Bioeletrogênese do Nervo,neurotransmissão, sinapses e Fibras Nervosas,junção neuromuscular Flashcards
Qual o conceito de Bioeletrogênese?
Bio= vida
eletro= carga elétrica
gênese= geração
Portanto, conceitua-se bioeletrogênese como o processo celular de formação e condução de impulsos elétricos (potenciais de ação).
Qual a composição do neurônio?
1) Corpo celular => contêm informações genéticas dentro de um núcleo.
2) Dendritos –> são ramificações da soma que recebem informações aferentes de outro neurônio e transmitem para o corpo celular.
3) Axônio–> é a extensão do soma celular, responsável por trafegar através de seu único e alongado filamento a resposta eferente para outro neurônio ou outro tipo celular.
Onde são gerados os potenciais de ação?
Os potenciais de ação são gerados na região de intercessão entre o soma e o início do axônio, o cone axônico, onde há inúmeros canais iônicos
Qual a função da Bainha de Mielina?
Uma membrana com propriedade de isolante elétrico, a bainha de mielina, envolve o filamento axonal e permite que o impulso elétrico seja conduzido com maior velocidade
Quais os tipos de íons que são encontrados nos meios intra e extracelular das membranas plasmáticas?
Em condições de homeostase celular, o líquido intracelular é rico em potássio (K+), enquanto que o líquido extracelular é abundante em sódio (Na+) e cloreto (Cl-). O gradiente eletroquímico para cada íon vai influenciar no seu transporte através da membrana plasmática
Na ausência de estímulo, o neurônio apresenta-se em estado de repouso, ou seja, não dispara potenciais de ação. Como é caracterizada íonicamente a membrana no meio intracelular e extracelular em repouso? por quê?
Em repouso, o meio intracelular se caracteriza por maior concentração de íons potássio ([K+]) do que íons sódio ([Na+]) quando comparado ao meio externo. Essa diferença de concentração iônica dentro e fora da célula é resultado da ação de uma proteína transmembrana de transporte ativo chamada bomba Na+ K+ ATPase (Bomba Na+ K+), que realiza transporte ativo destes íons, ou seja, transporta Na+ e K+ contra seus gradientes. Para realizar este transporte, a bomba Na+ K+ utiliza a energia liberada da quebra do ATP.
Como funciona a Bomba de sódio e potássio?
Em aumentos de [Na+] no citosol, a bomba de Na+ K+ , a cada hidrólise de ATP, transporta para o meio extracelular três íons Na+ (três cargas positivas) e bombeia dois íons K+ (duas cargas positivas) para o meio interno. A atividade desta bomba assegura que o gradiente de concentração de K+ seja maior dentro do neurônio e que o gradiente de concentração de Na+ seja maior fora.
A diferença de concentração iônica também leva à diferença de cargas elétricas entre os dois meios celulares, como ficam as cargas iônicas no meio interno da membana e na face externa da membrana?
Como é denominada essa diferença de carga elétrica?
A superfície interna da membrana (no citosol) apresenta, predominantemente, carga negativa em relação à face externa da membrana. A essa diferença de carga elétrica denominamos de potencial de membrana em repouso ou potencial de repouso.

Além do transporte ativo de Na+ e K+ que cria o gradiente de concentração destes íons através da membrana do neurônio, outro fator determinante para que exista um potencial de membrana em repouso é qual?
o transporte passivo destes íons, ou seja, o transporte de Na+ e K+ a favor de seus gradientes e, portanto, sem gasto de energia. Durante o repouso, Na+ e K+ são transportados de forma passiva pelos canais vazantes, um tipo de canal que não apresenta comportas e, por isso, permanecem sempre abertos, permitindo o fluxo constante desses íons.
A membrana do Neurônio é mais permeável ao K+ ou ao Na+?
importante destacar que a membrana do neurônio é aproximadamente cem vezes mais permeável ao K+ do que ao Na+. Isso faz com que o potencial de membrana em repouso do neurônio se aproxime do valor do potencial de equilíbrio para o K+.
O que é o potecial de equilíbrio para o íon?
qual o potencial de membrana do neurônio?
O valor de voltagem através da membrana em que não ocorre transporte efetivo de um íon é chamado de potencial de equilíbrio para o íon. Se a membrana do neurônio fosse permeável apenas ao K+, o potencial de repouso do neurônio seria igual ao potencial de equilíbrio para o K+. Entretanto, nós sabemos que a membrana do neurônio é permeável a diferentes íons que influenciam no valor do seu potencial de repouso. Sendo assim, o potencial de membrana do neurônio é de -70 milivolts (mV).
Veja a tabela abaixo, com os potenciais de equilíbrio dos principais íons que permeiam o neurônio:
Por quê o potencial de equilíbrio do K+ está próximo do potencial de membrana neuronal enquanto o do Na+ está bem distante?
o potencial de equilíbrio do K+ (-75 mV) está próximo do potencial de membrana neuronal (-70 mV), enquanto o do Na+ (+55 mV) está bem distante. Isto significa que, no repouso, a membrana é mais permeável ao K+ e seu potencial de equilíbrio quase se iguala ao da membrana do neurônio (existe apenas uma diferença de 5 mV).

O que é o potencial de ação?
O potencial de ação é simplesmente uma breve reversão da condição de repouso e uma ínfima mudança da concentração iônica já é necessária para que ocorra o disparo de potenciais de ação.
o interior da membrana torna-se positivamente carregado em relação ao exterior.
O potencial de ação é considerado uma resposta do tipo “tudo ou nada”. Uma vez que um estímulo é iniciado, é impossível impedi-lo de acontecer.
Defina Canais Ligante Dependentes.
funciona no modelo chave-fechadura. A fechadura é o canal e a chave pode ser um hormônio ou neurotransmissor, que é uma molécula sinalizadora.

