Tireoide Flashcards
O que é a tireoide, o que ela produz e o que ela secreta?
A tireoide é umas das maiores glândulas endócrinas em um adulto (pesando aproximadamente 20 gramas). Ela é responsável pela produção e secreção de três principais hormônios, a tiroxina (T4), tri-iodotironina (T3) e calcitonina.
A tireoide é constituída de que?
O que a Tireoide Secreta?
A tireoide é constituída basicamente por folículos, revestidos por células epiteliais cuboides (secretoras de produtos para o interior do folículo).
A tireoide secreta preferencialmente a tiroxina, que representa 93% da produção hormonal, enquanto a tri-iodotironina apenas 7%. Apesar de a tireoide produzir mais T4 que T3, nos tecidos, ocorre conversão quase que total do T4 em T3, mediada por enzimas desiodases. Além disso, o T3 é quatro vezes mais potente.
A regulação da produção de Tiroxina(T4) E Tri-iodotironina depende de que ?
A regulação da produção e secreção destes hormônios depende principalmente do TSH (hormônio secretado pela hipófise anterior). Em situações de excesso de hormônios da tireoide, ocorre a retroalimentação negativa do Eixo hipotalâmico-hipofisário, ou seja, uma inibição da liberação dos hormônios TRH (hipotálamo) e TSH (hipófise), resultando na redução ou, até mesmo, parada da produção dos hormônios da tireoide.
****Onde Ocorre a Síntese dos Hormônios Tireoidianos?
A síntese dos hormônios tireoidianos ocorre no interior do folículo, região chamada de coloide, constituído principalmente pela glicoproteína tireoglobulina. Esta proteína é responsável pela formação dos hormônios tireoidianos, com a adição de moléculas de iodeto.
obs:O iodo é necessário para a formação dos hormônios da tireoide.
Quais são as Etapas Para Formação Dos Hormônios da Tireoide?(4)
Transporte de iodeto do sangue para o folículo tireoidiano (captação de iodeto): este transporte depende da ação da bomba de simporte de sódio-iodeto (NIS), que transporta uma molécula de iodeto e duas de sódio do sangue para o interior da célula (depende da ação da bomba de sódio-potássio-ATPase, para retirar o sódio no interior da célula). A NIS é sensível à ação do TSH, aumentando a captação de iodeto.
Formação de tireoglobulina: esta glicoproteína é formada pelo retículo endoplasmático e secretada pelo complexo de Golgi para os folículos, e contém diversas moléculas de tirosina (substrato para ligação do iodeto e formação dos hormônios T3 e T4).
Oxidação do iodeto: para o iodeto conseguir se ligar à tirosina, ele precisa ser oxidado pela enzima peroxidase (necessita de peróxido de hidrogênio e se localiza na membrana celular), se tornando iodo nascente.
Organificação da tireoglobulina: é o processo de ligação do iodo a tireoglobulina. Uma molécula de iodo se liga à tirosina, formando monoiodotirosina. Após a ligação do segundo iodo, se forma a di-iodotirosina. Quando uma monoiodotirosina se liga a uma di-iodotirosina, é formado o triiodotirosina (T3) e quando duas moléculas de di-iodotirosina se ligam, é formado a tiroxina (T4). O principal hormônio formado em quantidade é o T4.
por que, em situações de disfunção da tireoide, quanto a síntese, os efeitos fisiológicos somente são observados após vários meses?
Após o processo de formação dos hormônios da tireoide, a tireoglobulina é capaz de comportar cerca de 30 moléculas de T4 e algumas moléculas de T3, ficando armazenada nos folículos. Com isso, a tireoide é capaz de suprir a demanda de hormônios tireoidianos, por aproximadamente 3 meses.
A liberação dos hormônios T3 e T4 ocorre após o que?
A liberação dos hormônios T3 e T4 ocorre após a captação da tireoglobulina pelos pseudópodos do folículo, formando vesículas no interior folicular. Em seguida, proteases dos lisossomos clivam as moléculas de T4 e T3 da tireoglobulina, ficando livres para serem liberados no sangue.
O que ocorre quando os Horônio T3 e T4 são liberados no sangue?
No sangue, esses hormônios se ligam com alta afinidade às proteínas transportadoras (produzidas no fígado), como: globulina ligadora de tiroxina, pré-albumina ligadora de tiroxina e albumina.
O que acontece com os hormônios T3 e T4 ao alcançarem os tecidos?
Ao alcançar os tecidos, os hormônios penetram as células e a maior parte da tiroxina é convertida em tri-iodotironina pelas enzimas iodinases, que retiram iodo. Isso se deve pelo fato de T3 ter mais afinidade pelos receptores intracelulares que T4.
Os efeitos fisiológicos dos hormônios tireoidianos são mediados pelo que?
por receptores nucleares ligados às fitas de DNA, que promovem posterior síntese proteica, aumentando a concentração de proteínas e enzimas.
Quais são os Efeitos Fisiológicos dos Hormônios da Tireoide? (3)
Os hormônios tireoidianos aumentam a atividade metabólica celular: Promove aumento do número e da atividade das mitocôndrias, aumento da permeabilidade das membranas celulares aos íons sódio, aumenta a ativação da bomba de sódio e produção de calor.
Os hormônios tireoidianos estimulam o crescimento: promove crescimento precoce (crianças altas, porém adulto baixos, devido ao fechamento precoce das epífises), estimula desenvolvimento e crescimento do cérebro na vida fetal e pós-fetal (primeiros anos).
Os hormônios tireoidianos influenciam os mecanismos corporais específicos: estimulam o metabolismo de carboidratos (captação rápida de glicose, aumento da glicólise, aumento da gliconeogênese, aumento da absorção intestinal de glicose e secreção de insulina), estimula o metabolismo de lipídeos (reduz colesterol e triglicerídeos no plasma), aumenta o metabolismo basal, aumenta a atividade cardiovascular (aumento o fluxo sanguíneo e débito cardíaco, aumento da frequência cardíaca, aumento da força de contração e aumento da pressão arterial). Promove também aumento da atividade respiratória, motilidade gastrointestinal, função muscular e alteração da função sexual.