Tireoidectomia Flashcards
Posição Glândula tireoide
Glândula tireoide é anterior no pescoço e fica abaixo da cartilagem tireóidea e lateral a ela.
Definição (descrevendo componentes brevemente) Glândula tireoide
Consiste em dois lobos laterais (que cobrem as superfícies ântero-lateral da traquéia, a cartilagem cricóidea e a parte inferior da cartilagem tireóidea) com um istmo que conecta os lobos e atravessa as superfícies anteriores da segunda e terceira cartilagens traqueais
Localização mais específica Glândula tireoide
Situada profundamente aos músculos esterno-hióideo, esternotireóideo e omo-hióideo, glândula tireóide ocupa o compartimento visceral do pescoço. Este compartimento também inclui a faringe, a traqueia e o esôfago e é envolvido pelas lâminas pré-traqueias da fáscia.
Glândula tireóide no trígono cervical anterior
Vista anterior
Corte transversal
Memorizar imagens
Ultra-sonografia : incidência axial composta no pescoço
Ultra-sonografia: incidência axial do pescoço
Cintilografia: captação de pertecnetato pela tireóide no pescoço
Memorizar e diferenciar exames
Origem da glândula tireóide
Por que persistem remanescentes? Quais podem ser eles?
glândula tireóide origina-se como proeminência mediana do assoalho da faringe, perto da base da língua.
O forame cego da língua indica o ponto de origem, e o ducto tireoglosso marca o trajeto de migração da glândula tireóide até sua situação final no adulto.
O ducto tireoglosso geralmente desaparece cedo no desenvolvimento. mas podem persistir remanescentes, como um cisto ou uma conexão no forame cego (ou seja, uma fístula)
Também pode haver remanescentes da glândula tireóide:
- associados à língua (uma tireóide lingual)
- ao longo do trajeto de migração, ou
- ascendentemente, a partir da glândula, ao longo do trajeto do ducto tireoglosso (um lobo piramidal)
Irrigação Glândula tireoide
Duas artérias principais
A. Tireóidea superior
A. Tireóidea inferior
A, Tireóidea ima
A. Tireóidea superior descreva o trajeto e os ramos.
é o primeiro ramo da a. carótida externa. Desce, passando ao longo da margem do músculo tíreo-hióideo, chegando ao pólo superior do lobo lateral da glândula, onde se divide em ramos glandulares anterior e posterior:
- ramo glandular anterior:
supre a glândula a partir de sua margem superior e anastomosa-se com o correspondente do lado oposto através do istmo. - ramo glandular posterior: penetra na superfície posterior da glândula e pode anastomosar-se com a artéria tireóidea inferior.
A. Tireóidea inferior trajeto e divisões
é um ramo do tronco tireo-cervical, que ser origina da primeira parte da artéria subclávia. Sobe ao longo da margem medial do músculo escaleno anterior, passa posteriormente à bainha carótica e chega ao pólo inferior do lobo lateral da glândula tireóide.
Na glândula, a artéria inferior divide-se em:
- ramo inferior, que irriga a parte inferior da glândula tireóide e anastomosa-se com o ramo posterior da artéria tireóidea superior:
- ramo ascendente, que irriga as paratireóides
A. Tireóidea ima
ocasionalmente, uma pequena artéria tireóidea ima origina-se do tronco braquiocefálico do arco da aorta e desce na superfície anterior da traquéia para irrigar a glândula tireóide.
Drenagem venosa e linfática. Visão geral Glândula tireoide
Três veias drenam
- veia tireóidea superior: drena principalmente a área irrigada pela artéria tireóidea superior
- veia tireóideas média e inferior: drenam o restante da glândula.
Drenagem venosa e linfática. Específico Glândula tireoide
As veias t. superior e média drenam para a jugular interna, e as veias tireóideas inferiores desembocam nas veias braquiocefálicas direita e esquerda, respectivamente.
Drenagem linfática. Glândula tireoide
A linfa da tireóide drena para linfonodos ao lado da traqueia (linfonodos paratraqueais) e para linfonodos cervicais profundos inferiores ao músculo omo-hióideo, ao longo da veia jugular interna.
Quais os nervos estreitamente relacionados à tireóide?
Nervos laríngeos recorrentes.
Depois da ramificação do nervo vago [X] e da formação de alça em torno da artéria subclávia à direita e do arco da aorta à esquerda, os nervos laríngeos recorrentes sobre em um sulco entre a traquéia e o esôfago. Eles seguem profundamente à superfície póstero-medial dos lobos laterais da glândula tireóide e entram na laringe, passando profundamente à margem inferior do constritor inferior da faringe.
Definição das paratireóides
Paratireóides são dois pares de estruturas pequenas, ovóides e amareladas na superfície profunda dos lobos laterais da tireóide. Elas são denominadas como superiores e inferiores.
No entanto, sua posição é muito variável e podem estar em qualquer ponto desde a bifurcação da carótida superiormente, até o mediastino, inferiormente.