Tutela Provisória Flashcards

1
Q

A tutela provisória é conferida mediante cognição sumária ou exauriente? Explique.

A

É proferida mediante cognição sumária (juízo de probabilidade), ou seja, sem que o juiz tenha acesso a todos os elementos de convicção a respeito da controvérsia jurídica. Excepcionalmente, poderá ser concedida mediante cognição exauriente, quando o juiz a concede em sentença.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A distribuição do pedido antecedente de tutela provisória torna o juízo prevento para julgado o pedido principal?

A

A partir do momento em que é distribuído o pedido antecedente de tutela provisória, o juízo que o receber ficará prevento para conhecer e decidir o pedido principal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Explique a diferença da tutela cautelar e da tutela antecedente em relação ao procedimento a ser realizado caso esta seja indeferida.

A

Caso o juízo o indefira, no caso da tutela antecipada, o autor terá um prazo de 5 dias para emendar a petição inicial com o pedido principal, sob pena de extinção do processo sem resolução de mérito. Já se tratando de pedido de natureza cautelar, o indeferimento não demanda qualquer ato a ser praticado pelo autor, dando-se continuidade ao procedimento com a citação do réu para apresentar contestação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são os requisitos para concessão da tutela antecedente e da cautelar?

A

A probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

É possível exigir caução para concessão da tutela antecipada? E para a cautelar? Em qual hipótese?

A

É possível a exigência da prestação de caução para a concessão tanto da tutela cautelar, quanto para a tutela antecipada. Só deve ser exigida quando o juiz estiver em dúvida a respeito da concessão da tutela de urgência e notar no caso concreto a presença da irreversibilidade recíproca.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A tutela antecipada pode ser concedida de ofício? E a cautelar? Por que?

A

O STJ admite a concessão de ofício da tutela antecipada e da cautelar, em razão do poder geral de cautela.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quando deve ser realizada a audiência de justificação?

A

É possível quando o juiz não está plenamente convencido a respeito do pedido antecedente e acreditar que possa obter esclarecimento para a prolação de uma decisão com maior segurança por meio da oitiva de testemunhas do requerente da tutela.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

É possível conceder tutela antecipada com efeitos irreversíveis? Explique.

A

Não é possível a antecipação da tutela quando houver perigo de irreversibilidade fática dos efeitos da decisão, ou seja, quando não houver capacidade de retorno ao status quo ante na eventualidade de revogação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A tutela antecipada pode ser concedida na sentença? Explique.

A

O STJ pacificou o entendimento de que é cabível a antecipação de tutela na sentença, uma vez que antecipa os efeitos práticos da tutela obtida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quem tem legitimidade para requerer a tutela antecipada antecedente e a incidental?

A

No caso de pedido de tutela antecipada em caráter antecedente, o único legitimado é o autor do pedido principal. Já no caso de um pedido incidental de tutela antecipada, formulado no curso do processo principal, pode ser feito tanto pelo autor, quando pelo réu (em reconvenção, ou não).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O assistente simples pode pedir tutela antecipada? Explique.

A

Para o assistente pedir uma tutela antecipada condiciona-se a vontade do assistido. Então, se ele não quiser, apesar de legitimado faltará interesse jurídico ao assistente no pedido dessa espécie de tutela de urgência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O Ministério Público, enquanto fiscal da ordem jurídica, pode requerer a concessão de tutela antecipada?

A

A corrente doutrinária majoritária entende que sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Como se dá o procedimento no caso de pedido de tutela antecipada em caráter antecedente?

A

Quando a urgência for contemporânea a propositura da ação, a petição inicial pode se limitar ao requerimento da tutela antecipada. Caso este pedido seja indeferido (decisão agravável), o autor terá 5 dias para emendar a petição inicial, sob pena de ser indeferida e o processo extinto sem resolução do mérito (não há prejuízo econômico ao autor, pois o réu sequer foi citado).
Se o pedido for deferido, exige-se que o autor adite a petição inicial, com a complementação da sua argumentação e a confirmação do pedido de tutela final, no prazo de 15 dias, sob pena de extinção do processo sem resolução do mérito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Explique a estabilização dos efeitos da tutela antecipada requerida em caráter antecedente.

