Síndrome Nefrítica Flashcards
“A síndrome nefrítica pode ser entendida como sendo o conjunto de sinais e sintomas que surgem quando um indivíduo tem os seus glomérulos renais envolvidos por um processo inflamatório agudo.”
Qual o quadro clínico, clássico, de um paciente com síndrome nefrítica?
- Hematúria (Marca da síndrome)
- Proteinúria subnefrótica (menor que 3,5g em 24h)
- Oligúria
- Edema
- Hipertensão
OBS: A oligúria, com retenção volêmica explica a condição de edema e hipertensão do pcte.
- As vezes, pode haver Azotemia (retenção de ureia e creatinina), quando há queda significativa na taxa de filtração glomerular.
Explique o quadro de hematúria em pctes com síndrome nefrítica.
- A hematúria tem origem, normalmente, nos glomérulos comprometidos, sendo o sinal mais característico e mais comum da síndrome nefrítica, devendo ser esperada na imensa maioria das vezes.
- A hematúria é detectada (microscópica ou macroscópica) é detectada pelo exame do sedimento urinário.
“A hematúria é a marca principal da síndrome nefrítica.”
Como é que podemos diferenciar as hematúrias glomerulares das hematúrias devidas a outras regiões renais?
As hematúrias de origem glomerular possuem características microscópicas especiais que as diferenciam das hematúrias que se originam em outros locais que não os glomérulos, como as que resultam de lesões no túbulos, pelve renal, ureteres, bexiga, próstata e uretra… Quando as hemácias encontradas no sedimento urinário são de origem glomerular, elas estão quase sempre deformadas, fragmentadas e hipocrômicas, num fenômeno conhecido como dismorfismo eritrocitário. A hematúria de origem glomerular resulta da migração de hemácias através de “rupturas” ou fendas que surgem nas alças capilares dos glomérulos “inflamados” - as hemácias vão do interior dos glomérulos para o sistema tubular, e se deformam ao passarem por estes poros estreitos.
Além do dismorfismo eritrocitário e da presença de cilindros hemáticos, o sedimento urinário da síndrome nefrítica comumente revela piúria (leucocitúria) e cilindros leucocitários, deixando evidente a natureza inflamatória do processo…
Ou seja:
* Hematúria glomerular = Dismorfismo Eritrocitário + Cilindros Hemáticos + Cilindros Leucocitários (nem sempre)
- Em casos de hematúria sem esses parâmetros o sangramento é proveniente de outra região renal.
O que são cilindros e sua relação com as proteínas de Tamm-Horsfall?
Diariamente, células epiteliais que compõem a parede da alça de Henle secretam uma proteína conhecida como “glicoproteína de Tamm-Horsfall”. Esta proteína segue o fluxo urinário e acaba se depositando nos túbulos contorcidos distais e túbulos coletores, originando uma superfície pegajosa em seu interior. Como consequência, diversas substancias, partículas ou mesmo células podem se aderir a estas proteínas, moldando um corpo cilíndrico-tubular potencialmente descamável. Qualquer condição que determine a presença de elementos celulares no interior do sistema tubular do néfron pode ser acompanhada pelos cilindros celulares no exame de sedimento de urina (EAS). Os cilindros são classificados basicamente em dois tipos: celulares (patológicos) e acelulares (normais). Os cilindros hemáticos (proteínas aderias às hemácias) indicam quase sempre uma doença glomerular.
Explique o quadro de Oligúria em pacientes com síndrome nefrítica. Quais as consequências fisiológicas dessa Oligúria? Quais os valores que definem oligúria no adulto e na criança?
** Oligúria no adulto: Urina
Explique o quadro de edema periorbital matinal em pacientes com síndrome nefrítica.
Isso resulta do fato de a região das pálpebras é rica em mucopolissacarídeos sensíveis as alterações de sódio.
“70% dos casos de glomerulonefrite se devem à deposição de imunocomplexos (antígeno-anticorpo) na região glomerular…”
Cite as principais etiologias para a síndrome nefrítica.
Pode ser causada por doenças infecciosas, sistêmicas ou primárias dos glomérulos.
(A) - Pode ser: pós-estreptocócica ou “não-pós-estreptocócica”. Em caso da segunda opção as possíveis etiologias são endocardite, sepse, hepatite B e C, Caxumba, Sarampo, Malária falciparum, toxoplasmose…
(B) - Lúpus Eritematoso Sistêmico, Granulomatose de Wegener, tumores, síndrome de Goodpasture.
(C) - Doença de Berger, Glomerulonefríte membranoproliferativa…
RESIDÊNCIA MÉDICA (2011 - UFF) A presença de eritrócitos dismórficos no exame de urina sugere que a hematúria tem origem em doença:
a) túbulo intesticial renal
b) glomerular
c) ureteral
d) vesical
e) prostática
Resposta “B”
RESIDÊNCIA MÉDICA (2009 - PORTO ALEGRE) Os diferentes tipos de cilindros no sedimento urinário podem dar pistas para o diagnóstico de determinadas doenças renais. Que elemento constitui a base da formação dos cilindros hialinos?
a) albumina
b) proteína de Tamm-Horsfall
c) betaglobulina
d) proteína de bence jones
e) alfaglobulina
Resposta “B”
RESIDÊNCIA MÉDICA (2010 - PUC PR) O achado de cilindros hemáticos em um parcial de urina de um paciente com edema sugere:
a) glomerulonefrite aguda
b) nefrite intesticial aguda
c) necrose tubular aguda
d) nefrelitíase obstrutiva
e) síndrome nefrótica
Resposta “A”
Glomerulonefrite aguda = glomerulite = síndrome nefrítica
São todos sinônimos.
Relacione o quadro de hipoaldosteronismo e hipercalemia em pacientes com síndrome nefrítica.
Esses pacientes sofrem com a queda da TFG resultando em hipervolemia (HAS e Edema), o que tende a reduzir a secreção de renina, causando um estado de hipoaldosteronismo (e consequentemente uma diminuição da capacidade de excretar potássio).