Telencéfalo e Córtex Flashcards
Sobre o telencéfalo, qual é sua constituição, suas faces, margens, polos e lobos?
O telencéfalo é composto pela lâmina terminal (região entre a comissura anterior e o quiasma óptico) e os hemisférios cerebrais. Ele possui 3 faces (dorsolateral, medial e inferior), 3 margens (superior, inferior e medial), 3 polos (frontal, temporal e occipital) e 5 lobos (frontal, temporal, parietal, occipital e a ínsula).
Como se da a divisão entre os lobos do telencéfalo?
SULCO CENTRAL (ou de Rolando) separa o FRONTAL do PARIETAL.
O ramo posterior do SULCO LATERLA (ou de Sylvius - que é subdividido em ramo anterior, ascendente e posterior) separa o FRONTAL do TEMPORAL.
SULCO PARIETOCCIPITAL separa o OCCIPITAL do PARIETAL.
A LINHA PARIETOTEMPORAL IMAGINÁRIA (vai da incisura pré-occipital até o sulco parietoccipital) separa o OCCIPITAL DOS DEMAIS.
O ramo posterior doSULCO LATERAL (ou de Sylvius) e a LINHA SYLVIANA ESTENDIDA IMAGINÁRIA (vai do ramos posterior do sulco lateral até a metade do sulco parietotemporal) separa o TEMPORAL do PARIETAL.
Quais são os sulcos e giros presentes na face dorsolateral do córtex cerebral?
LOBO FRONTAL
- Sulcos: pré-central, frontal superior e frontal inferior.
- Giros: pré-central (área motora primária), frontal superior, frontal médio e frontal inferior (dividido pelos ramos anterior e ascendente em: opercular, triangular e orbital).
- *Área de Broca: no hemisfério esquerdo, entre a área opercular e triangular, é a área de expressão da linguagem.
LOBO TEMPORAL
- Sulcos: temporal superior e temporal inferior.
- Giros: temporal superior, temporal médio, temporal inferior e temporais transversos (ficam entre os lábio do sulco lateral, o principal é o giro temporal transverso anterior, ou de Helschl, é a área auditiva primária).
LOBO PARIETAL
- Sulcos: pós-central e intraparietal (que divide o lobo parietal em 2 lóbulos: parietal superior e parietal inferior).
- Giros: pós-central (área somestésica primária), giro supramarginal e angular.
- *Área de Wernicke: fica no hemisfério esquerdo, na junção do lobo temporal com o lobo parietal, é compreensão da linguagem.
LOBO OCCIPITAL
- Sulcos: calcarino.
- Giros: giro occipital superior e occipital inferior, mas apresenta muitas variações anatômicas.
ÍNSULA
Fica profundamente aos opérculos frontal, parietal e temporal (fica rebatendo os lábio do sulco lateral), forma o assoalho do sulco lateral, representa a área gustativa primária e compoe o sistema límbico.
-Sulcos: central e circular.
-Giros: curtos (são os três anteriores) e longos (2 posteriores).
Quais são os sulcos e giros presentes na face medial do córtex cerebral?
LOBO FRONTAL E PARIETAL
- Sulcos: sulco do corpo caloso, sulco paracentral e sulco do cíngulo (dividido em ramo marginal e subparietal)
- Giros: lóbulo paracentral (entre o ramo marginal do sulco do cíngulo e sulco paracentral - tem área motora e sensitiva, pois fica embaixo do sulco central), giro do cíngulo, giro frontal superior e pré-cúneos.
LOBO OCCIPITAL
- Sulcos: parietoccipital e calcarino.
- Giros: cúneos e occipitotemporal medial (se continua no lobo occipital como giro lingual).
Quais são os sulcos e giros presentes na face inferior do córtex cerebral?
LOBO FRONTAL
- Sulcos: olfatório (aloja o bulbo e o trato olfatório) e orbitários (determina as divisões do giro orbitário).
- Giros: reto e orbitários (anterior, medial, lateral e posterior).
LOBO TEMPORAL
- Sulcos: occipitotemporal, colateral, rinal e do hipocampo (contínuo com o sulco do corpo caloso).
- Giros: temporal inferior (da face dorsolateral que se continua), occipitotemporal lateral (fusiforme - reconhecimento de faces), occipitotemporal medial (contínuo com o giro para-hipocampal - conectado com o giro do cíngulo pelo istmo do giro do cíngulo e possui o úncus).
Diferencie as áreas corticais da visão primárias das secundárias.
ÁREA PRIMÁRIA
Fica nos lábios do sulco calcarino (também chamado de córtex estriado), a metade superior da retina se projeta no lábio superior do sulco calcarino e a metade inferior no lábio inferior. Já a parte posterior fica na parte posterior do sulco e a parte anterior fica na parte anterior doo sulco.
ÁREAS SECUNDÁRIAS
São várias áreas de associação unimodais unidas por 2 vias corticais: dorsal (une a parte posterior do loboparietal - gera percepção do movimento, velocidade e representação espacial) e ventral (une as áreas presentes no lobo temporal - gera percepção de cores e reconhecimento de faces e objetos).
