Cerebelo Flashcards
Quais são os pedúnculos, faces, margens e ângulos do cerebelo?
PEDÚNCULOS CEREBELARES
Superior: se liga ao mesencéfalo.
Inferior: se liga à medula e ao bulbo.
Médio: se liga à ponte.
FACES CEREBELARES
Tentorial (visto de cima), petrosa (parte mais anterior vista de baixo) e sub-occipital (parte mais posterior vista de baixo).
MARGENS CEREBELARES
Anteromediais (em contato com o mesencéfalo), anterolaterais (paralelas ao seio petroso superior), posteromediais e posterolaterais (paralelas e adjacentes ao seio transverso).
ÂNGULOS CEREBELARES
Anteriores: margem anterolateral + anteromedial.
Posteriores: margem anterolateral + posterolateral.
O que são os sulcos e fissuras do cerebelo e como são, e quais são, delimitados os lóbulos?
Os sulcos são depressões transversais que delimitam o que chamamos de folhas do cerebelo, os sulcos mais profundos são chamados de fissuras e delimitam diversos lóbulos (as principais fissuras são a posterolateral e a prima que dividem os principais lóbulos).
Os principais lóbulos são:
Nódulo: é ímpar, o último lóbulo do vérmis.
Flóculos: 1 para cada hemisfério, se ligam ao nódulo pelos pedúnculos do flóculo, e são delimitados pela fissura posterolateral (delimita o lobo floculonodular).
Tonsilas: 1 para cada hemisfério e ficam mediamente sobre a face dorsal do bulbo e superiores a cisterna magna (com hipertensão craniana podem herniar e pressionar os centros respiratório e vasomotor do bulbo, levando à morte rapidamente).
O que são e quais são os núcleos cerebelares?
Os núcleos cerebelares são aglomerados de substância cinzenta em meio a substância branca dentro do cerebelo, são eles:
-Núcleo Denteado
É o maior e mais lateral, muito semelhante (e se comunica) com o núcleo olivar inferior do bulbo.
-Núcleo Interpósito
Fica entre o denteado e o fastigial, é formado por um núcleo globoso (mais medial) e um emboliforme (mais lateral).
-Núcleo Fastigial
É o mais medial dos 3 núcleos.
Como se divide anatomicamente o cerebelo?
Anatomicamente, temos que a fissura posterolateral divide o cerebelo em lobo floculonodular e em corpo do cerebelo, e este corpo do cerebelo é dividido, pela fissura prima, em lobo anterior e lobo posterior.
Como se divide funcionalmente o cerebelo?
Primeiramente, o cerebelo é dividido longitudinalmente em zonas (zona média, zona intermédia e zona lateral), além do lobo floculonodular. Depois, conforme o direcionamento dos axônios das células de Purkinje de cada área foram divididos funcionalmente.
Os axônios da zona lateral vão para o núcleo denteado e depois para o córtex cerebral (cerebrocerebelo, função: planejamento motor e controle de movimentos complexos das extremidades).
Os axônios da zona medial (vérmis) vão para o núcleo fastigial e vestibular lateral e depois para medula, e os axônios da zona intermédia vão para o núcleo interpósito e desse para a medula (espinocerebelo, função: regular tônus muscular, coordenação de postura e marcha e correção de movimentos).
Os axônios do lobo floculonodular vão para os núcleos fastigiais e vestibulares (vestibulocerebelo, função: manter equilíbrio e postura).
Fale sobre a vascularização do cerebelo.
A irrigação arterial é feita pelas artérias cerebelares postero-inferiores (PICA - ramos das artérias vertebrais), pelas artérias cerebelares antero-inferiores (AICA - ramos da artéria basilar) e pelas artérias cerebelares superiores (SCA - ramos da artéria basilar).
Já a drenagem venosa é feita pelas veias cerebelares superiores e pelas veias cerebelares inferiores.
Sobre as conexões externas do cerebelo, quais são as aferentes e eferentes do vestibulocerebelo?
AFERENTES
Chegam pelo fascículo vestibulocerebelar (dos núcleos vestibulares) para o lobo floculonodular e trazem informações do ouvido interno (como posição da cabeça, importante para equilíbrio e postura).
EFERENTES
Vão para os núcleos vestibulares (medial e lateral) onde modulam os tratos vestibuloespinhais lateral e medial que controlam os músculos axiais e extensores dos membros para manter o equilíbrio e a postura na marcha. Esses núcleos ainda controlam movimentos oculares coordenados com os da cabeça, pelo fascículo longitudinal medial.
Sobre as conexões externas do cerebelo, quais são as aferentes e eferentes do espinocerebelo?
AFERENTES
O trato espinocerebelar anterior chega pelo pedúnculo superior ativado por sinais motores que chegam a medula pelo trato corticoespinhal, sendo assim o cerebelo avalia o grau de atividade nesse trato. Já o trato espinocerebelar posterior chega pelo pedúnculo inferior ativado por sinais sensoriais dos proprioreceptores, sendo assim o cerebelo avalia o grau de contração muscular e de tensão dos tendões e articulações.
EFERENTES
Os axônios da zona intermédia fazem sinapse com o núcleo interpósito e desse com o núcleo rubro (via interpósito-rubroespinhal) e com o tálamo contralateral (para chegar depois as áreas motoras do córtex). Assim, o cerebelo influencia nos neurônios motores ipsilaterais da medula, controlando os músculos distais dos membros (responsáveis por movimentos delicados). Já os axônios da zona média fazem sinapse com o núcleo fastigial, de onde sai o trato fastigiobulbar (faz sinapse com núcleos vestibulares e formação reticular), então o cerebelo influencia os neurônios motores do grupo medial da coluna anterior, controlando músculos axiais e proximais para equilíbrio e postura.
Sobre as conexões externas do cerebelo, quais são as aferentes e eferentes do cerebrocerebelo?
AFERENTES
Tem fibras pontinhas que chegam pelo pedúnculo médio à zona lateral e levam informações das áreas motoras e não-motoras do córtex cerebral (plano motor).
EFERENTES
Os axônios dessa região fazem sinapse com o núcleo denteado e depois com o tálamo contralateral e desse para as áreas motoras (de onde sai o trato corticoespinhal), então o cerebelo participa da atividade motora fazendo parte da elaboração do plano motor e agindo sobre a musculatura distal dos membros para movimentos finos.
Diferencie as lesões cerebelares que ocorrem no vestibulocerebelo, no espinocerebelo e no cerebrocerebelo.
NO VESTIBULOCEREBELO
Muito comum em casos de tumores no quarto ventrículo, tem tônus preservado, tem perda de equilíbrio (com marcha alargada e instável), ataxia de tronco, nistagmo e redução da capacidade de suprimir o reflexo vestíbulo-coclear.
NO ESPINOCEREBELO
Perda de tônus muscular, erros na execução de movimentação, tremor terminal, alterações de fala, nistagmo, ataxia de marcha e ataxia postural.
NO CEREBREOCEREBELO
Atraso do início do movimento, decomposição do movimento, disdiacocinesia, tremor terminal, dismetria, rechaço e limitação na condução de movimentos voluntários.