TB Flashcards
Como ocorre a transmissão da TB?
Através de partículas de aerossol (fala, tosse ou espirro) emitidas pelo BACILÍFERO (aquele que elimina bacilos no escarro).
*O BK em fômites não é importante para transmissão.
Qual o agente etiológico da TB?
Qualquer espécie do complexo Mycobacterium tuberculosis, porém o mais importante é o M. tuberculosis, também chamado de bacilo de Koch (BK).
Qual local de infecção pelo BK pode tornar o paciente bacilífero?
Apenas TB pulmonar e laríngea.
Qual a epidemiologia da TB no Brasil?
O Brasil ainda precisa melhorar suas estratégias de controle (abandono e percentual de cura fora do preconizado pela OMS). Maior risco em presidiários e negros. 10% apresenta coinfecção com HIV.
Como é a transmissão do M. bovis? Comente.
Meio rural, ingestão de leite ou derivados não pasteurizados por gado bovino contaminado. QC idêntico ao BK porém com manifestações extrapulmonares mais frequentes.
Quais as características microbiológicas do BK?
Bacilo que é corado pelo método de Ziehl-Neelsen - propriedade de álcool-ácido resistência (BAAR). É estritamente AERÓBIO (procura locais com bastante O2).
*GRAM: bastonese fracamente G+.
Diferencie TB infecção de TB doença.
A TB infecção é o contato do indivíduo com o BK, podendo ou não desenvolver a doença. Dos infectados, apenas 5-10% desenvolvem a TB doença, que pode ser primária ou pós-primária.
O que influencia na chance de o indivíduo se infectar após o contato com o BK?
Concentração de bacilos, intensidade e frequência do contato, condições ambientais e resistência do indivíduo.
Qual a diferença entre o indivíduo infectado e o indivíduo bacilífero?
Nem todo infectado é bacilífero. O indivíduo bacilífero é aquele que transmite a infecção através de aerossois, sendo aquele que desenvolve a TB doença.
Quais os tipos de bacilíferos?
Podem ser multibacilíferos (ou chamados até mesmo apenas de bacilíferos - geralmente formas cavitárias e laríngeas), que são os indivíduos com TB doença e BAAR positivos no exame de escarro, que são os grandes responsáveis pela transmissão, ou paucibacilíferos (geralmente formas não cavitárias), que apresentam o TRM-TB positivo mas com exame do escarro negativo (BAAR negativos), com chance de transmissão muito mais baixa.
*Não bacilíferos: formas extra-pulmonares de TB.
Qual a importância epidemiológica de uma criança com TB pulmonar?
Geralmente, por nesses casos a TB doença ser primária, essas crianças são paucibacilíferas ou não são bacilíferas, não possuindo, via de regra, papel importante na cadeia de transmissão. Portanto, ao encontrar uma criança com TB doença, devo pesquisar o adulto que a infectou.
Qual a chance de transmissão da TB em contactantes domiciliares?
30-50%.
Qual a patogenia da primoinfecção pelo BK?
São os eventos decorrentes do PRIMEIRO contato do indivíduo com o BK. No Brasil, via de regra, ocorre na infância/adolescência (porém pode ocorrer em qualquer idade). Ao alcançar o alvéolo, o BK é fagocitado por macrófagos, que são incapazes de destruir/inativar o bacilo, permitindo que eles se proliferem livremente. Após acumular muitos bacilos, o macrófago se rompe e o ciclo se reinicia. Nessa fase há intensa carga bacilar pois ainda não se desenvolveu imunidade celular específica. Os bacilos são drenados para linfonodos hilares/mediastinais onde continuam a se proliferar e atingem a corrente sanguínea, semeando o BK por todo o organismo.
Quanto tempo leva para o surgimento da imunidade específica para o BK na primoinfecção?
Cerca de 3-8s.
Como se desenvolve a imunidade celular contra o BK e quais as consequências dela?
Há uma intensificação importante da resposta imunológica, capacitando as células de defesa para se acumularem em volta do foco de infecção pulmonar e extrapulmonar. Em 95% há o controle da infecção e o indivíduo ficará assintomático. O controle se dá pela formação de um GRANULOMA CASEOSO (centro de necrose).
A resposta imune específica na primoinfecção é capaz de erradicar o BK? Explique.
NÃO, sendo que alguns BK permanecem viáveis no centro dos granulomas em forma latente. Mais cedo ou mais tarde, algum desses focos pode ser REATIVADO, determinando uma nova proliferação e TB pós-primária.
O que é o nódulo de Ghon?
É o foco pulmonar granulomatoso onde “tudo começou”, ou seja, o local do pulmão que contém o granuloma de onde foi inoculado o BK.
Como o nódulo de Ghon aparece no rx de tórax?
A maioria não é visualizado, porém quando grande, pode ser visto como um nódulo pulmonar solitário, podendo ou não estar calcificado.
Qual o achado de raio x de tórax a primoinfecção pode ter?
Nódulo pulmonar solitário (nódulo de Ghon) e adenopatia hilar unilateral.
*A associação do nódulo de Ghon com adenopatia satélite é chamada de complexo primário/de Ranke.
Como o BK pode causar a TB doença?
Depende da guerra entre o BK e o hospedeiro. Caso o BK não consiga ser devidamente controlado pelo granuloma (nódulo de Ghon), ele irá se disseminar pelos pulmões, gerando os focos progressivos. Outra situação que pode ocorrer é a liquefação do cáseo no centro do granuloma (liberação excessiva de enzimas por macrófagos), gerando uma comunicação do granuloma (com BK) com a árvora brônquica (rica em O2), facilitando a proliferação do BK e formando a caverna tuberculosa (ambiente com MUITO bacilo). Isso torna o indivíduo bacilífero.
*O BK não é virulento, mas sim a resposta imune do hospedeiro que causa a lesão tecidual e sintomatologia.
Quais os tipos de TB doença?
Pode ser pulmonar (TB doença primária ou pós-primária) ou extrapulmonar (meníngea, óssea, pleural, etc).
Quantos indivíduos evoluem para TB doença?
Apenas 10% dos infectados: 5% das primoinfecções (TB primária) e 5% dos já infectados com focos latentes (TB pós-primária).
Quando se desenvolve a TB primária?
Dentro dos primeiros 3 anos da infecção (geralmente no 1° ano - incubação de 3m-1a).
Quando se desenvolve a TB pós-primária? Por que ocorre?
Geralmente após vários anos da primoinfecção, sendo decorrente da reativação do foco latente de TB ou reinfecção do indivíduo (nova inalação de BK).