Transmissão Adrenérgica, Agonistas Adrenérgicos e Antagonistas Adrenérgicos Flashcards
A estimulação do sistema nervoso simpático ocorre por efeito de 2 mediadores principais. A ____(x)____ é liberada nos terminais nervosos onde ativa os receptores adrenérgicos (ou adrenoceptores) em sítios pós-sinápticos, assim, atuando como um neurotransmissor. Já a ____(y)____, liberada pela medula da suprarrenal em resposta a diversos estímulos, como o estresse, atua como um hormônio se deslocando pelo sangue até os tecidos-alvo.
X) Norepinefrina (noradrenalina);
Y) Epinefrina (adrenalina).
Alguns simpaticomiméticos ativam diretamente os receptores adrenérgicos (____(x)____), enquanto outros atuam indiretamente, aumentando a liberação ou bloqueando a captação de norepinefrina (____(y)____).
X) Agonistas de ação direta;
Y) Agonistas de ação indireta.
Como se dá a síntese da norepinefrina?
Tirosina →* Dopa →^ Dopamina →” Noradrenalina
- ação da Tirosina hidroxilase (TH)
^ ação da dopa descarboxilase
“ ação da dopamina B-hidroxilase
Como se dá a liberação da norepinefrina?
Chegada de potencial de ação na junção neuromuscular → entrada de íons de cálcio extracelulares para o interior do axoplasma → fusão das vesículas sinápticas com a membrana celular → exocitose do conteúdo das vesículas (norepinefrina) para fenda sináptica.
Por quais mecanismos a norepinefrina é removida do espaço sináptico?
1) Metabolização a metabólitos inativos pela enzima catecol-O-metil-transferase (COMT) na fenda sináptica;
2) Captação de volta para o neurônio por meio de um transportador de norepinefrina dependente de sódio-cloreto (NET);
3) Difusão para fora do espaço sináptico e entrar na circulação sistêmica.
Cite quais fármacos atuam inibindo as etapas da transmissão adrenérgica listadas abaixo:
1) Transporte da norepinefrina para as vesículas;
2) Liberação do neurotransmissor na fenda sináptica;
3) Captação neuronal.
1) Reserpina;
2) Guanetidina;
3) Cocaína e antidepressivos tricíclicos (ex.: imipramina).
Qual a ordem de afinidade dos α-receptores para as catecolaminas naturais (epinefrina e norepinefrina) e ao agonista sintético (isoproterenol)?
Epinefrina ≥ Norepinefrina ≥ Isoproterenol
Os receptores _____(x)_____ são acoplados à proteína Gq (estimulatória), que causa formação de IP3 e DAG. Alguns de seus efeitos são, por exemplo:
1) Vasoconstrição no leito vascular;
2) Aumento na força de contração cardíaca.
3) Aumento da pressão arterial;
4) Continência urinárias (contração na base da bexiga urinária e na próstata);
5) Midríase (contração do músculo dilatador radial da pupila na íris do olho).
X) α1
Os receptores α2 são acoplados à proteína Gi (inibitória), que causa inibição da adenilciclase. Cite quais as funções dos receptores α2 nos sítios de ligação com a norepinefrina listados abaixo:
(1) Terminais nervosos adrenérgicos;
(2) Terminais nervosos colinérgicos;
(3) Adipócitos humanos.
1) Terminais nervosos adrenérgicos → retroalimentação inibitória da liberação adicional de norepinefrina (muito útil quando há atividade simpática elevada);
2) Terminais nervosos colinérgicos → inibição da liberação de acetilcolina.
3) Adipócitos humanos → inibição da lipólise, propiciando ganho de peso.
Qual a ordem de afinidade dos ẞ-receptores para as catecolaminas naturais (epinefrina e norepinefrina) e ao agonista sintético (isoproterenol)?
Isoproterenol ≥ Epinefrina ≥ Norepinefrina
Todos os subtipos de receptor ẞ estão acoplados à proteína Gs e sua ativação resulta em estimulação de adenililciclase e aumento da conversão de ATP (trifosfato de adenosina) em AMPc. De maneira geral, a excitação dos receptores ẞ1 causa ____(x)____. Já os receptores ẞ2 atuam produzindo ____(y)____. Os receptores ẞ3, por sua vez, estão envolvidos na ____(z)____.
