CART Flashcards

1
Q

ZUMA-7

A

NEJM 2022 - FU NEJM 2023
- Contextualização: O tratamento padrão de segunda linha pra pacientes com LDGCB recaídos ou refratários é com quimioterapia baseada em platina e consolidação com TMO autólogo se houver resposta a terapia de resgate. No entanto, apenas 50% desses pacientes são candidatos a essa estratégia terapeutica, e os desfechos de pacientes que não são candidatos a TMO autólogo são bem ruins. Dessa forma, esses pacientes podem se beneficiar de outro tipo de terapia. O CART anti-CD19 Axicabtagene ciloleucel (axi-cel) é aprovado para o tratamento de LDGCB recaído/refratário que receberam pelo menos 2 linhas de terapia sistemica. Tendo esse raciocínio em mente, foi publicado o estudo fase 2 ZUMA-1 (2017) que envolveu pacientes com LDGCB R/R tratados com axi-cel e com boas taxas de resposta. O ZUMA-7 é o estudo fase 3 comparando axi-cel com terapia padrão.
- População: Pacientes com mais de 18 anos com LDGCB refratários ou com recaída precoce (< 12 meses) após termino de tratamento com esquema contendo anti-CD20 e antraciclina
- Esquemas: Axi-cel VS Terapia padrão baseada em platina escolhida pelo examinador e TMO autólogo. A única terapia de ponte permitida para o CART era corticoterapia e os pacientes recebiam esquema linfodepletor com ciclofosfamida e fludarabina antes da infusão.
- Desfechos: Endpoint primário com benefócio ao grupo axi-cel (Mediana EFS 8,3m vs 2m / 2y EFS 41% vs 16%). Os desfechos secundários foram ORR, CR e OS. Houve benefício em ORR (85% vs 50%), CR (65% vs 32%), mas o tempo de acompanhamento não foi o suficiente para demonstrar benefício em OS (2y 61% vs 52% sem diferença estatística). O estudo mostrou benefício em todos os subgrupos, incluindo nos pacientes com características de alto risco.
- Nova atualização: Em 2023 foi publicado o follow up de 47 meses e mostrou melhores dados em relação a OS. Mediana OS NR (axi) vs 31 meses. 4yOS 54% vs 46% (HR 0,73; p=0,03)
- Conclusões: O estudo mostrou que o Axi-cel é uma terapia eficaz em pacientes com LDGCB em comparação com a terapia de segunda linha padrão. Apesar de que a terapia com axi-cel traga maiores taxas de eventos adversos graves, poucos pacientes apresentaram efeitos fatais do tratamento e o perfil de toxicidade foi consistente com dados relatados previamente. Ademais, o benefício em OS trazido pelo estudo torna o Axi-Cel uma terapia bastante tentadora a ser oferecida aos pacientes.
- Viés: Embora quase todos os pacientes randomizados para CART receberam a infusão, apenas uma minoria de pacientes randomizados para terapia padrão foram submetidos a TMO autólogo, sendo consistente com os dados históricos dos pacientes primariamente refratários ou com recaída precoce. Isso pode limitar a avaliação de Axi-Cel contra TMO. Além disso, embora crossver não estivesse planejado inicialmente, pacientes que não atingiram resposta com terapia padrão puderam passar para o grupo de CART

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly