TRAUMA DE PESCOÇO E FACE Flashcards
HIAE (2021)
Um homem de 24 anos foi vítima de ferimento por arma branca em região cervical. Tem a via aérea pérvia e saturação de O₂ de 96%, em ar ambiente. Está consciente e orientado (Glasgow 15). Pulso: 90 bpm, rítmico, PA: 130 × 90 mmHg, frequência respiratória: 18 irpm. Queixa-se de dor em região cervical. A endoscopia digestiva alta e o esofagograma mostraram laceração de 1/3 da circunferência esofágica, com extravasamento de contraste. Conduta, além de analgesia, antibioticoterapia sistêmica e vacinação antitetânica:
A) Cervicotomia exploradora, sutura do esôfago, drenagem e passagem de sonda nasoenteral durante a operação.
B) Tratamento não operatório, jejum oral, monitorização em terapia intensiva, gastrostomia, traqueostomia e seguimento radiológico.
C) Cervicotomia exploradora com sutura primária da lesão esofágica e faringostomia para alimentação.
D) Via aérea cirúrgica e tomografia de pescoço e tórax. A endoscopia não deveria ter sido feita, por poder piorar a lesão esofágica.
E) Tratamento não operatório, jejum oral, internação em terapia intensiva e passagem de sonda nasoenteral guiada por endoscopia.
A
Investigacao com endoscopia e esofagograma: em lesão cervical estável
Lesão esofágica:
- Exploração cirúrgica
- Sutura primária desta lesão em estáveis
- Nutrição: gastro ou jejunostomia, ou sonda nasoenteral (feita no ato cirúrgico)
UNICAMP (2020)
Homem, 28a, vítima de agressão física é trazido ao Pronto Socorro pelo SAMU. Exame físico: PA= 127x82 mmHg, FC= 68bpm, FR=16irpm, oximetria de pulso (ar ambiente) 98%; Neurológico: Escala de Coma de Glasgow= 15, pupilas isofotorreagentes, paralisia dos movimentos da hemiface direita. A ESTRUTURA LESIONADA É:
A) Osso temporal do crânio.
B) Nervo auriculotemporal.
C) Nervo Acessório.
D) Osso Maxilar da face.
Gabarito: A
Lesão de osso temporal: paralisia do nervo facial (VII)