Diferencie as áreas corticais da audição primárias das secundárias.
A área primária da audição fica no giro temporal transverso anterior, onde chegam as radiações auditivas, porém cada cóclea tem projeções para os dois hemisférios, e há um tonotopia (sons de diferentes frequências se projetam para áreas específicas do giro).
Já a área secundária, fica no lobo temporal e está associada a alguns tipos especiais de informações auditivas.
Como ocorre o planejamento motor?
Para realização do planejamento motor primeiro há a ativação das áreas de associação motora secundárias (área pré-motora e motora suplementar) e o núcleo denteado do cerebelo também é ativado, porém depois de 2 segundos essa atividade cessa e o planejamento motor (seleção de dos grupos musculares a serrem contraídos, a velocidade e a distância a ser percorrida) chega à área motora primária de onde sai o trato corticoespinhal, principalmente, para a realização do movimento.
Quais são indícios que as áreas de associação do córtex são assimétricas?
Lesões do lado direito quase nunca causam distúrbios de linguagem, pois na maioria dos indivíduos as áreas ligadas a linguagem ficam no hemisfério esquerdo (que é considerado o hemisfério dominante em relação a linguagem e raciocínio matemático e o direito é dominante em relação a habilidades artísticas, percepções espaciais, atenção visuespacial e reconhecimento de faces.
Quais são as fibras de associação intra-hemisféricas curtas e longas?
CURTAS
São fibras que conectam giros adjacentes, são chamadas fibras ARQUEADAS (ou em U).
LONGAS
As fibras se unem em fascículos e ligam áreas distantes.
FASCÍCULO LONGITUDINAL SUPERIOR- Liga o lobo frontal ao parietal, função: manutenção da atenção.
FASCÍCULO ARQUIADO- Liga o lobo frontal, parietal e temporal, função: liga as áreas de linguagem (Broca à Wernicke).
FASCÍCULO LONGITUDINAL INFERIOR- Liga o lobo temporal ao lobo occipital, função: reconhecimento visual de objetivos.
FASCÍCULO FRONTO-OCCIPITAL- Região parietoccipital ao lobo frontal, função: visão periférica e processamento de infos visuespaciais.
FASCÍCULO DO CÍNGULO- Liga o lobo frontal, parietal e temporal (percorre profundamente o giro do cíngulo), função: sistema límbico.
FASCÍCULO UNCIFORME- Liga o lobo frontal ao temporal (profundo ao sulco lateral), função: sistema límbico.
Quais são as fibras de associação inter-hemisféricas curtas e longas?
Também são chamadas de fibras comissárias e conectam áreas homólogas dos 2 hemisférios.
CORPO CALOSO
É dividido em rostro, joelho, tronco e esplênio (de ventral para dorsal). Dele partem os os fórceps para conectar as áreas: o FÓRCEPS MENOR parte do joelho para o polo FRONTAL, o FÓRCEPS MAIOR parte do esplênio para o polo OCCIPITAL e o TAPETUM parte da junção do tronco com o esplênio para o polo TEMPORAL.
COMISSURA ANTERIOR
São feixes de fibras transversais conectam os bulbos e os tratos olfatórios, além de conectar os polos TEMPORAIS e fica sobre o rostro do corpo caloso e à frente das colunas do fórnix.
COMISSURA DO FÓRNIX (HIPOCAMPAL)
Ficam entre as pernas do fórnix e conectam as formação hipocampos.
**O SEPTO PELÚCIDO são duas lâminas de substância branca que formam as paredes mediais dos cornos anteriores e corpos dos ventrículos laterais.
Quais são as principais fibras de projeção do telencéfalo?
As principais fibras de projeção são:
FÓRNIX
Liga o hipocampo aos corpos mamilares do hipotálamo, está relacionado à memória, é dividido em 2 colunas (anteriores), corpo, 2 pernas (posteriores) e 2 fímbrias que se conectam aos corpos mamilares.
CÁPSULA INTERNA
É a união de fibras aferentes e eferentes do córtex e acaba dividindo o corpo estriado dorsal em núcleo caudado (+medial) e lentiforme (+lateral). Acima do núcleo lentiforme a capsula interna se continua como coroa radiada até o córtex e abaixo forma o pedúnculo cerebral. É dividida em braço anterior, joelho (saem o trato corticonuclear), braço posterior (saem fibras do trato corticoespinhal), porção retrolenticular e porção sublenticular. Passam por ela: trato corticoespinhal, corticonuclear, corticopontino, fibras cortinucleares, fibras corticoestriais e radiações talâmicas.
Diferencie fibras de associação de fibras de projeção.
As fibras de projeção ligam o córtex aos centros subcorticais e as de associação ligam áreas corticais de diferentes locais do cérebro (e podem ser subdivididas em fibras intra-hemisféricas e inter-hemisféricas).