Depressão e Antidepressivos Flashcards
A ________________ é um centro regulador das respostas emocionais. Este região é importante para conferir conteúdos emocionais às nossas memórias (informações sensoriais que chegam ao hipotálamo), uma vez que associa sentimentos a elas;
O ________________ é uma região importante para formação de novas memórias, para o armazenamento de memórias de curto prazo e para memória espacial (mapa do mundo). Além disso, envia informações ao córtex pré-frontal;
O __________________ é uma região do cérebro responsável pela tomada de decisões, comportamento social, planejamento de comportamento e memória de trabalho.
A amígdala é um centro regulador das respostas emocionais. Este região é importante para conferir conteúdos emocionais às nossas memórias (informações sensoriais que chegam ao hipotálamo), uma vez que associa sentimentos a elas;
O hipocampo é uma região importante para formação de novas memórias, para o armazenamento de memórias de curto prazo e para memória espacial (mapa do mundo). Além disso, envia informações ao córtex pré-frontal;
O córtex pré-frontal é uma região do cérebro responsável pela tomada de decisões, comportamento social, planejamento de comportamento e memória de trabalho.
Cite as principais hipóteses existentes para explicar a neurobiologia da depressão.
• Depressão maior;
• Neuroinflamação;
• Estresse do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal;
• Indução glutamatérgica;
• Teoria das monoaminas.
Esquematize a hipótese da depressão maior, citando as estruturas afetadas em sequência lógica.
Carga de estímulos (negativos) disparados pela amígdala → modificação dos disparos da amígdala para o padrão emocional depressivo → morte de neurônios + desligamento de sinapses → bloqueio do fenômeno da neurogênese no hipocampo com comprometimento do padrão de sinalização para o córtex pré-frontal → a tomada de decisões pelo córtex pré-frontal adquire caráter depressivo (inadequado a eventos emocionais e sociais).
Teoria das monoaminas
Estresse do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e indução glutamatérgica
Cite as principais classes de antidepressivos.
• Antidepressivos tricíclicos (ADT);
• Inibidores da monoamino-oxidase (iMAOs);
• Inibidores seletivos da recaptação de 5-HT (ISCS)*;
• Antidepressivos atípicos
*mais usados recentemente
Imipramina, desipramina, amitriptilina, nortriptilina e clomipramina são fármacos que, em essência, causam a inibição da recaptação da NE, da 5-HT e, em pequeno efeito, da dopamina.
Antidepressivos tricíclicos (ADT)
São indicados para depressão mais grave em pacientes que não tenham respondido a outros
fármacos, em razão de seus efeitos
adversos e graves interações. Os principais exemplos são fenelzina e tranilcipromina (irreversiveis, de ação longa e não seletivos entre MAO-A e B) e moclobemida (reversível, de ação curta e seletiva para MAO-A).
Inibidores da monoamino-oxidase (iMAOs)
Incluem fluoxetina, paroxetina, sertralina e citalopram. Eles permitem o aumento da quantidade de 5-HT na fenda sináptica, permitindo a ativação generalizada de seus receptores, de forma a corroborar com a teoria das monoaminas.
Inibidores seletivos da recaptação de 5-HT (ISCS)
A mirtazapina bloqueia os receptores
α-adrenérgicos e 5-HT2C, aumentando a liberação tanto de norepinefrina quanto de 5-HT.
Antidepressivos atípicos
De forma sucinta, a depressão está associada a redução da produção de _____________________________, a redução da formação de _____________________________ e redução da síntese de _____________________________.
De forma sucinta, a depressão está associada a redução da produção de novos neurônios (neurogênese), a redução da formação de novas sinapses (sinaptogênese) e redução da síntese de neurotrofinas (BDNF, NT3 e NT4).
As neurotrofinas (BDNF) também são produzidas em situações de ______________________, ______________________, ______________________, ______________________, entre outros, promovendo uma neurogênese benéfica e antidepressiva, pois aumenta o padrão de disparo dos neurônios.
As neurotrofinas (BDNF) também são produzidas em situações de prática esportiva, convivência social, estímulos artísticos, viagens turísticas, entre outros, promovendo uma neurogênese benéfica e antidepressiva, pois aumenta o padrão de disparo dos neurônios.
A cetamina atua nas sinapses glutamatérgicas, bloqueando NMDA, podendo ser usado como anestésico injetável. Adicionalmente, a cetamina exerce efeitos antidepressivos rápidos e sustentados após uma única dose em pacientes com depressão severa. Explique como se dá a ação antidepressiva da cetamina.
Metabólitos da cetamina atuam em receptores que produzem BDNF, aumentando a liberação de neurotrofinas, a conectividade dos neurônios do hipocampo e a neurogênese.