Vacinas Flashcards
um lactente de 35 dias de vida encontra-se uma “ferida” no local da aplicação da vacina BCG, há 4 dias. Ao exame clínico, nota-se a presença de uma úlcera de 0,8 cm de diâmetro cd?
Acompanhamento clínico (por ser indolor e sem febre, tamanho pequeno < 3cm após vacina BCG merece apenas acompanhamento clínico)
Em relação às vacinas contra dengue, certo é?
A vacina candidata Butantan-DV não tem eficácia comprovada contra todos os sorotipos.
Mulher, 19a, G2P1A0C0. Traz carteira vacinal: DTPa (1 dose há 2 anos, na sua primeira gestação), influenza (última dose há 1 ano), Hepatite B (três doses há 2 anos, na sua primeira gestação). AS DUAS VACINAS A SEREM REALIZADAS NESTA CONSULTA DE PRE NATAL SÃO:
INFLUENZA/DTPA
Lactente de 2 meses, A família perdeu o cartão de vacinação. o lactente está hipoativo, FR = 62ipm, A radiografia de tórax evidenciou infiltrado bilateral, com padrão miliar. o diagnóstico, devem ser pesquisados ativamente na anamnese e no exame físico respectivamente:
contato com indivíduo com tuberculose / marca da vacina BCG
A vacina tríplice bacteriana acelular infantil
age contra doenças que podem causar morte.
o esquema vacinal e os grupos contemplados por essa vacinação nos serviços públicos de saúde são?
duas doses / adolescentes do sexo feminino, na faixa etária de 9 a 14 anos, e do sexo masculino, na faixa etária de 11 a 14 anos
sobre as comorbidades prioritárias para vacinação contra a Covid-19,
Fibrose cística
DM
Em relação à vacina BCG, analise as assertivas a seguir:
I. A resposta protetora leva aproximadamente 12 semanas.
II. Recém-nascidos pré-termo devem pesar 2 Kg para recebê-la.
indique a idade em que a criança recebe a primeira dose da vacina contra hepatite B, a idade em que recebe as doses subsequentes por meio da vacina Penta e as doenças que a vacina Penta protege.
ao nascer; com 2, 4 e 6 meses de vida; difteria, tétano, coqueluche e algumas doenças causadas por Haemophilus influenza do tipo B.
Em relação à vacinação durante a gravidez, analise as recomendações a seguir:
II) Em relação a dT (difteria e tétano) em gestante não vacinada e/ou com histórico vacinal desconhecido, deve-se aplicar três doses com intervalos mensais, onde uma das doses é com dTpa (após a 20ª semana).
Com relação à vacina BCG, assinale a alternativa correta.
As complicações mais comuns são abscesso, úlcera e linfonodos fistulizados.
Você recepciona um RN, filho de mãe HBsAg (+) e HBeAg (+). As medidas apropriadas para evitar a aquisição da doença pelo recém-nascido que você irá prescrever serão:
Vacina anti-hepatite B e imunoglobulina hiperimune intramuscular até 12 horas de vida.
Sobre o calendário de vacinação da mulher, de acordo com as Recomendações Febrasgo 2020/2021, assinale a alternativa correta.
A vacina Meningocócica conjugada ACWY ou C em mulheres adultas é indicada em dose única. A necessidade de reforços dependerá da situação epidemiológica
As seguintes vacinas são recomendadas a gestantes conforme o calendário vacinal do Ministério da Saúde:
Vacina contra Hepatite B, Gripe, DTPa.
Vacinas recomendadas durante o pré-natal:
Influenza, hepatite B (de acordo com a imunidade prévia), difteria e tétano (conforme calendário vacinal prévio e último reforço) e pertussis (proteção do recém-nascido). A vacina de pertussis (DTPa) deverá ser administrada em toda gestação, de 20 a 36 semanas de idade gestacional.
Vacinas com vírus vivos atenuados devem ser evitadas.
São recomendadas durante a gestação:
- Hepatite B três doses com intervalo de 0 - 1 -6 meses
- dT pelo menos 3 doses a cada 10 anos e reduzir o intervalo para 5 anos se ferimentos graves com intervalo de 60 dias entre as doses
- dTpa uma dose obrigatória em toda gravidez a partir de 20 semanas até 45 dias após o parto (preferencialmente na gestação) com intervalo de 60 dias após a dT
- Influenza uma dose na campanha anual sazonal
- Covid-19: valiar vacina monovalente ou bivalente prévia
A puérpera deve receber a(s) seguinte(s) vacina(s), caso não tenha sido vacinada na gestação e maternidade:
caso a puérpera tenha o esquema vacinal incompleto, ela deverá receber a vacina tríplice viral (caxumba + sarampo + rubéola) e contra influenza
Pela regra do MacDonald, calcule a idade gestacional, quando a altura de fundo uterino é de 28 cm.
multiplica-se a altura uterina por 8 e depois divide-se por 7. o resultado será a idade gestacional aproximada.
Essa regra tem maior aplicabilidade entre 28 e 34 semanas.
relação à hepatite B?
Paciente recebeu apenas uma dose de hepatite B - deve complementar com mais duas doses, totalizando as três doses recomendadas pelo calendário vacinal.
Se paciente tivesse recebido três doses e permanecesse com Anti-HBs negativo deveria receber apenas uma dose de reforço.
Uma gestante que apresenta esquema vacinal completo deverá receber uma dose da seguinte vacina, a partir da 20ª semana gestacional e a cada gestação até 45 dias após o parto:
A vacina contra pertussis acelular (DTPa) deve ser administrada em toda gestação, entre 20 e 36 semanas de idade gestacional. Ela visa a fornecer proteção ao recém-nascido nas primeiras semanas de vida