TMO Flashcards
BMT-CTN 1703
NEJM 2023
- Contextualização: Há cerca de 40 anos a combinação de MTX e inibidor de calcineurina se tornou a pedra angular na prevenção de GVHD, com poucas mudanças. Mesmo assim, com a profilaxia, ainda apresentam-se altas taxas de GVHD agudo e crônico, sendo reponsáveis por uma elevada preocupação em morbimortalidade nesses pacientes. Em estudos realizados nos anos anteriores, existiram dados com bons resultados de CyPT após TMO, o que levou a estudos fase 1-2 do uso dessa estratégia em profilaxia de GVHD em pacientes submetidos a TMO haplo. Pelos ótimos resultados, essa estratégia se tornou padrão nos TMO haplo e começou a se questionar sobre o benefício em outros tipos de transplante. Em 2013 o BMT CTN publicou um estudo fase 2 que comparou 3 esquemas com um esquema padrão (MTX-Tac): CyPT+MMF+Tac VS MTX-Tac-Bortezomib VS MTX-Tac-Maraviroc. O grupo que mostrou melhores desfechos em comparação ao MTX-Tac foi CyPT-MMF-Tac, levando ao desenvolvimento desse estudo fase 3
- População: Pacientes com mais de 18 anos recebendo TMO de doadores NAP ou AP full match e com esquema de condicionamento RIC ou NMA, com fonte SP
- Esquemas: Profilaxia de GVHD com CyPT+MMF+Tac VS MTX-Tac
- Endpoint primário: RFS e GVHD free survival em 1 ano (sem GVHD agudo graus III ou IV)
- Desfechos: O estudo demonstrou benefício do grupo CyPT-MMF-Tac em relação a GVHD agudo e recaída livre de recaída em 1 ano. Existia uma preocupação de que a ciclofosfamida poderia atrasar a recuperaçãp imune. Apesar de o grupo CyPT ter apresentado maior taxa de infecções graus 1-2, apenas um caso de PTLD foi documentada e os dois grupos tiveram incidencia semelhante de CMV e infecções grau 3.
- Conclusão: O estudo trás resultados ótimos, levando em consideração que historiamente aumentar a intensidade da profilaxia de GVHD foi associada a maior incidencia de recaída e piores desfechos. Dessa forma, fica claro que essas estratégias podem ser utilizadas em pacientes submetidas a TMO que não fossem haplo.
- Viés: Muitos endpoints foram avaliados dentro de 1 anos e dados de recaídas tardias ou GVHD crônico tardio não foram bem avaliados. Dessa forma, é necessário continuar o follow up.