Sistema Límbico Flashcards
Qual a diferença entre sentimento e estado emocional?
SENTIMENTO
É a sensação consciente de uma emoção particular, se dá no giro do cíngulo, córtex e no lobo frontal.
ESTADO EMOCIONAL
É a sensação física de uma emoção particular, se dá na amígdala, no hipotálamo e no tronco encefálico.
Quais são as estruturas corticais que fazem parte do sistema límbico?
O lobo límbico, que é composto pelo giro do cíngulo, giro para-hipocampsl e pelo hipocampo, e a ínsula, que faz parte da aprendizagem tátil, sensação de fadiga e a parte emocional da reação à dor (sua parte anterior está relacionada com a empatia, conhecimento da própria fisionomia e sensação de nojo, possui aferências do córtex olfatório primário, das amígdalas e do núcleo basal de Meynert e eferências para as amígdalas).
Quais são as estruturas subcorticais que fazem parte do sistema límbico?
Corpos mamilares, núcleos anteriores do tálamo, núcleos septais (da área septal), habênulas, núcleos subtalâmicos, núcleos límbicos mesencefálicos e a amígdala.
Para que serve e quais são as estruturas que fazem parte do circuito de Papez?
ESTRUTURAS
Hipocampo, fórnix, núcleos mamilares, fascículo mamilo-talâmico, núcleos anteriores do tálamo, cápsula interna, giro do cíngulo e giro para-hipocampal.
FUNÇÕES
O circuito de Papez é uma via pela qual a informação deve passar para se tornar uma memória de longo prazo, é um processo subjetivo ligado às emoções e suas expressões, também.
Quais são os componentes do sistema límbico e do lobo límbico?
LOBO LÍMBICO
Giro do cíngulo, gito para-hipocampal, hipocampo e giro denteado.
SISTEMA LÍMBICO
O lobo límbico + hipotálamo, área septal, córtex orbitofrontal e amígdala.
Diferencie o papel da amígdala do papel do hipocampo.
O papel do hipocampo está relacionado com a memória explícita de longo prazo. Já o papel da amígdala é relacionar áreas responsáveis pelo estado emocional com áreas responsáveis pelos sentimentos.
Sobre a amígdala, quais suas principais conexões, funções e a relação com o medo?
A amígdala é composta por 12 núcleos, separados em 3 grupos: corticomedial (recebe conexões olfatórias, ligado à comportamentos sexuais), basolateral (recebe a maioria das conexões aferentes) e central (origem das conexões eferentes). As conexões aferentes trazem informações sensoriais já processadas, além de informações das áreas supramodais.
Funções: responsável pelo processamento das emoções e desencadeado do comportamento emocional, o grupo basolateral está relacionado à medo e fuga, o corticomedial à reação defensiva e agressiva, além de como um todo fazer o processamento do medo.
**Quando a amígdala é ativada pelo medo ela ativa geral o sistema simpático, liberando adrenalina que desencadeia a síndroma de emergência de Cannon (prepara o organismo para uma situação de perigo que ele deve enfrentar ou fugir).
Explique como funcional, de maneira básica, o sistema de recompensas do encéfalo.
Os neurônios dopaminérgicos da área tegumentar ventral se projetam, através do feixe próencefálico, para os núcleos septais, núcleo accumbens e diretamente para à área pré-frontal. Os núcleos septais e accumbens se projetam para à área pré-frontal, e esta se projeta para a área tegumentar ventral (mesencéfalo) também através do mesmo feixe.
Destaque os principais pontos sobre a área septal, o núcleo accumbens e as habênulas.
ÁREA SEPTAL
Fica abaixo do rostro do corpo caloso, anterior à comissura anterior, possui núcleos que tem conexões com: amígdala, hipotálamo, hipocampo, tálamo, giro do cíngulo e formação reticular, é um dos centros de prazer do cérebro e sua estimulação provoca euforia, mas sua destruição leva à reações anormais ao sexo e à raiva.
*A raiva septal causa hiperatividade emocional, ferocidade e raiva diante de situações normais, além de alterar a pressão arterial e o ritmo respiratório.
NÚCLEO ACCUMBENS
Fica entre a cabeça do caudado e o putâmen, fazendo parte do corpo estriado ventral. Tem aferências dopaminérgicas para a área tegumentar ventral do mesencéfalo e eferências para a parte órbitofrontal, fazendo parte do sistema de recompensas.
HABÊNULAS
Tem aferências dos núcleos septais pelas estrias medulares do tálamo, suas eferências pelo fascículo retroflexo para o núcleo interpedencular do mesencéfalo e para neurônios dopaminérgicos do sistema mesolímbico, onde tem ação inibitória. São ativadas pela não recompensa, ou seja, frustração.
*Pode estar associada a causa de transtornos de humor.
Sobre os componentes do lobo límbico, quais suas funções e características?
FORMAÇÃO PARA-HIPOCAMPAL
É composta pelo giro denteado, subículo, rudimentos hipocampais e hipocampo, sendo o fórnix a principal estrutura eferente. Tem como função delimitar o sulco do hipocampo.
HIPOCAMPO
Tem papel importante no aprendizado e na memória, ficando profundamente no lobo temporal e forma uma elevação curva ao longo do assoalho do corno inferior do ventrículo lateral.