Medula Espinhal Flashcards

1
Q

Quais são os sulcos, fissuras, funículos e colunas presentes na medula espinhal?

A

SULCOS E FISSURAS
Fissura mediana anterior, 2 sulcos laterais anteriores, 2 sulcos laterais posteriores, sulco mediano posterior e 2 sulcos intermédios posteriores.

FUNÍCULOS (substância branca)
O funículo anterior fica entre os sulcos laterais anteriores (a fissura fica nele), os funículos laterais ficam entre os sulcos laterais anteriores e posteriores e o funículo posterior fica entre os sulcos laterais posteriores (o sulco mediano posterior fica nele) e os 2 sulcos intermédios posteriores dividem cada banda do funículo posterior em um funículo grácil (mais medial) e um cuneiforme.

COLUNAS (substância cinzenta)
Coluna posterior ou dorsal fica na linha dos sulcos laterais posteriores (entrada das fibras sensitivas), coluna anterior fica na parte anterior da medula e a coluna lateral fica entre as duas outras, porém só é presente na medula torácica e lombar. Além de existir a substância cinzenta que não compreende nenhuma dessas partes, chamada de substância cinzenta intermediária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Explique sobre a segmentação da medula espinhal e a topografia vertebromedular.

A

A medula espinhal é segmentada conforme os locais de emergência dos axônios dos neurônios radiculares. Existem 31 segmentos (8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo). Os nervos espinhais formados pelos axônios dos neurônios radiculares emergem acima da vértebra correspondente na coluna cervical, e no restante emerge abaixo da vértebra.
Contudo, a medula espinhal para de se desenvolver antes que a coluna vertebral atinja seu tamanho final, desse modo a medula acaba em L2. Para saber o segmento da medula que está correspondendo a uma determinada vértebra existe uma regra prática: de C2 a T10 você adiciona +2 ao número da vértebra, T11 e T12 são correspondentes aos 5 seguimentos lombares e L1 e L2 são responsáveis pelos sacrais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é a cauda equina e o cone medular?

A

O cone medular é a porção terminal da medula, já a causa equina é a junção das raízes abaixo de L2 que ainda necessitam emergir pela vértebra e também possui um grande acúmulo de liquor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Fale sobre a disposição e a característica das meninges na medula espinhal e sobre os espaços meníngeos.

A

DURA-MÁTER
Só possui a camada interna na medula, se estende até S2 formando o saco dural, é a mais externa e existe um espaço epidural preenchido por gordura e um plexo venoso interno.

ARACNÓIDE
Aderida a dura-máter como no encéfalo (o espaço subdural é preenchido por um líquido para evitar a fricção), ainda emite trabéculas para a pia-máter e também forma o saco dural por estar aderida à dura.

PIA-MÁTER
Na medula se encontra realmente aderida ao tecido nervoso, se prolonga depois do cone medular como filamento terminal que vai abaixo do saco dural. Além disso, apresenta ligamentos denticulados que são projetados para a dura-máter com função de fixar a medula no lugar, são transparentes e triangulares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Diferencie os tipos de neurônios medulares: radiculares, cordonais e de axônio curto.

A

NEURÔNIOS RADICULARES
São neurônios de axônio longo, saem da medula para formar a raiz ventral dos nervos espinhais, são os neurônios pré-glanglionares do sistema nervoso autônomo, inervam glândulas, musculatura lisa, cardíaca e esquelética (a parte que inerva a esquelética é dividida em alfa - maiores e mais grossos, inervando fibras extrafusais - e gama - finos e menores, inervando fibras intrafusais).

NEURÔNIOS CORDONAIS
São neurônios de axônio longo também, constituem o funículo da medula, são fibras ascendentes e descendentes. Podem ser divididos em de projeção, quando são ascendentes e saem da medula para integrar as vias ascendentes, e de associação, que nunca deixam a medula possuindo dois axônios (um ascendente e um descendente) fazendo a integração dos diferentes níveis medulares.

NEURÔNIOS DE AXÔNIO CURTO
Tem tamanho pequeno, são também chamados de interneurônios, fazem a conexão entre as fibras aferentes e eferentes. Existe um tipo chamado de célula de Renshaw que inibe o arco reflexo, após a terminação desse, por conexões com ramos colaterais emitidos pelos neurônios eferentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais as principais diferenças entre a anestesia peridural e raquidiana?

A

As anestesias são realizadas de L2 para baixo por não haver medula.
ANESTESIA PERIDURAL
É aplicada no espaço peridural, sem perfurar a dura, não há extravasamento de liquor (o que pode levar à cefaleia), mas deve ficar sendo reaplicada e necessita de um anestesista muito experiente.

ANESTESIA RAQUIDIANA
É aplicada no espaço subdural, sendo necessário perfurar a dura e a aracnóide, podendo haver extravasamento de liquor (gera cefaléia), porém é mais forte e não precisa ser reaplicada em muito tempo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Cite os tratos das vias ascendentes e descendentes da medula espinhal.

A

VIAS ACENDENTES
Fascículo GRACIL e CUNEIFORME- levam sensibilidade vibratória, tátil epicrítica e propriocepção consciente.
Tratos espinocerebelares posterior e anterior- propriocepção inconsciente.
Trato espinotalâmico anterior- tato protopático.
Trato espinotalâmico posterior- sensibilidade térmica e dolorosa.

VIAS DESCENDENTES
Trato cortico-espinhal lateral e anterior- movimentação voluntária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Explique sobre a organização dos neurônios na substância cinzenta.

A

Na coluna anterior se agrupam em um grupo medial (se estende por toda medula, inerva a musculatura axial) e um grupo lateral (inerva a musculatura apendicular, só presente nas intumescências, sendo que a parte mais medial inerva os músculos proximais e a lateral os músculos mais distais).
Já na coluna posterior, há um núcleo torácico (região torácica e lombar alta, com propriocepção inconsciente e neurônios de projeção) e uma substância gelatinosa (também chamada de portão da dor).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Diferencie a síndrome do neurônio motor superior da síndrome neurônio motor inferior.

A

SÍNDROME DO NEURÔNIO MOTOR SUPERIOR
Ocorre hiperreflexividade, hipertonia (paralisa espástica), sinal de Babinsk positivo e afeta as áreas motoras corticais ou descendentes dele.

SÍNDROME DO NEURÔNIO MOTOR INFERIOR
Ocorre hiporreflexividade, hipotonia (paralisia flácida), que atinge os neurônios efetores da medula, pode haver atrofia muscular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly