Eicosanoides Flashcards
O principal precursor dos eicosanoides é o ácido araquidônico. A partir dele é que são produzidos os principais eicosanoides: prostanoides (prostaglandinas e tromboxanos) e leucotrienos. Esquematize o processo de biossíntese do ácido araquidônico.
Fosfolipídeos de membrana (ácido linoleico) →* Ácido araquidônico
*fosfolipase A2 (PLA2)
Quais são as principais rotas oxidativas enzimáticas do ácido araquidônico? Cite seus principais produtos.
• Via das cicloxigenases (COX), cujos principais produtos são os prostanoides (prostaglandinas e prostaciclinas) e os tromboxanos;
• Via das lipo-oxigenases (LOX), cujos principais produtos são os leucotrienos, HETE, HPETE e as lipoxinas.
Esquematize o processo de biossíntese dos prostanoides, citando seus intermediários.
Ácido araquidônico →* PGG2 →* PGH2 →^ PGD2, PGE2, PGF2, PGI2 e TXA2
*COX-1 e COX-2
^Enzimas tecido-específicas (PGD, PGE, PGF, PGI e TX sintetases)
A PLA2 gera não apenas ácido araquidônico, mas também liso-PAF, o precursor do fator de ativação plaquetária (PAF), outro mediador inflamatório. O fator de ativação plaquetária (PAF) é um potente mediador inflamatório fosfolipídico que aumenta a adesão celular e ativa as células endoteliais por efeito direto ou através da formação de radicais tóxicos de oxigênio ou metabólitos do ácido araquidônico.
• Inflamação: injetado localmente, produz vasodilatação, eritema, aumento da permeabilidade vascular e formação de tumor. Doses elevadas produzem hiperalgesia;
• Quimiotaxia: quimiotático potente para neutrófilos e monócitos, e recruta eosinófilos para a mucosa brônquica na fase tardia da asma;
• Musculatura lisa: o PAF contrai o músculo liso dos brônquios e do íleo;
• Plaquetas: aumenta a produção de TXA2, produzindo mudanças morfológicas e a liberação dos grânulos, processos importantes na hemostasia e na trombose.
Esquematize o processo de biossíntese dos leucotrienos, citando seus intermediários.
Ácido araquidônico →* LTA4 → LTB4, LTC4, LTD4, LTE4 e LTF4.
*5-lipo-oxigenase
O ácido araquidônico esterificado por fosfolipídios (bem como outros substâncias lipídicas semelhantes) é susceptível à peroxidação mediada por ________________ (portanto, sem a participação de enzimas), formando isoeicosanoides (isômeros de eicosanoides), cuja liberação dá origem aos ________________. Durante o ________________, os ________________ são encontrados no sangue a níveis muito maiores do que aqueles dos produtos da via das COX.
O ácido araquidônico esterificado por fosfolipídios (bem como outros substâncias lipídicas semelhantes) é susceptível à peroxidação mediada por radicais livres (portanto, sem a participação de enzimas), formando isoeicosanoides (isômeros de eicosanoides), cuja liberação dá origem aos isoprostanos. Durante o estresse oxidativo, os isoprostanos são encontrados no sangue a níveis muito maiores do que aqueles dos produtos da via das COX.
Como a taxa de formação dos isoprostanos depende das condições de oxidação celular, os seus níveis podem ser indicativos do estresse oxidativo em um amplo espectro de condições patológicas: síndromes isquêmicas, dano de reperfusão, aterosclerose e doenças hepáticas. Como sua formação independe de enzimas, os isoprostanos não são atingidos por ________________; como sua formação depende de radicais livres, os isoprostanos podem ser atingidos por ________________.
Como a taxa de formação dos isoprostanos depende das condições de oxidação celular, os seus níveis podem ser indicativos do estresse oxidativo em um amplo espectro de condições patológicas: síndromes isquêmicas, dano de reperfusão, aterosclerose e doenças hepáticas. Como sua formação independe de enzimas, os isoprostanos não são atingidos por anti-inflamatórios; como sua formação depende de radicais livres, os isoprostanos podem ser atingidos por antioxidantes.
Um grupo recém-identificado de metabólitos do ácido araquidônico, chamado de ______________, é formado pela ação concertada de enzimas LOX durante a inflamação. Elas agem em leucócitos polimorfonucleares se opondo à ação dos estímulos pró-inflamatórios, fornecendo o que pode ser chamado de “sinais de interrupção” da inflamação. A aspirina, uma inibidora da COX, estimula a síntese de ______________. Por isso, a formação de ______________ provavelmente contribui para os efeitos anti-inflamatórios da aspirina.
Um grupo recém-identificado de metabólitos do ácido araquidônico, chamado de lipoxinas, é formado pela ação concertada de enzimas LOX durante a inflamação. Elas agem em leucócitos polimorfonucleares se opondo à ação dos estímulos pró-inflamatórios, fornecendo o que pode ser chamado de “sinais de interrupção” da inflamação. A aspirina, uma inibidora da COX, estimula a síntese de lipoxinas. Por isso, a formação de lipoxinas provavelmente contribui para os efeitos anti-inflamatórios da aspirina.