Ansiedade e Fármacos Ansiolíticos Flashcards
A ansiedade é um estado emocional de desconforto, apreensão e medo constantes, sendo que mecanismos normais de resposta a estímulos ameaçadores ocorrem de forma antecipada, independentemente de o evento externo ser ameaçador ou não. Cite quais são os tipos de ansiedade.
• Transtorno obssessivo-compulsivo (TOC);
• Fobias;
• Ansiedade generalizada;
• Fobia social;
• Agorafobia;
• Transtorno de pânico;
• Ansiedade induzida por substâncias;
• Estresse pós-traumático.
É um distúrbio comum, crônico e duradouro no qual o paciente possui pensamentos (obsessões) e comportamentos ritualísticos (compulsões) incontroláveis e recorrentes, os quais ele sente a urgência de repetir constantemente, direcionados por ansiedade irracional; Como lavar as mãos repetidamente.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
Medo excessivo e irracional revelado pela presença, ou antecipação da presença de um objeto ou situação
que causa pavor. Exemplo: fobias de animais, sangue. altura e doenças.
Fobias
Quando a ansiedade flui
ao longo das horas, dias e meses. Há uma preocupação excessiva e incontrolável, geralmente associada à tensão muscular, insônia irritabilidade.
Ansiedade generalizada
Medo persistente de situações em que a pessoa acredita estar exposta à avaliação dos outros, de se comportar de maneira vergonhosa ou de interagir com outras pessoas.
Fobia social
A ansiedade que se sente em locais ou situações onde possa ser difícil ou embaraçoso escapar. Por exemplo.
na presença de multidões ou, às vezes, até na própria casa quando se está só.
Agorafobia
Crises súbitas de mal-estar ou ataques súbitos de medo intenso em geral sem que exista um fator desencadeante importante. Os ataques se repetem e há alterações de comportamento associadas ao medo de ter novas crises. Sintomas somáticos são marcantes, como sudorese, taquicardia, dor torácica, tremores e sufocamento;
Transtorno de pânico
Uso de determinadas substâncias que pode levar a um ou mais transtornos ansiosos. Os sintomas aparecem durante a intoxicação ou até um mês depois.
Ansiedade induzida por substâncias
Ansiedade desencadeada por relembrar
experiências estressantes do passado. Após presenciar acontecimento traumático, a pessoa passa a reviver o evento, Considera-se um quadro agudo quando ocorre dentro de um período de três meses e crônico quando de maior duração.
Estresse pós-traumático
• São compostos com alta lipossolubilidade e passam rapidamente a barreira hematoencefálica;
• São lentamente metabolizado e acumulam-se na gordura corporal (ressaca barbitúrica);
• Apresentam uma margem estreita entre a dose terapêutica e a dose que causa depressão cardiorrespiratória (atuação sobre os neurônios do tronco cerebral e da medula);
• Ainda são usados como anestésicos e sedativos, mas não como ansiolíticos.
Barbitúricos
Dê exemplos de fármacos barbitúricos, citando suas aplicações clínicas, além da capacidade ansiolítica, que está caindo em desuso.
• Tiopental: indutor de sono na anestesia;
• Fenobarbital: controle de epilepsia.
Além de terem maior especificidade sobre a sintomatologia ansiosa, o uso das benzoadiazepinas é mais seguro e substituiu largamente os barbitúricos. Explique essa afirmação.
Os benzodiazepínicos não atuam sobre os receptores do tronco cerebral e da medula, e dessa forma não possuem os efeitos adversos (depressão cardiorrespiratória) dos barbitúricos que derivam da atuação nesses locais.
Qual é a primeira linha e a segunda linha de tratamento da ansiedade, exemplique?
• Tratamento de primeira linha contra ansiedade: inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs), como a fluoxetina, e inibidores seletivos da recaptação da serotonina e da norepinefrina (IRSNs);
• Tratamento de segunda linha contra ansiedade: benzodiazepínicos, como o diazepam.
A ______________ é um potente agonista nos receptores 5-HTIA. Os efeitos ansiolíticos começam a cerca de 1 a 3 semanas após o tratamento. Muitas vezes os pacientes têm de ser tratados conjuntamente com um benzodiazepínico. O tratamento é eficaz no distúrbio da ansiedade generalizada, mas não nas fobias. Os efeitos colaterais são menos incômodos que os benzodiazepínicos.
A buspirona é um potente agonista nos receptores 5-HTIA. Os efeitos ansiolíticos começam a cerca de 1 a 3 semanas após o tratamento. Muitas vezes os pacientes têm de ser tratados conjuntamente com um benzodiazepinico. O tratamento é eficaz no distúrbio da ansiedade generalizada, mas não nas fobias. Os efeitos colaterais são menos incômodos que os benzodiazepínicos.