Eletrofisiologia Cardíaca parte 2 Flashcards

1
Q

Potencial de Ação lenta, fase 0 mais lenta, que é o potencial de ação do Nodo SA e AV. Sendo assim, quais são as parcularidade do Nodo Sinoatrial?

A

Marcapasso Natural

Automatismo: Gera Potencial de ação espontaneamente sem qualquer estímulo nervoso

Potencial de Repouso da membrana - Menos negativo(-55 - 65mV) - motivo dele ser marca passo natural do coração. (menos negativo do que as outras células cardíacas)

Potencial de Repouso da membrana - Instável. - motivo dele ser marca passo natural do coração. - fase 4 instável com tendência a despolarizar, atingir o limiar e deflagrar

Não tem Platô sustentado. motivo dele ser marca passo natural do coração.

NÃO TEM FASE 1 E 2 DO POTENCIAL DE AÇÃO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Por que o Nodo SA é caracterizada por um potencial de repouso de membrana menos negativo em relação às outras células cardíacas?

A

Fibras Sinusais: Capacidade de auto-excitação - descargas automáticas rítmicas - contrações ritmicas

O potencial de repouso da membrana da fibra sinusal tem negatividade de aproximadamente -55 a -65mV (comparando com -85 a -90mV da fibra muscular ventricular)

- Menor Negatividade - Membranas Celulares das fibras sinusais são mais permeáveis ao cálcio e ao Sódio - as cargas positivas desses íons que cruzam a membrana neutralizam boa parte da negatividade intracelular.

Existem diferenças no funcionamento dos Canais de Na+ e Ca++ nas fibras do nodo SA - Potencial de membrana de repouso é bem menos Negativo (-55mV)

Nesse valor, -55 mV os canais rápidos de sódio já foram , em sua maioria, inativados .

Desta maneira somente os canais lentos de sódio - cálcio podem se abrir e assim deflagrar o PA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como são as 4 fases do Potencial de Ação no Nodo Sinoatrial?

A

Fase 0 : Deflexão Inicial - Despolarização não tão rápida - Aumento da Condutância de Ca++ - Corrente de Influxo de Ca++

Fase 1 e 2: Não existem

Fase 3 : Repolarização - Corrente de Efluxo de K+ (forças propulsoras: Química e elétrica, favorecem a saída de K+ da célula)

Fase 4: Despolarização espontânea ou Potencial Marcapasso (-65mV) - o potencial de membrana não permanece nesse valor, ocorre lenta despolarização , produzida pela abertura de canais Na+ / corrente de influxo de Na+ - Desencadeada pela repolarização do PA precedente - Esse influxo de Na+ desloca o potencial de repouso aé o limiar com abertura de canais de Ca++

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Fase 4 -pré potencial- participação dos canais de cálcio transitórios.

fase 0 - deflexão incial do potencial - participação dos canais de cálcio lento.

A

Quando o potencial de repouso de membrana, ele foi atingido, há a abertura de canais inicialmente , no pré potencial ou antes do limiar , abertura de canais de cálcio transitórios, que geram uma corrente de influxo de cálcio , permitindo que aconteça uma despolarização PARCIAL do potencial de membrana.

A partir do momento em que o limiar é atingido em torno de -40mV , há a abertura dos canais de cálcio lento, que vão ser os responsáveis pelo importante influxo de cálcio que vai conduzir a fase 0. com essa despolarização via canal DE CÁLICO LENTO, vai haver com essa despolarização, a abertura dos canais de K++

Essa abertura dos canais de potássio, vai gerar o efluxo de potássio e a repolarização da célula de volta a fase 4 .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Além do nodo SA, outras células do sistema elétrico são capazes de gerar impulso elétrico. Sendoa ssim, explique o que são os marcapassos latentes.

A

As células do Nodo SA não são as únicas células miocárdicas com automatismo intrínseco - Marcapssos latentes: Nodo AV,Feixe AV, Fibras de Purkinje.

Marcapasso Latente : Normalmente não expressa o automatismo - Frequência de atividade é controlada pelo Nodo SA

Marcapasso latente passa a ser o marcapasso do coração - Marcapaso ectópico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Por que o nodo SA controla a ritmicidade cardíaca, e não o nodo AV ou as fibras de Purkinje?

A

O nodo sinusal controla o batimento cardíaco porque sua frequência de descargas rítmicas é mais alta que a de qualquer outra porção do coração

  • A descarga do nodo SA é consideravelmente mais rápida que a auto-excitação natural do nodo AV e das fibras de purkinje
  • A cada descarga sinusal, seu impulso é conduzido pelo nodo AV e para as fibras de purkinje causando assim, a descarga de suas membranas excitáveis,.

Comando pelo Nodo SA: Marcapasso com maior velocidade da despolarização na fase 4 e potencial de ação com menor duração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Os marcapassos latentes tem oportunidade para controlar a Frequência Cardíaca apenas quando: (3)

A

1) Frequência do nodo SA diminuir (Ex: excitação Vagal) ou parar completamente (Ex: SA destuído,removido ou suprimido por fármacos)

2)Frequência Intrínseca do Marcapasso latente aumentar(Se a frequência intrínseca do marcapasso latente se tornar maior do que a do nodo SA)

3)Interrupção da condução do PA do nodo SA para o restante do coração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly