TERRITORIO E SUAS CONDICIONALIDADES (PRATICA APS) Flashcards
O QUE E TERRITORIO
território é um lugar com limites definidos onde as pessoas vivem, trabalham, circulam e se divertem. Nele, encontram-se ambientes construídos e ambientes naturais. O território é, sobretudo, um espaço de relações de poder, de informações e de troca.
O QUE E TERRITORIO VIVO
- O território apresenta muito mais do que uma extensão geométrica quando aplicado aos sistemas e serviços de saúde.
- O território tem um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico, político, social e cultural que o caracteriza e se expressa num território em permanente construção.
COMO FUNCIONA O TERRITORIO E SUAS RELAÇÕES
- No território há interação constante que dá vida e movimento.
- A interação social se materializa no território pelos processos de produção e reprodução da vida, estruturando diferentes relações de poder entre pessoas, grupos sociais, instituições, Estado e população.
- Território não se restringe às ruas e edificações.
- No território, as relações se estabelecem por meio de trocas, de diálogos, de
negociações, de pactuações ou de conflitos entre diferentes pessoas e grupos. - Podemos, portanto, conceituar o território como um espaço limitado político administrativamente ou por ação de um grupo social.
O QUE E TERRITORIO EM TERMOS DE SAUDE
Território é o espaço delimitado, produzido pela sociedade, no qual existem múltiplos objetos geográficos (naturais e construídos), atores sociais – pessoas (indivíduos e grupos) e instituições –, relações (fluxos) e poderes diversos.
Território é um espaço limitado político-administrativamente ou por ação de um grupo social, em que se edificam e exercitam os poderes do Estado e dos cidadãos, de grande importância para a definição estratégica de políticas públicas.
Portanto, o território deve ser relativamente homogêneo, resultado de uma produção histórica, ambiental e social capaz de gerar uma identidade própria com problemas e necessidades sociais.
COMO É O TERRITORIO E REORDENAMENTO DA SAUDE DO BRASIL
A reestruturação dos serviços de saúde característica da Estratégia Saúde da Família pressupõe relação próxima com a comunidade (aumentando o vínculo com o indivíduo e com sua família).
- A organização territorial dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) segue uma lógica de reorientar a delimitação espacial, as formas de acesso e a aplicação dos recursos nas unidades
A descentralização de ações e de serviços para os municípios causou a limitação de cada sistema de saúde com base no território e na população definida.
- As Unidades Básicas de Saúde (UBS) possuem espaço delimitado com determinadas características, naturais ou elaboradas pelo homem, que definem o ambiente e influem no processo saúde-doença da população
MODALIDADE DE TERRITORIO NA PRATICA ESF
MUNICIPIO –> DISTRITO –> AREA –> MICROAREA–> MORADIA.
O QUE É TERRITORIO - DISTRITO
- Distritos sanitários: unidade operacional básica mínima do SUS.
- Pode se identificar com o território do município ou com parte dele.
- Capaz de proporcionar assistência à saúde nos níveis primário, secundário e terciário.
- Possui território conceitualmente bem definido.
Área geográfica que comporta uma população com características epidemiológicas e sociais e com suas necessidades e os recursos de saúde para atendê-la. A área geográfica é definida para cada realidade e pode ser constituída por:
- vários bairros de um município.
- vários municípios de uma região.
O QUE É TERRITORIO - ÁREA
É a área de abrangência de uma UBS.
* Espaço de determinação da corresponsabilidade pela saúde entre a população e o serviço, assim como o espaço de atuação da UBS.
* Possui dimensões e população indefinidas, variável para cada UBS
* A área para uma Unidade de Saúde da Família (USF) é formada por microáreas, nem sempre contiguas, onde atua uma equipe de saúde da família e residem em torno de 2.000 a 3.500 pessoas.
* Área de influência: assistência gerada pela pressão da demanda espontânea de população de áreas limítrofes e/ou não assistidas por uma UBS
O QUE E TERRITORIO - MICROAREA
- É uma subdivisão do território da área de abrangência.
- Normalmente é geograficamente assimétrica.
- A microárea é delimitada conforme as condições socioeconômicas e sanitárias, de modo a concentrar grupos mais homogêneos.
A microárea é formada por um conjunto de famílias que congrega, no máximo, 750 habitantes, constituindo a unidade operacional do ACS.
O QUE E TERRITORIO - MORADIA / FAMILIA
- Espaço de vida da família.
- Objeto das ações de práZca em vigilância em saúde.
- Espaço de menor agregação social, permiZndo aprofundar o conhecimento para o desenvolvimento de ações de saúde.
No início do cadastramento das ESF, em 1994, considerava-se uma família o conjunto de pessoas que dividiam um mesmo espaço; é uma área conceitualmente delimitada.
O QUE É TERRITORIALIZAÇÃO
- A territorialização é uma ferramenta utilizada pela APS que auxilia na compreensão do processo saúde doença da população permitindo a realização do diagnóstico e assinalando possíveis necessidades de intervenção para os problemas encontrados naquele território.
- Trata-se da apropriação do espaço por distintos atores sociais, sendo a representação deste espaço muito mais que uma área geográfica, tendo um perfil epidemiológico, administrativo, tecnológico, político e social que o caracteriza e se expressa em permanente construção.
A TERRITORIALIZAÇÃO CONSIDERA QUAIS CARATERISTICAS
- Demográficas
- Socioeconômicas
- Geográficas
- Sanitárias
- Epidemiológicas
- Atividades produtivas existentes
- Disponibilidade de serviços de saúde
- Articulação entre as regiões administrativas e municípios de fronteiras
QUAL E A ORIGEM DA TERRITORIALIZAÇÃO
Relatório Dawson (1920)
* Primeira tentaZva de organizar serviços de saúde por região e conforme a necessidade da comunidade
* Construção de redes regionalizadas de assistência
PRINCIPAL OBJETIVO DA TERRITORIALIZAÇÃO
- Os principais objetivos da territorialização são permitir que as necessidades e os problemas dos grupos sejam definidos, possibilitando o estabelecimento de
ações mais apropriadas e resolutivas.
DE QUE ESTA COMPOSTO A TERRITORIALIZAÇÃO
- A territorialização compõe o que se chama de Planejamento Estratégico Situacional.