O que são canais voltagem dependentes?
são canais que permitem a passagem de íons quando há uma mudança no gradiente elétrico.

Defina:
1) canal Iônico Ativo
2) Canal Iônico Fechado.
3) Canal Iônico Inativo.
1) Canal iônico ativo: Comportas abertas permitindo a livre passagem de íons.
2) Canal iônico fechado (repouso): Comportas fechadas. Um sinal excitatório é capaz de abrir suas comportas.
3) Canal iônico inativo: Comportas fechadas. Um sinal excitatório não é capaz de abrir suas comportas.
Quais são as 4 fases do Potencial de Ação Neuronal?
1) Fase de Despolarização
2) Fase de Repolarização
3) Limiar de Ação
4) Hiperpolarização.

o que ocorre na fase de Limirar de Ação?
Limiar de ação: voltagem da membrana necessária para deflagrar o PA. Uma vez atingido esse valor (cerca de -50 mV), o PA ocorrerá obrigatoriamente. Em contrapartida, se não for atingido, não haverá PA.
O que ocorre detalhadamente na fase de Despolarização?
Fase de Despolarização: entrada de Sódio – canais voltagem dependentes abertos. Potássio – canais voltagem fechado – Potássio permanece no interior da célula – Entrada de carga positiva. Deflagração do potencial de ação.
Explique detalhadamente a Fase de repolarização.
Fase de Repolarização: saída de Potássio, canais voltagem dependentes de potássio abertos. Canais voltagens dependentes de sódio: fechados – Saída de carga positiva.
Defina o que é a Hiperpoarização.
Hiperpolarização: quando a voltagem da membrana fica abaixo do fica abaixo do potencial de equilíbrio (menor que -70mV). Causado pelo fechamento tardio dos canais de Potássio voltagem dependentes.
Explique , no geral, o potencial de ação.
Quando o interior da membrana tem um potencial elétrico negativo, há uma grande força eletroquímica nos íons Na+, sendo esse responsável pela inversão de cargas entre as membranas. Em decorrência de um estímulo neuronal, o potencial de ação começa quando o potencial de membrana sai de -70 mV e chega à fase Limiar (cerca de -50 mV), no qual centenas de canais de sódio dependentes de voltagem se abrem, promovendo o influxo abrupto de Na+ e a despolarização da membrana (fase de despolarização). A rápida entrada de Na+ no citosol deflagra a despolarização explosiva. Agora, o meio interno está carregado mais positivamente com relação ao meio externo (polaridade é invertida). Como a permeabilidade relativa da membrana favorece grandemente o sódio, o potencial de membrana alcança um valor próximo do ENa, que é maior que 0 mV. O comportamento de dois tipos de canais contribuem para a fase repolarização do potencial de ação. A forte positividade do meio interno inativa os canais de Na+ dependentes de voltagem. Além disso, há uma grande força motriz nos íons K+ quando a membrana é fortemente despolarizada. Ou seja, como o íon K+ está mais concentrado dentro, e o meio está fortemente positivo, canais de K+ dependente de voltagem se abrem ocorrendo a saída de K+ da célula. O potencial de membrana torna-se negativo novamente; denominamos essa fase de repolarização. O potencial de membrana retorna à fase de repouso (-70 mV), porém os canais de K+ dependentes de voltagem apresentam um fechamento tardio, causando uma _hiperpolarização_ em relação ao potencial da membrana em repouso até que esses canais se fechem novamente.
Como as concentrações dos íons retornam aos valores basais?
atividade da bomba de Na+ e K+ irá garantir o reequilíbrio dos íons que foram trocados entre a membrana. Ela vai jogar todo o Na+ que entrou para fora da célula e o K+ que saiu para dentro dela novamente, restabelecendo as concentrações ideais no repouso.
quais são as configurações que o canal de sódio voltagem dependente pode apresentar? (3)
1) Repouso ativável: o canal de sódio está fechado, mas quando a voltagem atingir o limiar (em torno de -50mV), ele se abrirá.
2) Estado ativo: o canal de sódio está aberto. Período em que ocorre o influxo do íon e a célula está despolarizando.
3) Estado inativo: os canais estão com a comporta interna fechada. Nenhum estimulo, nesse momento, é capaz de abri-la. Quando todas os canais estão nessa configuração, a célula está no período refratário absoluto.

Explique o Período Refratário Absoluto.
No período refratário absoluto, a célula não consegue iniciar um novo potencial de ação, pois os canais de Na+ estão inativados devido ao fato de a membrana estar fortemente despolarizada. Eles não podem ser ativados novamente e outro potencial de ação não pode ser gerado, até que o potencial de membrana seja suficientemente negativo para abri-los novamente (quando o canal retornará para seu estado repouso ativável).
O que ocorre no Período Refratário Relativo?
No período refratário relativo, o potencial de membrana permanece hiperpolarizado e, por isso, mais abertura de canais e corrente despolarizante é necessária do que numa situação de repouso para trazer o potencial de membrana ao limiar.
Qual a importância fisiológica dos períodos refratários?
Evitar que um novo potencial de ação seja gerado antes que a célula retorne ao repouso. Isso evita, por exemplo, hiperatividade neuronal, que pode trazer muitos prejuízos para uma pessoa e, em muitos casos, poderá ser fatal.