Glândula Adrenal e Córtex Adrenal Flashcards
Onde as Glândulas adrenais se localizam e elas são constituídas por quais porções?
As glândulas adrenais localizam-se sobre os rins, direto e esquerdo, e estruturalmente são constituídas por duas porções, sendo elas: a medula (região central, responsável pela produção de catecolaminas) e o córtex (região que envolve a medula, responsável pela produção de corticoesteroides).
O córtex adrenal secreta quais hormônios?
O córtex secreta os hormônios corticoesteroides. Dentre os principais hormônios desta classe, destacam-se os mineralocorticoides (aldosterona) e glicocorticoides (cortisol e corticosterona), além de hormônios androgênicos
A região cortical das glândulas adrenais é composta por três camadas, quais são elas?
zona glomerulosa, fasciculada e reticular.
O que são os Hormônios Adrenocorticais?
Os hormônios adrenocorticais são esteroides derivados do colesterol que, por sua vez, após ser conduzido pelo LDL para as glândulas adrenais, pode alcançar a mitocôndria das células presentes nas três zonas corticais e, dependendo das enzimas específicas presentes, formar os diferentes hormônios.
O que são os Mineralocorticoides?
Os hormônios com ação mineralocorticoide têm como principal efeito a influência sobre os minerais (sódio e potássio) presentes nos líquidos extracelulares.
Isso ocorre pela ligação destes hormônios aos receptores mineralocorticoides, provocando o aumento da reabsorção de sódio e excreção de potássio pelas células principais dos túbulos renais. Com isso, ocorre o aumento de sódio no plasma (consequentemente estimula a ingestão hídrica, podendo elevar a pressão arterial) e redução de potássio no sangue (hipocalemia; pode causar fraqueza muscular), devido à maior eliminação na urina.
O principal mineralocorticoide secretado pelas adrenais é a aldosterona que, embora seja um dos mais potentes hormônios retentores de sódio, quando em excesso, promove apenas retenção transitória, por quê isso ocorre?
Isso se deve ao aumento da quantidade de sódio no plasma. Ocorre o aumento do volume de líquido e, consequente, a elevação da pressão arterial e, em resposta, outros mecanismos são ativados para regulação da pressão arterial. A aldosterona também promove reabsorção de sódio nas glândulas sudoríparas, salivares e nas células epiteliais do intestino, promovendo a conservação do sódio corporal.
Dentre os glicocorticoides produzidos pelas glândulas adrenais, o hormônio que desempenha a maior atividade ?
é o cortisol, também conhecido como hidrocortisona. Este glicocorticoide é de extrema importância para a manutenção da vida animal à longo prazo, pois interfere no metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídeos, além de ser importante para a regulação de processos inflamatórios e estresse.
Quais são os Principais Efeitos do Cortisol?
1)Reduz a utilização celular de glicose: cortisol prejudica a ação da insulina em promover a entrada de glicose nas células (principalmente músculos), aumentando a glicemia.
Estímulo a gliconeogênese: o cortisol estimula a conversão de proteínas em glicose pelo fígado, por aumentar as enzimas responsáveis por esta conversão e por mobilizar proteínas principalmente dos músculos para o fígado.
Reduz proteínas celulares: ocorre redução da formação de RNA e subsequente síntese de proteínas, principalmente nos músculos (causando fraqueza) e tecidos linfoides (prejudicando as funções imunológicas).
Mobiliza ácidos graxos: cortisol mobiliza ácidos graxos do tecido adiposo para ser utilizado como fonte de energia, muito em função do menor transporte de glicose para os adipócitos. Pode gerar obesidade devido à deposição excessiva de gordura, principalmente na região torácica e na cabeça.
Resistência ao estresse: em situações de estresse (por trauma, infecção, calor ou frio intenso, cirurgias, entre outros) ocorre rápida liberação de ACTH pela hipófise, que estimula a liberação de cortisol. Possivelmente, a secreção de cortisol em situações de estresse ocorre com o intuito de fornecer fontes energéticas e aminoácidos para sínteses de substancias intracelulares essenciais.
Efeito anti-inflamatório: a inflamação apesar de ser um processo fisiológico, em situações em que a inflamação dura muito tempo pode ser mais lesiva que o próprio trauma. O cortisol tem ação anti-inflamatória, principalmente por evitar a formação de prostaglandinas e leucotrienos, por bloquear a enzima fosfolipase A2, resultando nos seguintes efeitos: (a) estabiliza a membrana dos lisossomos, evitando a ruptura e liberação de enzimas proteolíticas que levariam a lesão celular; (b) reduz a permeabilidade dos capilares; (c) reduz a migração de leucócitos para a área inflamada e fagocitose das células lesadas; (d) suprime o sistema imune, reduzindo a reprodução de linfócitos; (e) reduz a febre por reduzir a liberação de interleucina-1 dos leucócitos.
Cortsol aumenta a reabsorção óssea,i diminui a absorção intestinal de cálcio e aumenta a excreção renal de cálcio: promove apoptose de osteoblastos e osteócitos, além de ativar osteoclastos, resultando na retirada de cálcio dos ossos. Além disso, com a diminuição da absorção intestinal e aumento da excreção renal, ocorre hipocalcemia, podendo causar osteoporose a longo prazo.