Valvopatia Flashcards
Insuficiência Valvar
Fechamento Inadequado
Estenose Valvar
Restrição à abertura
Insuficiência Mitral
Regurgitação sanguínea para o átrio esquerdo durante a sístole ventricular.
A insuficiência mitral pode ocorrer devido à anormalidades em vários locais do coração. Quais?
Pode decorrer de anormalidades em diferentes locais do aparato valvar, tais como folhetos, ânulo, cordas tendíneas e músculos papilares.
Diferencie Insuficiência Mitral Primária da Secundária.
** Primária = Resultante de deformidade estrutural valvar (prolapso, endocardite infecciosa, febre reumática, traumas e deformidades congênitas).
** Secundária = Quando relacionada a outra doença cardíaca (Isquemia, cardiomiopatia hipertrófica e disfunção do ventrículo esquerdo).
As valvas cardíacas compõe-se em qual das 3 camadas cardíacas?
Endocárdio.
I.M.Aguda Vs I.M.Crônica
A IM crônica leva a aumento do átrio esquerdo e de sua complacência. Dessa forma, a pressão intra-atrial tenderá a ser normal, apesar de um volume regurgitante significativo. Na IM aguda existe uma sobrecarga volumétrica abrupta. Neste caso o átrio não consegue se adaptar em tempo hábil, resultando em aumento significativo da pressão intra-atrial.
- Crônica: melhor prognóstico
- Aguda: geralmente cursa como emergência (Edema Agudo de Pulmão ou Choque Cardiogênico)
Na Ins.Mitral, em relação ao VE, a pré-carga está aumentada e a pós-carga está diminuída. Explique isso.
- A Pós-C. está diminuída devido ao fato de o sangue ventricular ter dois caminhos de ejeção: um para a aorta e outro para o átrio através da valva mitral.
- A Pré-C. está aumentada porque o átrio está com sobrecarga de volume e vai injetá-lo no ventrículo. O volume regurgitante será responsável por aumentar a pré-carga no ventrículo durante a sístole atrial.
Tipo de remodelamento cardíaco na Insuficiência Mitral
Excêntrico
Estenose Mitral
A estenosa mitral (EM) caracteriza-se pela resistência ao fluxo sanguíneo transmitral em razão do espessamento e da imobilidade dos folhetos valvares. Ou seja, fluxo sanguíneo do AE para VE diminuído pela abertura não adequada da mitral.
Quais são os principais achados anatomopatológicos da Estenose Mitral?
Os principais achados anatomopatológicos da EM consistem no espessamento dos folhetos valvares, áreas de calcificação, fusão comissural e encurtamento de cordoalhas.
Discorra sobre a fisiopatologia da Estenose Mitral
- Fisiopatologicamente, a obstrução ao deflúvio atrial gera um gradiente pressórico entre o átrio e o ventrículo esquerdo. A elevação da pressão atrial esquerda transmite-se de maneira retrógrada ao leito vascular pulmonar, determinando congestão passiva local, edema intersticial, Hipertensão Pulmonar, e desenvolvimento progressivo de sintomas.
- O VE acaba funcionando sem sobrecarga. O grande prejuízo se instala no átrio que aumenta muito de tamanho por ser complacente juntamente com a repercussão em câmaras direitas.
Qual a principal causa de Estenose Mitral? Cite outras etiologias.
Principal: sequela da febre reumática. - Congênita - Endocardite Infecciosa - Endocardite de Liebman-Sacks (Lupus Eritematoso) - Amiloidose -
Quais situações são conhecidas por “imitarem” a condição de estenose mitral?
- Tumor atrial esquerdo (mixoma)
- Trombo valvar em bola no AE
- Cor Triatriatrum (congênito)
Estenose Aórtica (EAo)
A estenose aórtica (EAo) é a obstrução da via de saída do VE pela calcificação das estruturas valvares, associada ou não à fusão das válvulas da valva aórtica.