APARELHO REPRODUTOR. Flashcards
No sistema reprodutor masculino, os testículos secretam hormônios esteroides denominados androgênios, que recebem este nome por apresentarem efeitos masculinizantes. Dentre os principais androgênios, destacam-se quais?
a testosterona, di-hidrotestosterona e androstenediona
O principal hormônio esteroide e com maior produção pelos testículos é a testosterona, esse hormônio é produzido onde?
este hormônio é produzido pelas células intersticiais de Leydig, a partir do colesterol ou da acetilcoenzima A
A testosterona, apesar de ser o principal hormônio produzido pelos testículos, sofre conversão nos tecidos (em especial na próstata) , nas células de Sertoli(dos testículos) e no fígado . A testosterona é convertida em quê?
testosterona, apesar de ser o principal hormônio produzido pelos testículos, sofre conversão nos tecidos (em especial na próstata) em um hormônio mais ativo que é a di-hidrotestosterona, pela ação da enzima 5-alfa-redutase. Nas células de Sertoli (dos testículos) e no fígado a testosterona sofre conversão em estradiol, pela ação da enzima aromatase. Ainda não se sabe ao certo a função desempenhada pelo estradiol no homem, mas, possivelmente, está relacionada com a espermatogênese (síntese de espermatozoide).
Quais são os Principais Efeitos da Testosterona?
Desenvolvimento fetal, Descida dos testículos,Desenvolvimento das características sexuais adultas:
As células de Leydig são importantes na secreção de testosterona em diversas fases da vida do homem, principalmente após o nascimento (primeiros meses de vida) e após a puberdade. Na fase fetal, a produção testicular de testosterona é induzida pela gonadotropina coriônica, oriunda da placenta. Já na fase adulta, a produção de testosterona pelos testículos é influenciada pelo quê?
pelos hormônios gonadotrópicos da hipófise anterior. Nesses períodos, a produção de testosterona é bem elevada, porém, na infância (até 10 a 13 anos) as células de Leydig praticamente desaparecem, quase não secretando testosterona.
Qual O Mecanismo de Ação da Testosterona?
A testosterona e di-hidrotestosterona, por serem lipossolúveis, atravessam a membrana celular e se ligam aos receptores citoplasmáticos, formando um complexo (hormônio-receptor), que se dirige para o núcleo e induz a transcrição do DNA em RNA e posterior síntese proteica. Estas proteínas formadas são responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas.
Outro mecanismo de ação possível destes hormônios ocorre após ligação a receptores de membrana, sendo uma ação rápida, por não precisar da produção de proteínas para sua ação final. Este mecanismo é conhecido como ação não genômica dos esteroides, porém, mais estudos são necessários para compreender os efeitos mediados por esta via de ação.
No sistema reprodutor feminino, os ovários são responsáveis pela produção e secreção de estrogênios e progestinas, cujos principais representantes destas classes são:
estradiol e progesterona, respectivamente
Os hormônios gonadotrópicos hipofisários (LH e FSH) fazem o quê?
o LH e o FSH fazem com que alguns folículos comecem a crescer nos ovários (aproximadamente dez folículos). Contudo, apenas um desses folículos amadurece e ovula na metade do ciclo.
O que ocorre Após a Ovulação?
Após a ovulação, as células foliculares amadurecem, formando o corpo lúteo, que produz de forma acentuada estrogênio e progesterona. Por serem esteroides e apresentarem característica lipossolúvel, assim como a testosterona, para serem transportados no sangue, também precisam se ligar à albumina ou às globulinas, de ligação específica de estrogênio e progesterona.
Onde o estrogênio e a Progesterona são degradados? e se transformam em quê?
Além disso, esses hormônios sofrem degradação metabólica no fígado, originando metabólitos inativos, o estrogênio se transforma em estriol e a progesterona em pregnanediol.
*****Quais são as Funções e características dos hormônios sexuais femininos
Basicamente, o estradiol promove a proliferação e o crescimento de células responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais femininas.
Já a progesterona prepara o útero para a gravidez e as mamas para lactação.
Quais são os principais efeitos do estradiol?
Desenvolvimento do útero e órgãos sexuais femininos: os ovários e as tubas uterinas e a vagina aumentam de tamanho por influência do estradiol. Histologicamente, ocorre alteração do epitélio vaginal, para aumentar a resistência a infecções e traumas mecânicos, que muda de cuboide para estratificado. A genitália externa também sofre modificações consideráveis, como aumento da deposição de gordura na púbis e grandes lábios, além de ocorrer aumento dos pequenos lábios. As mamas são influenciadas pelo estrogênio, sofrendo desenvolvimento dos estromas, dos ductos e deposição de gordura.
Efeito sobre o sistema esquelético: estradiol estimula o crescimento ósseo, por estimular o fator inibitório de osteoclastogênese, que inibe a ação dos osteoclastos. Após a menopausa, a produção de estrogênio cai bruscamente, parando o efeito inibitório dos osteoclastos, podendo causa osteoporose se não tratado.
Efeito sobre o metabolismo de proteínas e gorduras: causa aumento de proteínas corporais, que contribui para o crescimento dos órgãos sexuais. Aumenta o metabolismo de gorduras, causando deposição corporal e em locais característicos da aparência feminina, como mama, glúteo e coxas.
Quais são Os Principais Efeitos da Progesterona?
Alterações secretórias no útero e tubas uterinas: o principal efeito da progesterona é estimular a secreção de substâncias no útero (preparar o útero para implantação do ovulo fertilizado) e nas tubas uterinas (revestimento mucoso).
Desenvolvimento das mamas: a progesterona é responsável pelo desenvolvimento e crescimento dos alvéolos e lóbulos mamários, tornando-os aptos para a secreção de leite
A secreção dos hormônios sexuais, tanto do sexo masculino quanto feminino, é regulada por hormônios de que eixo?
é regulada por hormônios do eixo hipotalâmico-hipofisário, iniciando pela secreção hipotalâmica do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH, secreção pulsátil).
O GnRH estimula a secreção de dois hormônios glicoproteicos hipofisários (adenohipófise), quais são eles?
o FSH e o LH, no entanto, a secreção do LH é mais sensível ao GnRH, tendo uma liberação rápida, enquanto o FSH tem uma liberação mais lenta.