Petição Inicial e Posturas do Juiz diante dela Flashcards
Quais os efeitos processuais da indicação dos elementos da ação na petição inicial?
Permite a aplicação do princípio da congruência; permite a verificação de eventual litispendência, coisa julgada ou conexão; fornece elementos para a fixação da competência; indica a eventual ausência de alguma das condições da ação; pode determinar o procedimento.
Qual a importância do correto preenchimento do requisito da petição inicial atinente a identificação das partes e sua qualificação?
O preenchimento de tal requisito tem como função: permitir a citação do réu e a individualização dos sujeitos processuais.
Diferencie causa de pedir próxima e remota.
- Próxima: apresentação fática
- Remota: consequências jurídicas que o autor pretende que tais fatos tenham
Quais os efeitos decorrentes da fixação do valor da causa?
Determinação da competência; definição do rito procedimental; recolhimento de taxas judiciárias; fixação do valor para fins de aplicação de multas; fixação do depósito prévio na ação rescisória; nos inventários e partilhas, influi sobre a adoção do rito de arrolamento.
Como se define o valor da causa no caso de cumulação de pedidos sendo um deles economicamente aferível e o outro não?
O valor da causa da ação será tão somente o do pedido economicamente aferível.
O que acontece caso, realizado o pedido genérico de produção de provas (pelo autor ou réu), a parte não reiterar sua vontade de produzi-las quando intimado para especificá-las?
O STJ entende que, neste caso, haverá preclusão da prova.
O que acontece caso o autor deixe de pedir a produção de provas na petição inicial?
O autor permite ao juiz um julgamento antecipado da lide, sem que possa, em grau recursal, alegar cerceamento de defesa.
O que acontece caso o autor não manifeste sua opinião pela realização, ou não, da audiência de conciliação e mediação?
Caso não o faça, compreende-se que o autor não se recusa a participar da audiência, que assim sendo será regularmente realizada.
O que acontece caso o autor não instrua a petição inicial com os documentos indispensáveis à propositura da demanda?
No caso de ausência destes, enseja a possibilidade de emenda da petição, pois trata-se de um vício sanável. Não ocorrendo a emenda, a petição inicial será indeferida.
O que acontece caso o juiz apenas perceba a ausência dos documentos indispensável à propositura da demanda após a citação do réu?
Neste caso, não mais se admitirá o indeferimento da petição inicial, que deve ocorrer liminarmente. Então, o processo deve ser extinto sem resolução de mérito por falta de pressuposto processual.
O que acontece caso o autor não tenha acesso aos documentos indispensáveis à propositura da demanda?
Caso o autor não tenha acesso a tais documentos, o juiz poderá requisitá-los, de ofício ou a pedido do autor, no exercício de seus “poderes” instrutórios.
Qual atitude deve ser tomada pelo juiz caso, ao analisar a petição inicial, perceba sua incompetência absoluta?
O juiz deve reconhecer a incompetência absoluta e determinar a remessa dos autos ao órgão competente.
Por que o juiz deve, sempre que possível, optar pela emenda da petição inicial em detrimento do indeferimento?
Para prestigiar o princípio da primazia do julgamento de mérito. Deve o juiz reservar o indeferimento a situações de fato absolutamente impossíveis de serem saneadas ou corrigidas.
Por que sempre que possível deve ser concedido ao autor a possibilidade de emendar a petição inicial?
O STJ entende que a emenda da petição inicial é direito do autor, não podendo o juiz indeferir a petição antes de oportunizar ao autor seu saneamento, quando isso se mostrar possível no caso concreto.
No que consiste a emenda da petição inicial?
A emenda da petição inicial é a possibilidade dada ao autor quando a petição deixar de preencher os requisitos dos arts. 319 e 320, do CPC, ou ainda apresentar defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento do mérito. Neste caso, o juiz, mediante decisão fundamentada, concederá prazo de 15 dias para que o autor emende ou complemente a inicial.
O juiz pode conceder prazo maior que 15 dias para a emenda da petição inicial?
É possível que o juiz amplie esse prazo quando entende-lo muito exíguo para o saneamento exigido.
A decisão que concede prazo para emenda da petição inicial deve ser motivada? Explique.
Sim. O juiz deve indicar qual vício que entende presente na petição inicial, justificando seu entendimento. Caso não faça isso, cabe embargos de declaração.
Há possibilidade de emendas sucessivas? Explique.
Há possibilidade de emendas sucessivas quando o autor a faça de maneira incompleta. Nesse caso, à luz do princípio da instrumentalidade das formas, é possível a abertura de novo prazo.
Qual o limite das emendas sucessivas?
O limite das emendas sucessivas deve ser apreciado no caso concreto.