lâminas de substância branca, lateral ao putâmen. A cápsula extrema é a mais externa e a cápsula externa é a mais interna, entre elas se localiza o claustrum. Ele possui uma função enigmática, mas com comunicações recíprocas com quase todas as áreas corticais.
Sobre o núcleo lentiforme, quais suas principais características?
O núcleo lentiforme é composto pelo putâmen e pelo globo pálido, que são separados entre si pela lâmina medular lateral. O globo pálido é dividido em um globo pálido interno, mais medial, e um externo, mais lateral, pela lâmina medular medial.
O núcleo caudado + putâmen = neoestriado (striatum).
Globo pálido = paleoestriado (pallidum).
Striatum + pallidum = corpo estriado dorsal.
Quais são os principais circuitos e conexões do corpo estriado dorsal?
As conexões são feitas através de circuitos nos quais as áreas corticais com funções diferentes se projetam para áreas específicas do corpo estriado dorsal, que depois se ligam ao tálamo e voltam para o córtex. Os principais circuitos são:
CIRCUITO MOTOR
Regula a motricidade voluntária.
CIRCUITO OCULOMOTOR
Começa e termina no campo ocular motor, com função de realizar os movimentos oculares.
CIRCUITO PRÉ-FRONTAL DORSOLATERAL
Vai da parte dorsolateral da área pré-frontal, pando pelo globo pálido, núcleo dorsomediaal do tálamo, até o córtex pré-frontal.
CIRCUITO PRÉ-FORNTAL ORBITOFRONTAL
Começa e termina na parte orbitofrontal da área pré-frontal.
CIRCUITO LÍMBICO
Vai das áreas neocorticais do sistema límbico, passando pelo estriado ventral, até o núcleo anterior do tálamo. Realiza o processamento das emoções.
Explique o funcionamento da via direta e indireta do circuito motor.
VIA DIRETA
Córtex motor estimula (glutamato) o estriado, este inibe (GABA) o globo pálido interno, que estava inibindo os núcleos ventral anterior e ventral lateral do tálamo. Agora com esses núcleos desinibidos o tálamo pode influenciar no córtex motor, ou no trato cortico-espinhal, aumentando a velocidade dos movimentos.
VIA INDIRETA
O córtex motor estimula o estriado, este inibe o globo pálido externo, que estava inibindo o núcleo subtalâmico. Agora desinibido o núcleo subtalâmico pode estimular o globo pálido interno aumentando sua inibição sobre os núcleos ventral anterior e ventral lateral do tálamo. Sendo assim, o tálamo não consegue se comunicar tão bem com o córtex motor diminuindo a velocidade dos movimentos.
SUBSTÂNCIA NEGRA
A substância negra também atua no circuito motor através das conexões dopaminérgicas com o corpo estriado dorsal, que possui 2 receptores diferentes para a dopamina: D1 é um receptor excitatório, atua ativando e aumentando a estimulação da via direta, e D2 é um receptor inibitório, que atua inibindo a via indireta. Sendo assim, a substância negra atua a favor do movimento em ambos os receptores.
*Os movimentos e velocidade normais são decorrentes de um equilíbrio entre a via direta e indireta que são acionadas simultaneamente.
Diferenciei hemibalismo, parkinson e coréia de Sydenham.
PARKINSON
Ocorre pelo desgaste da substância negra, e conseuqnete diminuição da dopamina e da sua influência sobre o circuito motor. Sendo assim, a vida indireta fica muito mais ativa promovendo diminuição da velocidade dos movimentos. Como sintomas temos: bradicinesia, rigidez, força muscular normal, instabilidade postural (passos curtos e tronco para frente), micrografia, hipofonia, disfagia e disautononomia.
HEMIBALSIMO
Ocorre por lesões nos núcleos subtalâmicos, que param de excitar o globo pálido interno e levam a resposta exagerada dos comando corticais movimentos involuntários de grande amplitude e forte intensidade nos membros do mesmo lado da lesão.
CORÉIA DE SYDENHAM
É uma doença autoimune, na qual os anticorpos atacam os núcleos da base, gerando movimentos involuntários rápidos, hipotonia e distúrbios neuropsíquicos.