Esquizofrenia e Antipsicóticos Flashcards
Os sintomas da esquizofrenia são classificados em _____________ (delírios, alucinações, desordem de fala e de pensamento), para os quais a terapia antipsicótica revela-se ______ eficaz, e em _____________ (depressão, embotamento cognitivo, distractibilidade, isolamento social), para os quais a terapia antipsicótica revela-se ______ eficaz.
Os sintomas da esquizofrenia são classificados em positivos (delírios, alucinações, desordem de fala e de pensamento), para os quais a terapia antipsicótica revela-se mais eficaz, e em negativos (depressão, embotamento cognitivo, distractibilidade, isolamento social), para os quais a terapia antipsicótica revela-se menos eficaz.
A ________________ da via mesocortical dopaminérgica causa sintomas negativos da esquizofrenia com ________________ da ativação do receptor D1 nas áreas ____________;
A ________________ da via mesolímbica dopaminérgica induz sintomas positivos de esquizofrenia via ________________ da estimulação do receptor D2 nas áreas ____________.
A hipoativação da via mesocortical dopaminérgica causa sintomas negativos de esquizofrenia com diminuição da ativação do receptor D1 nas áreas corticais;
A hiperativação da via mesolímbica dopaminérgica induz sintomas positivos de esquizofrenia via aumento da estimulação do receptor D2 nas áreas límbicas.
O regime ideal de tratamento antipsicótico deve ___________ a ativação da via mesolimbica (D2), enquanto deve ___________ a estimulação das áreas corticais (D1).
O regime ideal de tratamento antipsicótico deve diminuir a ativação da via mesolimbica (D2), enquanto deve aumentar a estimulação das áreas corticais (D1).
Antipsicóticos típicos (primeira geração) são fármacos que foram desenvolvidos originalmente e têm alta preferência pelos receptores D2, mas não têm efeitos contra os sintomas negativos da esquizofrenia (p. ex., _______________, _______________);
Antipsicóticos atípicos (segunda geração) são agentes desenvolvidos mais recentemente e que têm efeitos contra os sintomas negativos da esquizofrenia, além de produzirem menos efeitos colaterais (p. ex., _______________, _______________).
Antipsicóticos típicos (primeira geração) são fármacos que foram desenvolvidos originalmente e têm alta preferência pelos receptores D2, mas não têm efeitos contra os sintomas negativos da esquizofrenia (p. ex., clorpromazina haloperidol);
Antipsicóticos atípicos (segunda geração) são agentes desenvolvidos mais recentemente e que têm efeitos contra os sintomas negativos da esquizofrenia, além de produzirem menos efeitos colaterais (p. ex., clozapina, risperidona).