Derrame Pleural Flashcards
Qual a fisiologia do líquido pleural?
Produzido continuamente pela pleural parietal (seus vasos capilares apresentam a pressão hidrostática ligeiramente maior que a coloidosmótica, permitindo a transudação desse líquido) e é reabsorvida pelos capilares linfáticos da própria pleura parietal.
Qual a definição de derrame pleural?
Acúmulo anormal de líquido no espaço pleural.
Quais os principais mecanismos de formação do DP?
1) Transudato: aumento da Phidrostática ou redução da Pcoloidosmótica do plasma, aumento da permeabilidade dos capilares pleurais e bloqueio da drenagem linfática da pleura.
2) Exsudato: empiema (infecção do espaço pleural), hemotórax (hemorragia do espaço pleural) e quilotórax (vazamento de quilo para o espaço pleural).
Qual a principal causa de DP na prática médica?
A ICC (transudato).
Quais as principais etiologias do DP por exsudato?
Derrame parapneumônico e câncer (p o ca de pulmão - 1/3 dos casos).
Quais as principais etiologias do transudato e do exsudato?
Quais as principais drogas que causam DP? Como é esse DP?
Nitrofurantoína, amiodarona, bromocriptina, MTX. Geralmente é rico em eosino.
Qual a história clínica do paciente com DP?
Pequenos costumam ser assintomáticos. Se sintomas: dispneia, tosse e dor pleurítica são os principais (este último denota inflamação na pleura). DP muito volumosos podem causar trepopneia (dispneia em decúbito lateral com o lado que contém o DP voltado para cima. O decúbito para o lado oposto alivia a dispneia).
Qual o EF do paciente com DP?
Pequenos: sem alteração. Sd do derrame pleural: macicez à percussão, redução/abolição do MV, desaparecimento do FTV. Se houver atelectasia, aparece a clássica respiração brônquica (som alto e agudo com nítida divisão entre as fases respiratórias) e egofonia (o pcte fala “i” e o médico escuta “e” = colabamento alveolar com brônquios pérvios). Pode haver atrito pleural se pleurite inicial.
Qual a conduta após suspeita de DP?
É mandatório um exame de imagem.
Quais as incidências do rx de tórax para visualizar o DP e a partir de quanto de volume o DP pode ser identificado? Qual o achado?
PA: > 175-200 mL. Velamento do seio costofrênico lateral.
Perfil: > 75-100 mL. Velamento do seio costofrênico posterior (mais sensível que a PA).
Incidência de Lawrell (decúbito lateral para o lado do DP): é muito sensível (quando não há lojas de DP, pois este corre livremente).
*DP muito volumoso: parábola de Damoiseau.
Qual a importância da incidência de Lawrell no contexto do DP?
Quando o DP na incidência de Lawrell apresenta > 10 mm, a toracocentese pode ser realizada às cegas, pois seguramente há mais de 300 mL de DP, havendo baixo risco de perfuração pulmonar. Já nos DPs loculados ou < 10 mm na de Lawrell, deve ser guiado por USG.
Qual o médoto de imagem mais sensível para detectar DP?
TC de tórax podendo detectar até mesmo 10 mL de líquido (ou seja, até o líquido pleural normal).
Qual a grande indicação da TC de tórax na investigação do DP?
Para ddx da doença de base.
Como dx pleurite na TC de tórax?
Adm contraste EV e realizo a TC. Se houver captação (pleural split sign - ambos os folhetos captam o contraste e estão espessados = pleurite).