A

A tutela antecipada concedida de forma antecedente se estabiliza se não for interposto pelo réu recurso contra a decisão concessiva de tutela antecipada. A estabilização quer dizer que a decisão concessiva continuará gerando efeitos até que uma nova ação seja proposta e os casse. Uma vez estabilizada, o processo será extinto por meio de sentença terminativa, sem resolução do mérito, fundada no art. 485, X, do CPC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A estabilização dos efeitos da tutela antecipada requerida em caráter antecedente faz coisa julgada? Explique.

A

Não fará coisa julgada. Contudo, após o decurso do prazo de dois anos para ingresso da ação que busca revê-la, a concessão da tutela antecipada se torna imutável e indiscutível.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Em relação a estabilização dos efeitos da tutela antecipada requerida em caráter antecedente, o que ocorre caso o réu impugne a concessão da tutela?

A

Havendo impugnação, o processo não será extinto, não haverá estabilização e a eficácia da tutela antecipada fica condicionada a uma decisão definitiva, fundada em cognição exauriente.

17
Q

É possível que o autor expresse sua vontade de que não haja a estabilização dos efeitos para que haja um pronunciamento fundado em cognição exauriente?

A

Sim. A estabilização é inaplicável se o autor expressar sua vontade de que pretende, além da concessão da tutela antecipada, pronunciamento fundado em cognição exauriente capaz de gerar coisa julgada material.

18
Q

O que é a tutela cautelar?

A

É a proteção jurisdicional do Estado para afastar o perigo de ineficácia do resultado final da pretensão definitiva da parte, funcionando como aspecto concreto da promessa constitucional da inafastabilidade da tutela jurisdicional.

19
Q

Quais os requisitos para a concessão da tutela cautelar?

A

A parte que dela necessite deve demonstrar o preenchimento do fumus boni iuris e do periculum in mora para recebê-la.

20
Q

O que é o poder geral de cautela?

A

Poder estatal de evitar no caso concreto que o tempo necessário para a concessão da tutela definitiva gere a sua ineficácia. Devido a este, existem cautelares atípicas/inominadas permitindo ao juiz conceder as medidas que julgar necessárias, além das previstas em lei.

21
Q

Como é o procedimento de uma tutela cautelar requerida em caráter antecedente?

A

O procedimento a ser observado nesse caso depende do acolhimento ou da rejeição do pedido. Se for acolhido, o autor terá 30 dias para aditar a petição inicial elaborando seu pedido principal, seguindo, a partir daí, o procedimento comum. Caso o autor não deduza o pedido principal dentro deste prazo legal, cessa a eficácia da medida cautelar, salvo se o decurso do prazo decorrer de motivo alheia à vontade do autor.
Se for rejeitado o pedido cautelar, a conversão em processo principal é uma faculdade do autor.

22
Q

Qual o termo inicial do prazo de 30 dias conferido ao autor após o deferimento da tutela cautelar requerida em caráter antecedente?

A

O termo inicial é o efetivo cumprimento, mesmo que parcial, da decisão concessiva da tutela cautelar.

23
Q

A intervenção de terceiros é admitida no processo cautelar? E a reconvenção? Explique.

A

A denunciação da lide e o chamamento ao processo não são cabíveis no processo cautelar, sendo admissível, de forma excepcional, o amicus curiae e a instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica. O réu não pode fazer reconvenção.

24
Q

Há coisa julgada material no processo cautelar? Explique.

A

O entendimento da doutrina e do STJ é de que não existe coisa julgada material no processo cautelar. A não ser no caso de extinção do processo pela prescrição ou decadência. Nesse caso, a sentença será de mérito e produzirá coisa julgada material.

25
Q

Quando haverá a cessação da eficácia da tutela cautelar?

A

Não dedução do pedido principal no prazo legal, ausência de efetivação da tutela cautelar no prazo de 30 dias e a improcedência do pedido principal ou extinção terminativa do processo.

26
Q

Em quais espécies de processos e procedimento é cabível a tutela de evidência?

A

É cabível em qualquer espécie de processo ou procedimento, inclusive nos Juizados Especiais.

27
Q

Quais são as hipóteses de cabimento da tutela de evidência?

A

Abuso do direito de defesa ou manifesto propósito protelatório do réu; as alegações de fato puderem ser provadas apenas documentalmente e houver tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante; prova documental em ação reipersecutória; e prova documental sem prova do réu capaz de gerar dúvida razoável ao juiz.. Além destas existem outras hipóteses previstas esparsamente pelo ordenamento com requisitos específicos.