X) Estimulação cardíaca de modo que a frequência e a contratilidade do coração aumentam, assim como a liberação de renina = ↑ PA (sistólica);
Y) Relaxamento dos músculos lisos (respiratórios - broncodilatação, uterinos e vasculares - vasodilatação em m. esquelético = ↓ PA (diastólica). Além de promoção da captação de potássio (músculo esquelético) e ativação da glicogenólise (fígado);
Z) Ativação da lipólise em adipócitos. Também tem efeitos no músculo detrusor da bexiga.
“É um fenômeno que ocorre após exposição prolongada a catecolaminas e outros fármacos simpaticomiméticos. Tecidos expostos por determinado período de tempo a um agonista tornam-se menos responsivos a estimulação adicional por determinado agente.”
Dessensibilização de adrenoceptores
Segundo bases da química medicinal, por qual via de administração as catecolaminas sofrem inativação?
Via oral
Em quais receptores, principalmente, atuam as catecolaminas naturais endógenas?
Epinefrina (atua como hormônio)→ α, ẞ1 e ẞ2;
Norepinefrina (atua como neurotransmissor) → α1, α2 e ẞ1.
Indique quais receptores adrenérgicos, segundo à superfamília dos receptores acoplados à proteína G (metabotrópicos) indicados, sofrem ação dos fármacos agonistas no esquema abaixo:
Pode ser usada no tratamento de emergência de condições respiratórias quando a broncoconstrição (broncoespasmo) compromete a ventilação. É o fármaco de escolha para o tratamento de reações de hipersensibilidade do tipo I nos casos de choque anafilático. Pode ser empregada para restabelecer o ritmo cardíaco em pacientes com parada cardíaca independente da causa. Aumenta significativamente a duração da anestesia local, produzindo vasoconstrição no local da injeção e permitindo que o anestésico permaneça por mais tempo no sítio da injeção.
Epinefrina (agonista adrenérgico não seletivo)
É usada no tratamento de choque devido aumentar a resistência vascular e, dessa forma, aumenta a pressão arterial, devido à intensa vasoconstrição de boa parte dos leitos vasculares, incluindo os rins (efeito α1).
Norepinefrina (agonista adrenérgico não seletivo)
É o fármaco de escolha para tratar o choque cardiogênico e séptico, sendo administrada por infusão contínua. Ela aumenta a pressão arterial, estimulando os receptores ẞ1 no coração a aumentar o débito cardíaco e os receptores ẞ1 nos vasos sanguíneos a aumentar a resistência periférica. Além disso, ela também aumenta a perfusão renal, o que contribui para maior velocidade de filtração glomerular e diurese.
Dopamina (agonista adrenérgico não seletivo)
Está presente em vários descongestionantes nasais de ação curta e venda livre, bem como em colírios para o alívio da vermelhidão dos olhos associada a resfriados ou lente de contatos. Estimula diretamente os receptores
α nos vasos sanguíneos que suprem a mucosa nasal e a conjuntiva, assim, produz vasoconstrição e diminui a congestão.
Oximetazolina (agonista α adrenérgico)
A fenilefrina é utilizada como descongestionante NASA e midriático. Também é usada no tratamento da hipotensão em pacientes hospitalizados ou cirúrgicos. Doses elevadas podem causar cefaleia hipertensiva e irregularidades cardíacas.
O metaraminol atua indiretamente também estimulando a liberação de norepinefrina. Tem sido utilizado no tratamento da hipotensão ou no alívio de crises de taquicardia atrial paroxística, especialmente aquelas associadas a estados hipotensivos.
A midodrina, eficaz por via oral, é convertido em desglimidodrina, que ocasiona seus efeitos: elevação da pressão arterial, por contração da musculatura vascular. É vantajosa no tratamento de pacientes com insuficiência autônoma e hipotensão postural.
Agonistas α1 adrenérgicos
Ele produz intensa estimulação cardíaca, aumentando a frequência, a contratilidade e o débito. Também dilata as arteríolas dos músculos, diminuindo a resistência periférica. Devido à sua falta de seletividade é raramente usado terapeuticamente. Porém, ele pode ser útil no bloqueio atrioventricular ou ainda em pacientes com arritmia ventricular torsade de pointes.
Isoproterenol (agonista ẞ adrenérgico não seletivo)
Ela aumenta a frequência cardíaca e o débito cardíaco com poucos efeitos vasculares. Sua principal vantagem sobre outros fármacos simpaticomiméticos é o aumento do débito cardíaco sem elevação significativa da demanda de oxigênio pelo miocárdio. É usada para aumentar o débito cardíaco na insuficiência cardíaca aguda, bem como para dar apoio inotrópico após cirurgia cardíaca.
