Tronco Encefálico Flashcards

1
Q

Qual a localização, composição e estruturas que passam pelo tronco encefálico?

A

O tronco encefálico se localiza entre a medula espinhal e o diencéfalo, a frente do cerebelo, composto por 3 estruturas: mesencéfalo, ponte e bulbo. Além disso, nele se localizam os núcleos dos nervos cranianos III a XII e a formação reticular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Sobre o bulbo, quais são suas delimitações, sulcos, áreas e componentes?

A

LIMITES
O bulbo se estende desde um plano imaginário horizontal na linha do forame magno (ou emergência do primeiro nervo cervical) até o sulco bulbo-pontino.

SULCOS
São contínuos com os sulcos da medula espinhal, temos: fissura mediana anterior, sulcos laterais anteriores, sulcos laterais posteriores, sulco mediano posterior e sulcos intermédios posteriores.

ÁREAS
Temos 3 pares áreas no bulbo que são delimitadas pelos sulcos: áreas anteriores (entre a fissura mediana e o sulco lateral anterior), áreas laterais (entre o sulco lateral anterior e o sulco lateral posterior) e áreas posteriores (entre o sulco lateral posterior e o sulco mediano posterior, sendo que o sulco intermédio posterior divide cada área posterior e. um fascículo grácil - medial - e um fascículo cuneiforme).

COMPONENTES
Das áreas anteriores- Temos as pirâmides (por onde descende o trato cortico-espinhal), a decussação das pirâmides (onde os tratos cortiço-espinhais trocam de lado) e o forame cego (depressão medial na junção do bulbo com a ponte).
Das áreas laterais- Temos as olivas (onde se localiza o núcleo olivar inferior, que se comunica com o núcleo denteado do cerebelo e participa da aprendizagem motora).
Das áreas posteriores- Temos os tubérculos grácil e cuneiforme, onde profundamente estão localizados os núcleos grácil e cuneiforme, respectivamente. Além disso, também há o obéx (limite entre a parte fechada e aberta do bulbo).

**A parte aberta do bulbo faz parte do assoalho do 4 ventrículo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Sobre a ponte, quais são suas delimitações, componentes e vistas?

A

LIMITES
A ponte vai desde o sulco bulbo-pontino até o sulco pontino superior (no encontro com o mesencéfalo).

COMPONENTTES
A ponte é dividida pelo corpo trapezóide em uma base e um segmento (contínuos com a base e segmento do mesencéfalo), sendo a base mais anterior (ventral). Pela base passam fibras descendentes e pelo segmento passam fibras ascendentes, descendentes, transversais e os núcleos dos NCs. Além disso, o braço da ponte (união das fibras transversais) conecta a ponte ao cerebelo pelo pedúnculo cerebelar médio.

VISTAS
Vista anterior (ventral)- Temos o sulco basilar (por onde passa a artéria basilar), as estriações transversais (formando os braços), a raiz do NC V (no limite entre a base e o braço da ponte).
Vista posterior (dorsal)- Sulco mediano, eminência medial, folículo facial, fóvea superior, sulco limitante e locus coerlus formam o assoalho do 4 ventrículo.

**Os NCs VI, VII e VIII saem do sulco bulbo-pontino.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Sobre o mesencéfalo, quais são suas delimitações, sua divisão e estruturas?

A

LIMITES
O mesencéfalo vai desde o sulco pontino superior até o plano imaginário que liga os corpos mamilares à comissura posterior.

DIVISÃO
O mesencéfalo é dividido em um teto (funções sensoriais e motoras) e 2 pedúnculos cerebrais (cada pedúnculo é dividido em base e tegmento pela substância negra- abundante em neurônios com melanina e dopamina, e delimitada pelo sulco lateral do mesencéfalo e pelo sulco medial do pedúnculo cerebral).

ESTRUTURAS
Temos os colículos superiores (que participam da via óptica, se ligando ao corpo geniculado lateral do tálamo), os colículos inferiores (que participam da via auditiva, se ligando ao corpo geniculado medial do tálamo). Do sulco medial do pedúnculo cerebral emerge o NC III, o NC IV emerge dos folículos inferiores (é o único NC que emerge dorsalmente e depois contorna o mesencéfalo para ficar ventralmente). Ainda existe o núcleo rubro no tegmento (relacionado à motricidade) e os pedúnculos delimitam substância perfura posterior (por onde passam os ramos perfurantes das artérias do polígono de Willes).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é, qual a função e onde se localiza a formação reticular?

A

A formação reticular é um aglomerado de neurônios separados por um rede de fibras nervosas, que passa por dentro do tronco encefálico, entre os núcleos dos NCs. Tem a função de controlar o ciclo de sono e vigília, fazer a integração de reflexos, fazer controle neuroendócrino, controle da postura, ou seja, em geral influenciando a cérebro, o cerebelo, a medula e o tronco.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Diferencie os tipos de lesões que podem ocorrer no bulbo e quais suas consequências?

A

NA BASE
Vai comprometer as pirâmides e o NV XII, comprometendo assim o trato cortico-espinhal, causando: hemiparesia CONTRALATERAL e se a lesão se estender dorsolateralmente pode causar hemiplegia, por atingir tratos motores descendentes, e a lesão do NV XII causa paralisia da metade IPSLATERAL da língua (desvio para esse lado na protrusão).

SÍNDROME DE WALLEMBERG
Ocorre por conta da síndrome da artéria cerebelar inferior posterior, ramo da vertebral, (na parte dorsolateral do bulbo) causando: lesão no pedúnculo cerebelar inferior (gerando incoordenação dos movimentos da metade IPSILATERAL do corpo), lesão do trato espinhal do trigêmeo e seu núcleo (gerando perda da sensibilidade térmica e dolorosa na hemiface IPSILATERAL), lesão no trato espinço-talâmico (gerando perda da sensibilidade térmica e dolorosa no hemicorpo CONTRALATERAL) e lesão no núcleo ambíguo (disfagia e disfonia, por conta da paralisia dos músculos da laringe e faringe).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Diferencie os tipos de lesões que podem ocorrer na ponte e quais suas consequências?

A

NO NERVO FACIAL
Leva a paralisia total dos músculos da expressão facial IPSILATERAIS (perdem o tônus também, ficando flácidos), podendo ocorrer vazamento de saliva pelo ângulo da boca, além disso ocorre desvio da comissura labial para o lado não afetado e paralisia no orbicularis oculi (impede o fechamento da pálpebra IPSILATERAL).
**Normalmente vem associado a lesões no VC VIII e no nervo intermédio (parte do facial) levando a perda da sensibilidade gustativa nos 2/3 anteriores da língua, alterações no equilíbrio e diminuição da audição).

NA BASE
Compromete o trato cortico-espinhal e fibras do NV VI, causando: hemiplegia e hemiparesia CONTRALATERAL, paralisia do reto lateral IPSILATERAL, o que gera diplopia e desvio do globo ocular para medial. *Se houver comprometimento das fibras do NC VII chama-se Síndrome de Millard-Gubler.

NA EMERGÊNCIA DO TRIGÊMEO
Causa hemiplegia CONTRALATERAL, havendo perturbações motoras (como: paralisia da musculatura mastigatória IPSILATERAL e desvio da mandíbula) e sensitivas (como: anestesia na hemiface IPSILATERAL e perda do reflexo corneano). Pode se estender até o lemnisco medial perdendo a propriocepção consciente e tato epicrítico CONTRALATERAL.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Diferencie os tipos de lesões que podem ocorrer no mesencéfalo e quais suas consequências?

A

SÍNDROME DE WEBER
Ocorre por lesão na base do pedúnculo cerebral e compromete o trato cortico-espinhal e fibras do NC III, causando IPSLATERALMENTE: impossibilidade de mover o olho para cima, baixo ou medial, diplopia, desvio do globo ocular para lateral, ptose palpebral (não abre o olho) e midríase (pupila dilatada).

SÍNDROME DE BENEDIKT
Ocorre por lesão no tegmento, comprometendo o NC III, o núcleo rubro e os lemniscos medial, lateral e trigeminal, causando: sinais da síndrome de Weber + anestesia da metade do corpo e cabeça CONTRALATERAL (lemniscos) e tremores e movimentações anormais CONTRALATERAIS (núcleo rubro).

SÍNDROME DE PARINAUD
Gerada por tumores da pineal, comprime o colículo superior e causa: paralisia do olhar conjugado (para cima) e oclusão do aqueduto cerebral (causa hidrocefalia e compressão no NC III E IV).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual a diferença entre a paralisia facial periférica e central?

A

A periférica tem paralisia IPSILATERAL, em toda a hemiface e total. Já a central tem paralisia CONTRALATERAL, apenas dos músculos da metade inferior dessa hemiface, podendo haver contrações involuntárias ao expressar sentimentos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly