Receptores Sensoriais. Flashcards
O que são os Receptores?
Os receptores são as células ou estruturas que detectam sensações e que sofrem alteração por um estímulo.
Os receptores são proteinas? elas podem ser ativadas?
Os receptores geralmente são proteínas transmembranas que podem ser ativadas por substâncias químicas chamadas ligantes ou por estímulos mecânicos ou térmicos. Alterações físicas nessas proteínas aumentam o fluxo de íons através da membrana e podem gerar um potencial de ação nos neurônios sensoriais.
Como as células do receptor podem ser classificadas?
As células do receptor podem ser classificadas com base no tipo de célula, posição e função. Além disso, podem ser classificadas quanto à funcionalidade: como ocorre a transdução de estímulos ou como o estímulo gera potencial de ação.
O que os receptores podem ser?
Os receptores podem ser:
1) um neurônio que tem uma terminação nervosa livre, com dendritos localizados no tecido que recebe o estímulo (ex.: dor e temperatura);
2) um neurônio que tem as terminações nervosas encapsuladas no tecido conectivo que aumenta sua sensibilidade (ex.: pressão e tato);
3) ou uma célula receptora especializada, que possui componentes estruturais que interpretam um tipo específico de estímulo (ex.: fotorreceptores da retina).
Os receptores podem ainda ser categorizados quanto ao tipo de estímulo que transmitem, quais são essas categorias?
Estímulos químicos podem ser interpretados por um quimiorreceptor, como o gosto ou o cheiro de algo.
Osmorreceptores respondem às concentrações de soluto dos fluidos corporais.
A dor é interpretada na presença de substâncias químicas a partir de danos nos tecidos, através de um nociceptor.
Estímulos físicos, como pressão e vibração, são interpretados por um mecanorreceptor.
A temperatura é sentida através de um termorreceptor que é sensível às temperaturas acima (calor) ou abaixo (do frio) da temperatura normal do corpo.
Quanto a sua localização, os receptores podem ser classificados de 3 formas, quais são elas?
Quanto à sua localização, os receptores podem ser classificados como:
1) exteroceptor, que está localizado próximo a um estímulo no ambiente externo (receptores localizados na pele);
2) interoceptor, que interpreta estímulos de órgãos e tecidos internos (receptores do seio carotídeo)
3) proprioceptor, que está localizado perto do músculo interpretando as posições do tecido à medida que se move.
como os receptores sensoriais atuam para transformar vários tipos de energia em energia elétrica, ou seja, em potencial de ação, que é a energia que nosso cérebro entende? Qual o mecanismo de ação desses receptores?
Basicamente, existem dois mecanismos de ação que são o mecanismo ionotrópico e o mecanismo metabotrópico., explique o mecanismo IONOTRÓPICO.
O mecanismo de transdução sensorial ionotrópica acontece da seguinte forma: o estímulo sensorial promove a abertura de canais iônicos da membrana do receptor, promovendo o influxo de íons de carga positiva, como o íon sódio, e provocando, consequentemente, a despolarização da célula receptora e isso vai gerar um potencial de ação. Esse mecanismo é simples e rápido.
como os receptores sensoriais atuam para transformar vários tipos de energia em energia elétrica, ou seja, em potencial de ação, que é a energia que nosso cérebro entende? Qual o mecanismo de ação desses receptores?
Basicamente, existem dois mecanismos de ação que são o mecanismo ionotrópico e o mecanismo metabotrópico., explique o mecanismo METABOTRÓPICO. Quais são as vantagens desse mecanismo?
O mecanismo metabotrópico é um pouco mais complexo e lento quando comparado ao ionotrópico. Neste caso, o receptor não é um canal iônico isolado. Ele está acoplado a uma proteína G. Quando ativado pelo estimulo sensorial, o receptor, por sua vez, ativará a proteína G; a proteína G ativada irá promover a produção de um segundo mensageiro no meio intracelular. Neste caso, é o segundo mensageiro que irá promover a abertura dos canais iônicos, para que seja gerado o potencial de ação receptor.
A vantagem desse mecanismo é que ele é mais duradouro e consegue fazer uma amplificação do sinal sensorial.
Como os receptores estão organizados?
Os receptores estão organizados em capos receptivos. Quanto Maior os Campos Receptivos , maior será a quantidade de receptores inseridos dentro deles e quanto menos os campos receptivos , menor será a quantidade de receptores inseridos dentro deles.
Por que regiões do nosso corpo, como dedos e mão, são mais sensíveis ao toque, por exemplo, do que outras regiões, como nossos braços e antebraços?
A resposta é porque essas regiões possuem campos receptivos menores, por isso, elas possuem maiores quantidades de campos receptivos do que regiões menos sensíveis, onde os campos receptivos costumam ser maiores..
por que regiões com maior quantidade de campos receptivos são mais sensíveis?
cada campo receptivo possui uma representação no córtex somatossesonrial, local do nosso SNC responsável por identificar as sensações produzidas na periferia do nosso corpo. Quanto maior a quantidade de representações de uma determinada área no córtex, maior será a sensibilidade daquela área. Dedos e mãos possuem campos pequenos, por isso, possuem muitos campos e, consequentemente, muita representação cortical. Já braço e antebraço possuem campos grandes e, por isso, um número menor de campos e baixa representação cortical.
O que é o Homúnculo?
O homúnculo é uma representação topográfica das áreas cerebrais e suas relações com partes do corpo. Ele possui mãos, dedos, lábios, face, língua e orelhas bem grandes. Ao contrário de regiões como o Abdome, braços, antebraço, pernas e costas. Isso demonstra a representação no córtex somatossensorial destas áreas com suas respectivas sensibilidades.
As regiões maiores possuem muitos campos receptivos, porque eles são pequenos e, por isso, são regiões de alta sensibilidade. Já as regiões maiores possuem campos receptivos grandes e menos abundantes, por isso, são regiões denominadas de baixa sensibilidade.
Explique o que é o limiar de Dois pontos.
é a menor separação entre dois pontos diferentes, porém, adjacentes, capazes de começar a produzir impressões diferenciadas de tato, quando o indivíduo começa a sentir que dois pontos estão sendo pressionados naquela região e não apenas um. Perceba, na figura abaixo, que essas distâncias podem variar muito de uma região para outra. Na panturrilha, para uma pessoa conseguir discriminar dois pontos, ela precisa de uma distância de mais de 45 mm enquanto que, no polegar, essa distância é menor que 5m.
Você já se perguntou por que, quando uma pessoa mora próximo a um valão, por exemplo, aquele cheiro horrível que incomoda tantas pessoas não a incomoda? Ou a incomoda em poucos momentos do dia? Ou já notou que você não percebe a roupa que está usando tocando a sua pele?, por quê isso ocorre?
Nossos receptores sensoriais possuem uma grande capacidade de adaptação. Quando nosso cérebro percebe que o estímulo não é nocivo, nosso organismo para de enviar estímulos (potenciais de ação) para o córtex somatossensorial e aquele estímulo não é mais percebido, embora continue presente. Existem dois tipos de adaptação: fásica ou rápida e tônica ou lenta
Quais são os dois tipos de mecanismo de adaptação dos Receptores sensoriais?
Existem dois tipos de adaptação: fásica ou rápida e tônica ou lenta.
o estímulo sobre os receptores táteis, corpúsculo de Pacini, são contínuos, mas os receptores se adaptaram. Por isso, você não está sentindo sua blusa ou calça tocar sua pele nesse exato momento.