Sistema Nervoso Periférico Flashcards
Quais são os principais componentes do Sistema Nervoso Periférico?
O sistema nervoso periférico (SNP) é composto por nervos, espinhais e cranianos, que saem do SNC para conectar esse com o meio interno do próprio corpo, ou com o meio externo.
Como são compostos funcionalmente os nervos espinhais?
Os nervos espinhais possuem tanto um componente aferente (que se dirige a parte dorsal da medula, entrando pelo sulco lateral posterior) quanto um componente eferente (que vem da parte anterior e lateral da medula, saindo pelo sulco lateral anterior).
As fibras aferentes se dividem em viscerais e somáticas, e estas por sua vez se dividem em exteroceptores (temperatura, dor, pressão e tato) e propriocepitores (conscientes e inconscientes).
As fibras eferentes se dividem em somáticas (para os músculos estriados esqueléticos) e viscerais (para os músculos lisos, músculo cardíaco e glândulas).
Como podemos diferenciar uma lesão no SNC de uma lesão no SNP?
NO SNC
Há paralisia ou paresia, hiperreflexia, hipertonia e outros sintomas hemicorpóreos.
NO SNP
Há paralisia ou paresia, hiporreflexia, hipotonia e outros sintomas no território de inervação daquele nervo (dermátomo).
O que são os dermátomos?
Dermátomo é o território cutâneo inervado por fibras de uma única raiz dorsal, contudo em algumas regiões podemos ter nervos multirradiculares, à exemplo do mediano. Ao ocorre a secção de uma raiz o dermátomo correspondente não perde completamente a sensibilidade, pois há sobreposição de áreas de inervação de dermátomos, principalmente nos membros.
Sobre o plexo lombossacro, explique como se forma e seus principais ramos terminais.
O plexo lombossacral é formado por nervos espinhais de L1 até S2, sendo responsável pela inervação dos membros inferiores.
A parte lombar possui uma divisão anterior, com os ramos terminais: N. Ílio-Hipogástrico, N. Iliolingual, N. Genitofemoral e N. Obturatório, e uma divisão posterior, com os ramos terminais: N. Cutâneo Lateral da Coxa e N. Femoral.
Já a parte sacral, também pode ser dividida em uma parte anterior, com os ramos terminais: N. para os músculos obturador interno e gêmeo superior, N. Tibial e N. para o músculo quadrado femoral, e uma parte posterior, com os ramos terminais: N. Glúteo Superior, N. Glúteo Médio, N. para o músculo piriforme, N. Cutâneo Perfurante e N. Fibular Comum. (O FIBULAR COMUM + TIBIAL = NERVO ISQUIÁTICO).
Sobre o plexo braquial, explique como se forma e seus principais ramos terminais e colaterais?
O plexo braquial é originado a partir das raízes espinhais de C5 até T1.
Primeiramente, as raízes formam 3 troncos: superior (C5 + C6), médio (C7) e inferior (C8 + T1).
Depois cada tronco se divide em uma porção anterior e uma posterior.
As porções posteriores dos 3 troncos se unem para formar o fascículo posterior, as porções anteriores dos troncos superior e médio formam o fascículo lateral e a parte anterior do tronco inferior forma o fascículo medial.
O fascículo medial (com a raiz medial) e o fascículo lateral (raiz lateral) se unem para formam o NERVO MEDIANO. O fascículo lateral se continua em NERVO MUSCULOCUTÂNEO. O fascículo medial se continua em NERVO ULNAR. O fascículo posterior se divide e da origem ao NERVO RADIAL e NERVO AXILAR.
Quais são os territórios de inervação dos 5 ramos terminais do plexo braquial?
NERVO MUSCULOCUTÂNEO
Compartimento anterior do braço e pele da face lateral do antebraço.
NERVO AXILAR
Mm. Deltoide e cabeça longa do tríceps braquial, sensitiva da articulação do ombro e pele da região do deltoide.
NERVO RADIAL
Compartimento posterior do braço e do antebraço, pele da parte posterior do braço e antebraço e a parte dorsolateral da mão.
NERVO MEDIANO
Compartimento anterior do antebraço, pele da parte lateral da palma da mão e as falanges distais (do 1 até metade do 4 dedo).
NERVO ULNAR
Mm. Flexor Ulnar do carpo, eminência hipotênares e pele da parte medial da mão (dorso e palma, de metade do 4 dedo pra frente).