Dobutamina (agonista ẞ1 adrenérgico)
É um fármaco de ação curta usado, principalmente, como broncodilatador É empregado no manejo dos sintomas agudos da asma. Pode ser administrado por inalação ou via oral para o alívio sintomático do broncoespasmo. Por via oral, tem o potencial de retardar o parto prematuro. Um dos efeitos adversos mais comuns é o tremor, no entanto os pacientes tendem a desenvolver tolerância a ele. Outros efeitos incluem intranquilidade, apreensão e ansiedade.
Salbutamol “beta2agonista”(agonista ẞ2 adrenérgico)
É um fármaco de ação prolongada (> 12 horas). Não deve ser utilizado mais de 2x/dia, nem ser administrado para o tratamento dos sintomas agudos da asma, que devem ser tratados com fármacos de ação curta, como o salbutamol. Muitos pacientes com asma persistente moderada ou grave têm se beneficiado de seu uso juntamente com um corticoide inalatório. Também é usado em pacientes com DPOC, pois proporciona alívio sintomático e melhora da função pulmonar.
Salmeterol (agonista ẞ2 adrenérgico)
É um fármaco de ação prolongada. Ocorre brondilatação significativa poucos minutos após inalação de dose terapêutica e pode persistir por até 12 horas. É um fármaco altamente lipofílico. Por isso, possui maior vantagem, em condições como a asma noturna, sobre os demais agonistas seletivos, pois sua difusão entre a bicamada lipídica da membrana plasmática estimula os receptores de maneira prolongada.
Formoterol (agonista ẞ2 adrenérgico)
É um fármaco desenvolvido especificamente para o uso como relaxante uterino. Pode ser administrada por via intravenosa a pacientes selecionadas para interromper o trabalho de parto prematuro.
Ritodrina (agonista ẞ2 adrenérgico)
A distinção entre receptores ẞ1 e ẞ2 adrenérgicos é importante, pois os receptores ẞ1 são encontrados principalmente no ____________, no qual são responsáveis pelos efeitos ____________ e ____________ das catecolaminas. Por outro lado, os receptores ẞ2 são responsáveis pelo ____________ da ______________________ em vários órgãos.
A distinção entre receptores ẞ1 e ẞ2 adrenérgicos é importante, pois o receptores ẞ1 são encontradas principalmente no coração, no qual são responsáveis pelos efeitos inotrópicos e cronotrópicos das catecolaminas. Por outro lado, os receptores ẞ2 são responsáveis pelo relaxamento da musculatura lisa em vários órgãos.
Quais são os usos clínicos principais dos antagonistas de receptores α-adrenérgicos? Cite, explique e exemplifique.
• Hipertensão grave: por bloqueio da vasoconstrição mediada pelos receptores α1. Ex.: doxazosina (antagonista α1 seletivo);
• Hipertrofia prostática benigna (HPB): por relaxamento da musculatura lisa da bexiga e da próstata, tratando a retenção urinária associada. Ex.: tansulosina (antagonista α1 seletivo);
• Feocromocitoma: usou no preparo pré-cirúrgico, bloqueando os receptores adrenérgicos para evitar liberação súbita de catecolaminas durante manipulação cirúrgica. Ex.: fenoxibenzamina (antagonista α-adrenérgico não seletivo irreversível).
Em humanos, os fármacos antagonistas α-adrenérgicos causam _____________________, uma vez que há queda na pressão arterial. Como resposta, o débito cardíaco e a frequência cardíaca são aumentados, resultando em _____________________.
Em humanos, os fármacos antagonistas α-adrenérgicos causam hipotensão postural, uma vez que há queda na pressão arterial. Como resposta, o débito cardíaco e a frequência cardíaca são aumentados, resultando em taquicardia reflexa.
Cite quais são os usos clínicos principais dos antagonistas de receptores ẞ-adrenérgicos.
O ___________________ é o protótipo dos β-antagonistas adrenérgicos e bloqueia os receptores β1 e β2 com a mesma afinidade. O propranolol diminui o débito cardíaco, tendo efeitos ___________________ e ___________________ negativos.
O propranolol é o protótipo dos β-antagonistas adrenérgicos e bloqueia os receptores β1 e β2 com a mesma afinidade. O propranolol diminui o débito cardíaco, tendo efeitos crono- trópicos e inotrópicos negativos.