Sistema Somatossensorial,regulação da temperatura corporal , dor e endorfinas. Flashcards
O sistema nervoso apresenta duas grandes divisões anatômicas, quais são elas?
O sistema nervoso apresenta duas grandes divisões anatômicas: sistema nervoso central (SNC), constituído pelo encéfalo e medula espinal, e sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos receptores, neurônios sensitivos e motores e gânglios que são encontrados em várias partes do corpo.
O snc recebe informaçõe sensoriais originadas de onde? e levadas por quais neurônios? esses neurônios constituem o quê?
O SN motor é encarregado de quê?
O SNC recebe informações sensoriais originadas em receptores periféricos e levadas por neurônios aferentes até o córtex cerebral; esses constituem o sistema nervoso sensorial. Após a chegada da informação sensorial ao córtex cerebral, o sistema nervoso motor é encarregado de enviar neurônios eferentes que carregam tomadas de decisões envio de ordens motoras para músculos e glândulas.
qual a diferença do Nervo, trato e do gânglio?
- Nervo: conjunto de axônios no sistema nervoso periférico;
- Trato: conjunto de axônios no sistema nervoso central;
- Gânglio: agrupamento de corpos celulares de neurônios na periferia;
O que é um núcleo?
agrupamento de corpos celulares de neurônios no sistema nervoso central;
Defina nervos cranianos e Nervos Espinais.
- Nervos cranianos: 12 pares de nervos motores ou sensoriais que se conectam ao cérebro;
- Nervos espinais: nervos motores e sensoriais conectados à medula espinal;
Defina Neurônios Aferentes e Neurônios Eferentes.
Neurônios aferentes (sensitivos): conduzem informação sensitiva da periferia para o SNC;
- Neurônios eferentes (motores): conduzem informação motora do SNC para a periferia;
O que são os Interneurônios?
Interneurônios: conectam um neurônio sensitivo a um neurônio motor no SNC;
Defina corno dorsal e ventral da Medula.
Corno dorsal da medula: região de entrada de estímulos sensitivos pelos neurônios aferentes;
- Corno ventral da medula: região de saída de estímulos motores pelos neurônios eferentes.
O que são neurônios bipolares, Pseudo-unipolares ou Multipolares?
Os neurônios eferentes podem apresentar dois prolongamentos (um dendrito e um axônio), sendo denominados de bipolares ou somente um prolongamento inicial que se ramifica em dois prolongamentos, assim denominados de pseudo-bipolares. Os neurônios aferentes e interneurônios são multipolares, pois apresentam mais de dois dendritos e axônios.
Resumindo:
Neurônio Bipolar: apresenta dois prolongamentos(Um dendrito e um Axônio)
Neurônio Pseudo-unipolar:prolongamento inicial que se ramifica em dois prolongamentos
Neurônio Multipolar:apresentam mais de dois dendritos e axônios.
Qual o papel do Sistema Sensorial?
Um papel importante do sistema sensorial é nos ajudar a entender sobre o ambiente ao nosso redor ou sobre o estado do nosso ambiente interno. Estímulos de fontes variadas e de diferentes tipos são recebidos pelos receptores sensoriais e transformados em sinais eletroquímicos do sistema nervoso. Isso ocorre quando um estímulo altera o potencial de membrana celular de um neurônio sensorial. O estímulo faz com que a célula sensorial produza um potencial de ação que é retransmitido para áreas específicas do SNC, onde é integrado com outras informações sensoriais para ser codificado em uma percepção consciente desse estímulo. A integração central pode, então, levar a uma resposta motora.
Se você perguntar a uma pessoa quais são os sentidos do corpo humano, ela provavelmente falará os cinco sentidos principais: gosto, olfato, tato, audição e visão. Porém, estes não são todos os sentidos. O equilíbrio também é um sentido. Além disso, o toque pode ser ainda subdividido em pressão e vibração. Outros sentidos incluem a percepção da temperatura pelos termorreceptores e a percepção da dor pelos nociceptores, assim, O sistema sensorial é dividido em somático e dos sentidos especiais, qual a função de cada um?
O sistema nervoso somático é responsável por nossa percepção consciente do ambiente e por nossas respostas voluntárias a essa percepção por meio dos músculos esqueléticos. Ele é distribuído por todo o corpo e os receptores estão dentro das estruturas de outros órgãos. São exemplos os mecanorreceptores da pele, dos músculos ou das paredes dos vasos sanguíneos.
O que são sentidos somáticos do corpo e sentidos especiais, quais suas funções e qual as diferenças entre eles?
Os sentidos somáticos do corpo incluem as seguintes as modalidades de percepção: tato, pressão, vibração, propriocepção, dor e temperatura.
Um sentido especial é aquele que tem um órgão específico responsável, ou seja, o olho, orelha interna, língua e nariz. Os sentidos especiais incluem: visão, audição, equilíbrio, paladar e olfato.
O sistema sensorial envolve os processos de transdução e transmissão, explqiue estes dois processos.
Transdução refere-se aos processos pelos quais os estímulos sensitivos ativam os receptores sensoriais e deflagram um potencial elétrico.
Transmissão refere-se ao transporte da informação sensorial em forma de potencial elétrico para as regiões do cérebro responsáveis pela codificação e interpretação do estímulo sensorial.